Dos estúdios ao tapete vermelho, eis o sonho radiante da estatueta

Academia reúne conjunto estelar de trilhas sonoras que abrilhantaram o cinema em 2021
Oscar trilha sonora

Após meses de espera por parte dos fãs de cinema em todo o mundo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, em 8 de fevereiro de 2022, os indicados à 94.ª edição do Oscar. Nesta seleção, comentamos os cinco indicados à categoria de Melhor Trilha Sonora, que surge repleta de nomes consagrados, tais como Hans Zimmer, Lin-Manuel Miranda e Alberto Iglesias.

O primeiro nome da lista é Duna, clássico de ficção científica adaptado para o cinema por Denis Villeneuve, lançado a 1 de setembro de 2021 durante a 78a edição do Festival de Veneza. A trilha sonora de escalas monumentais foi desenvolvida por Hans Zimmer, que já vencera esta mesma categoria em 1995, por suas criações para O Rei Leão. Neste novo projeto, Zimmer destaca a essência da obra de Frank Herbert por meio de composições amplas, incisivas e majestosas, de potência inigualável, desde as notas mais delicadas até os momentos que envolvem maior tensão. Utilizando-se de gaitas de fole, guitarras, tambores e sintetizadores, Hans Zimmer construiu sons desérticos e ferozes, passando pela frieza alienígena do Universo Conhecido e finalmente alcançando o cerne da natureza humana de seus personagens. Dentre seus colaboradores, destaca-se a cantora Loire Cotler, que protagoniza o canto voraz de Paul’s Dream. É uma belíssima interpretação da obra e que certamente eleva a experiência do filme.

Oscar Trilha sonora - DUNE Official Soundtrack | Full Album - Hans Zimmer | WaterTower - YouTube
Foto: Divulgação/Warner Bros./WaterTower Music

O segundo indicado é Mães Paralelas, cuja estreia também se deu em 1 de setembro de 2021, no Festival de Veneza. O drama de Pedro Almodóvar, que mescla história coletiva e trajetórias individuais, conta com uma trilha sonora igualmente sensível e vigorosa, capaz de envolver o espectador em cada sequência protagonizada pela intensidade de seus personagens, delineando a natureza de suas emoções e destacando que estas é que fundamentam a narrativa. O compositor Alberto Iglesias, que já colaborou com Almodóvar em projetos anteriores, é quem assina a produção desta coletânea de nuances clássicas, que parece ter domínio próprio, estendendo-se com maestria por cada canto de seus limites autoimpostos.

Oscar Trilha sonora Madres Parallelas. Review - Rome Central Magazine
Foto: Divulgação/El Deseo/Pathé

O terceiro integrante da lista é Ataque dos Cães, apresentado no Festival de Veneza a 2 de setembro de 2021. O drama-faroeste de Jane Campion chama a atenção por sua sutileza cortante, revelando-se ao espectador através dos mínimos detalhes, ditando um ritmo próprio que atinge uma perspicácia majestosa. E é fato que o longa não estaria completo sem a trilha sonora de Jonny Greenwood, guitarrista da banda Radiohead. A escala se apresenta no decorrer do filme de maneira aguçada e maleável, tornando a tranquilidade efêmera ainda mais intrigante e os picos dramáticos ainda mais intensos. A trilha sonora, composta majoritariamente por violoncelo, piano e trompa, destaca as relações disfuncionais capturadas na trama – em especial a que existe entre o indivíduo e sua própria mente, irradiando-se por tudo o que ele conhece – e chega a protagonizar parte visual do longa, como na cena em que Rose e Phil performaram um dueto descompassado, exaltando a tensão e o desconforto em sua relação conturbada.

Power of the Dog: Listen to Jonny Greenwood's Songs From Film Score -  Variety
Foto: Divulgação/Netflix

O quarto integrante desta seleção é o aclamado Encanto, animação da Disney lançada a 25 de novembro de 2021, que conta com a direção de Byron Howard e Jared Bush. A história da família Madrigal, que é repleta de magia, mistérios e aventura, é essencialmente destacada em uma trilha sonora ampla e rica em detalhes, cujos principais autores são Lin-Manuel Miranda (Hamilton, Tick, Tick… Boom!) e Germaine Franco (Viva – A Vida É uma Festa). A trilha sonora cumpre seu papel de elemento inseparável à narrativa, delineando em cada acorde os conflitos e resoluções da trama. Encanto já é sucesso entre público e crítica, e adentra este seleto grupo como um de seus mais fortes concorrentes.

Encanto (Original Motion Picture Soundtrack) - Album by Lin-Manuel Miranda,  Germaine Franco, Encanto - Cast | Spotify
Foto: Divulgação/Disney

Em quinta posição está o polêmico e descontraído Não Olhe Para Cima, lançado a 9 de dezembro de 2021 pela Netflix. O longa de Adam McKay aborda política, senso comum e credibilidade científica diante de um cenário catastrófico, equilibrando-se entre o humor pessimista e a aproximação cada vez mais rápida de uma realidade avassaladora. Aqui, a trilha sonora conta com a aguçada interpretação de Nicholas Britell (VICE, Succession, Cruella) e é complementada por nomes aclamados da indústria, como o dueto com ares de hit do pop protagonizado por Ariana Grande e Kid Cudi, que também integram o elenco do filme. Nesta escala, Britell mescla nuances digitais e sintetizadores a composições de tons clássicos e orquestrais, aguçando a experiência de cada cena – desde a esperança pelo lançamento dos foguetes até os momentos finais da sociedade como é conhecida.

Bon Iver - Second Nature (From 'Don't Look Up') (Official Audio) - YouTube
Foto: Divulgação/Netflix

Oscar Trilha sonora Oscar Trilha sonora Oscar Trilha sonora

Total
0
Shares
Related Posts
Leia mais

Taylor Swift imortaliza “All Too Well” em curta-metragem

Por quase uma década, fãs têm idealizado a versão estendida de “All Too Well”, uma das canções mais ilustres da discografia de Taylor Swift. Com uma grande descrição de detalhes, a faixa também se tornou uma lenda visual entre os ouvintes que a cada replay pintam e recriam o cenário do épico romance em suas cabeças.