Limp Bizkit lança “Still Sucks”, primeiro álbum de inéditas em 10 anos

Sem sair da zona de conforto, banda lança material morno e pouco inspirado que deixa a desejar após longo período sem lançamentos

Após um período de 10 anos sem lançar um disco de inéditas, o Limp Bizkit, um dos grandes nomes do New Metal, finalmente coloca no mundo seu mais novo trabalho chamado Still Sucks. A espera foi bem longa, já que sua última obra, Gold Cobra, foi lançada em junho de 2011, deixando os fãs na espera de um trabalho completo desde então.

O Limp Bizkit fez um enorme sucesso no final da década de 90 e começo dos anos 2000, emplacando vários hits como “Nookie“, “Break Stuff“, “My Generation“, “My Way“, “Rollin“, “Take a Look Around“, entre outras tracks que catapultaram o nome do grupo para o mainstream. Com o estilo em alta, Fred Durst e sua banda se tornaram grandes representantes do gênero e conquistaram uma legião de fãs, assim como colecionaram também inúmeras polêmicas, graças à postura controversa do vocalista.

(Kevin Mazur/Getty Images)

O fato é que mesmo com vários singles de sucesso na carreira, o conjunto sempre apresentou uma certa inconstância em seus álbuns, que se apoiavam nos singles de trabalho e muitas vezes deixavam a desejar nas outras faixas. Os discos contavam com muitos altos e baixos, soando um pouco cansativos de maneira geral. Contudo, é claro que trabalhos como Significant Other (1999) e Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water (2000) tiveram saldo mais positivo do que negativo, sendo grandes destaques na discografia do Limp Bizkit e álbuns essenciais no new metal.

Com um intervalo tão longo entre Gold Cobra e Still Sucks, a expectativa em torno do novo lançamento era considerável, já que várias bandas que começaram no gênero atualizaram sua sonoridade ao longo do passar dos anos. Alguns grupos seguiram outros caminhos, outros voltaram às suas origens recentemente e era inevitável não se perguntar qual caminho o Limp Bizkit seguiria neste disco.

O que a banda teria para apresentar aos fãs após 10 anos sem lançar um álbum de inéditas? O spoiler veio em julho de 2019, quando eles se apresentaram em Paris e tocaram a faixa “Out Of Style” (com o nome de “Wateoid” na época) pela primeira vez. Em agosto deste ano, tocaram uma gravação de estúdio da faixa “Dad Vibes” em sua performance no Lolla Chicago. Na track, era possível perceber que as principais características do Limp Bizkit estavam presentes, ainda que apesar de contagiante e divertida, não oferecia nenhuma mudança na sonoridade da banda.

Lançado no dia 31 de outubro de 2021, Still Sucks conta com 12 músicas e dura 32 minutos. O grupo permaneceu em sua zona de conforto e não trouxe nenhuma mudança significativa em sua sonoridade. Não que seja preciso mudar ou inovar ao longo dos anos para lançar um bom álbum, é completamente possível produzir um ótimo trabalho sem reinventar a roda, mas este disco não consegue causar um forte impacto como outras obras da banda já causaram.

O trabalho tem bons momentos como “Out Of Style“, “Dirty Rotten Bizkit“, “Dad Vibes“, “Pill Poppere “Snacky Poo“, onde os riffs contagiantes de Wes Borland, que sempre foram um dos pontos altos dos trabalhos do LB, se destacam e conseguem empolgar o ouvinte. Borland consegue se destacar e mais uma vez mostra seu talento absurdo na guitarra.’

Faixas como Turn It Up”, “Bitch“,  “Love The Hate” e “Goodbye” são fracas e pouco criativas, deixando a obra bem irregular. O álbum ainda conta com canções mais lentas e melódicas. “Don’t Change“, “You Bring Out The Worst In Me” e “Empty Hole” tem uma abordagem diferente, apelando para o arranjo e harmonia, mas 3 músicas com essa proposta talvez tenham sido demais para Still Sucks. A sonoridade das canções mencionadas remete a algumas músicas presentes em Results My Vary (2003), que foi um disco mais experimental, onde o Limp Bizkit tentou coisas novas, já que Wes Borland havia deixado a banda na época.

No geral, este novo álbum não chega a ser ruim, mas deixa a desejar, soando morno e pouco inspirado. Mesmo com algumas tracks boas, é difícil encontrar uma com potencial para figurar no hall de grandes hits da banda, já que a maioria não tem abordagem tão marcante e explosiva, uma das maiores características do grupo. Talvez o maior inimigo de Still Sucks tenha sido o longo intervalo de 10 anos entre Gold Cobra, gerando assim uma expectativa grandiosa que, definitivamente, não foi suprida.

OUÇA:

2/5
Total Score
Total
0
Shares
Related Posts