Como OUTROEU trouxe cor para 2020 com “O Outro É Você”

Formado por Mike Tulio e Guto Oliveira, o duo OUTROEU promove a reflexão interna, a busca pela paz e a revelação sobre encontrar e entender a si mesmo em doze faixas exclusivas do segundo trabalho de estúdio, “O Outro É Você”.

Em um ano tomado por uma nuvem cinza de inseguranças, negacionismo e preocupações sobre o que poderia ser o dia seguinte, Mike Tulio e Guto Oliveira resolveram sair da zona de conforto e entrar numa Era totalmente diferente do duo OUTROEU. Conhecidos pelas músicas calmas em que os acordes de violão são os verdadeiros protagonistas acompanhados de vocais suaves e uma boa dose de romance, a banda escolheu iniciar uma nova fase no segundo álbum de estúdio O Outro É Você, que chegou às plataformas digitais na última quinta-feira (3).

Com 36 minutos de duração, Mike e Guto, que se descrevem como os “Reis do Minimalismo” trouxeram cor, diversão e descontração para um 2020 opaco. Em produção desde o início de 2019, O Outro É Você passou por diversas fases criativas, como Mike Tulio descreve em entrevista exclusiva ao ROCKNBOLD como “desenhos que iniciaram-se em preto e branco e foram se colorindo.” O duo entrega em doze faixas (quatro que já estavam presentes no EP Oceana e oito inéditas) uma nova ótica para o turbulento período de distanciamento social vivido pelo Brasil e o mundo em boa parte do ano, em músicas divertidas, dançantes e leves, OUTROEU consegue oferecer uma nova experiência para os fãs sem se desvencilhar da essência da banda.

“A gente se jogou mesmo. Era uma vontade nossa não ficar se rotulando tanto”, declarou Guto Oliveira em entrevista. “Estamos assim com as músicas novas, experimentando, nos divertindo e isso acabou fluindo naturalmente.”

Guto Oliveira e Mike Tulio (Imagem: Divulgação)

O Outro É Você levou, ao todo, dois anos entre a ideia e o resultado final. Pensado pela primeira vez no início de 2020, Guto e Mike compuseram juntos cerca de 30 faixas que passaram por uma rigorosa seleção até ter uma tracklist definida para o segundo álbum de estúdio. Entre esse processo, paralelamente o duo lançava o EP Encaixe no meio de 2019, com cinco músicas que carregam a já conhecida e aconchegante vibe da banda, além do nome dar jus ao momento em que os integrantes viviam na época de lançamento. “O EP ficou melhor naquela situação com o lançamento de Não Olha Assim pra Mim, fez mais sentido”, contou a dupla ao ROCKNBOLD. “fazia um tempo que a gente não lançava algo inédito [álbum OutroEu, 2017] e esse período serviu para a gente amadurecer a ideia do O Outro É Você.”

Com a pandemia instaurada no início de março, a pós-produção do trabalho acabou ficando em xeque. Sem ter muito o que fazer, Mike e Guto começaram a mixar e masterizar o álbum à distância, mas já dando um gostinho para os fãs com o lançamento do EP Oceana, entregando um conceito totalmente diferente do que já foi visto pelos fãs, além das esperadas participações com Melim e Ana Gabriela.

Em Oceana, Mike e Guto já são vistos em trajes diferentes, mais coloridos e vibrantes, introduzindo aos fãs o que estaria por vir por parte do duo em O Outro É Você, em dezembro. O período de quarentena foi essencial para a dupla trabalhar essa nova identidade com o público, com Mike e Tulio gravando vídeo-aulas de suas canções no YouTube, promovendo lives no Instagram e sobretudo explorando a rede social do momento, o TikTok.

Foi inclusive nesse período que surgiu o roteiro para o clipe do single que antecedeu o lançamento de O Outro É Você, com a canção Dança, uma composição da Lorena Chaves e Marcos Almeida. Em um estilo de historinha, Mike e Tulio se divertem no vídeo demonstrando como seria que existisse uma Academia de Astros Mundiais, que tem como preparar os alunos para entrar no TikTok.

O título do trabalho propõe a reflexão O Outro é Você, estimulando o público a viajar para dentro de si, encontrar paz nas buscas internas e entender que cada um do seu jeito único se basta. Sempre profundos em suas letras, o duo mostra que vai além da brincadeira em Dança, quando descobrem o verdadeiro segredo do TikTok: ser você mesmo e encontrar seu Outro Eu.

Além das doze faixas, a Direção de Arte do álbum é um fator que chama atenção e deve ser relembrado. Em uma capa pintada a mão pela artista Pamela Munhoz, a imagem apresenta dois seres no centro que foram impactados criando uma conexão psicológica de sentir o que sentiria o outro. O círculo amarelo ao redor traz a luz e o calor elevando a frequência dos seres, o verde traz a segurança e equilíbrio, enquanto o vermelho conecta a vibração de ambos.

“Acabou sendo bem intuitivo”, revela Guto sobre o visual da nova Era d’OUTROEU. “As cores trazem uma coisa alegre e remete muito ao que a gente está desejando para os próximos anos”, refere-se o músico ao ano pandêmico vivido pelo mundo.

Para o tempo pós-vacina, Mike e Tulio não economizam nos sorrisos para expressar seus desejos de voltarem aos palcos. “Show, show, show e show!”, brinca Mike. “E abraçar todo mundo, estamos com saudade de todos”, finaliza Guto.

O Outro É Você chegou às plataformas digitais em 3 de dezembro (Imagem: Divulgação)

Acompanhe OUTROEU nas redes sociais:

Ouça O Outro É Você nas plataformas digitais:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts