Em “DIMENSION : DILEMMA”, ENHYPEN amadurece em meio a conflitos

Primeiro full album do ENHYPEN entrega uma jornada intensa e musicalmente magistral pelos dilemas que afligem a nova geração

Por Joabe Aires e Lívia Stamato

Depois de 6 meses e alguns adiamentos, ENHYPEN voltou com DIMENSION : DILEMMA, seu primeiro álbum de estúdio. O álbum segue o sucesso dos trabalhos anteriores do septeto e, como esperado, chega cheio de ricos conceitos inspirados na mitologia grega. DIMENSION : DILEMMA é um conjunto de músicas que demonstram o crescimento e amadurecimento dos membros Heeseung, Jay, Jake, Sunghoon, Sunoo, Jungwon e Niki

Assim como os trabalhos passados do ENHYPEN, DIMENSION: DILEMMA se inicia com uma Intro, narrada pelo membro Jake. A faixa, intitulada “Intro : Whiteout”, começa o álbum repleta de letras misteriosas e obscuras, que deixaram os Engenes (nome do fandom do grupo) com um prato cheio para teorias.

A intro do álbum narra a chegada do septeto a uma ilha maravilhosa, mas ao mesmo tempo perigosa ao som de uma produção repleta de white noise. Letras como: “A fim de obter o tesouro / Nós temos que passar por um monstro sombrio / Ou um tornado rodopiante” fazem alusão às dificuldades enfrentadas pelo grupo nessa ilha ou até mesmo na vida real.

Em seguida temos o single, “Tamed-Dashed”. A faixa possui uma atmosfera muito mais enérgica e pop contando com grande utilização do baixo e de sintetizadores, em contraste com a obscuridade apresentada nos singles anteriores. Entretanto “Tamed-Dashed” não se diferencia das anteriores no quesito de apelo ao público geral, podendo chamar a atenção até de quem não é tão fã de k-pop.

A title mantém a mesma narrativa de “Intro: Whiteout” em suas letras. O grupo se depara com obstáculos e tem como única alternativa correr, “Você que está preso nas mesmas escolhas / Você que está parado sem saber o que fazer / Então pegue a minha mão e corra”.

Com visuais atrativos e instigantes, “Upper Side Dreamin’” entrega tanta intensidade quanto a title. Falando sobre o desejo de fazer parte do lado luxuoso da sociedade, a faixa é tão sedutora quanto o cenário que cria. Ao som de elementos electro-funk, a música descreve o desejo pelo status e dinheiro e o contraste de sua realidade vazia. Com sons convidativos, a música quase nos convence a este “sonho de uma noite verão” que parece criticar. Ainda assim, não há dúvidas de que a faixa tem sucesso em nos fazer dançar.

DIMENSION : DILEMMA ENHYPEN review

“Just A Little Bit” é uma balada digna de uma boyband dos anos 90. Diferente de “Not For Sale”, que apresenta uma energia mais jovial e escolar, “Just A Little Bit” tem uma atmosfera muito mais madura. A faixa é o espaço perfeito para os membros mostrarem como amadureceram e cresceram em seus vocais. Entretanto ao olhar para o álbum como um todo podemos chegar à conclusão que a música não se encaixa muito bem na narrativa sonora do álbum mas não deixa de ser um trabalho lindo e surpreendente vindo do grupo. 

Contrastando com a balada da faixa anterior, “Go Big or Go Home” expressa a mentalidade “tudo ou nada” da atualidade. Tal qual “Upper Side Dreamin’”, a faixa traz os desejos de grandeza que alimentam a nova geração em um som upbeat. Apesar disso, a música não necessariamente concorda com essa visão. Os elementos irresistíveis de house e disco da faixa refletem o caos à volta do personagem que esbanja uma confiança infundada enquanto também descrevem esta confiança e ambição nem sempre positivas.

DIMENSION : DILEMMA ENHYPEN review

“Blockbuster” nasce como a primeira colaboração do grupo, a faixa apresenta letras e rap de YEONJUN membro do grupo Tomorrow by Together. Quem recebe toda a atenção na música são JAY e YEONJUN, que dividem grande parte da faixa frenética com toques de rock. Mas é claro que a faixa também deixa espaço para o resto do grupo brilhar vocalmente e contrastar com a energia trazida pelos rappers.

“Attention, please!” continua o elemento rock entregue em “Blockbuster”, desta vez à la uma banda de indie rock dos anos 2000. Contando uma história de amor infeliz entre o protagonista popular e sua amada que se recusa a lhe dar atenção, a faixa traz tudo o que se espera de uma banda de rock e que é inesperado a um grupo de k-pop. A música é definitivamente um dos pontos mais altos do álbum e uma das faixas mais esperadas para se ouvir em show. A letra da música continua a narrativa de contraposição entre as ambições do personagem que aqui expressa: “Eu quero toda a popularidade e amor”.

DIMENSION : DILEMMA ENHYPEN review

Finalizando o álbum com “Interlude : Question”, o grupo deixa claro que, depois de tantas indecisões e encruzilhadas, seu personagem pouco aprendeu e entendeu sobre quem ele realmente é. Sendo deixado com mais perguntas do que resposta, o personagem se questiona por fim: “Por enquanto eu vou flutuar / Então eu vou chegar em outro lugar / Mas onde será isso?”

Reproduzindo os sentimentos, questionamentos e desejos da juventude, “Então, o que eu quero? / Isso é certo? / O que eu deveria fazer? Que escolha eu faço? / Quem eu sou? E o que eu quero dizer quando eu digo ‘eu’?”, o álbum finaliza uma jornada intensa e musicalmente magistral pelos dilemas que afligem a nova geração.

ENHYPEN entrega em seu primeiro álbum de estúdio um trabalho narrativamente coeso e musicalmente diverso, apresentando maturidade e um talento expansivo. Apesar de curto, em DIMENSION : DILEMMA, ENHYPEN nos dá o sabor passageiro e extraordinário da juventude e suas aflições.

9/10

Escute DIMENSION : DILEMMA e não deixe de acompanhar o conteúdo de k-pop do ROCKNBOLD!

4/5
Total Score
Total
0
Shares
Related Posts
Leia mais!

Taylor Swift imortaliza “All Too Well” em curta-metragem

Por quase uma década, fãs têm idealizado a versão estendida de “All Too Well”, uma das canções mais ilustres da discografia de Taylor Swift. Com uma grande descrição de detalhes, a faixa também se tornou uma lenda visual entre os ouvintes que a cada replay pintam e recriam o cenário do épico romance em suas cabeças.