Com programações entre os dias 14 e 19 de dezembro, o evento terá mais de 40 shows e artistas como Elza Soares & Renegado, Marina Sena, FBC e Black Alien.
A 9ª edição do festival foi anunciada como a maior da história, contando com seis dias de programações celebrando a música preta brasileira e com destaque especial para a afro-amazônica. A partir do dia 14 de dezembro serão realizadas mesas, palestras e oficinas que fazem parte da programação informativa com foco na juventude periférica da região metropolitana de Belém.
A programação musical teve início no domingo, dia 12, com o Feirão Psica, e se estende durante a semana com o Esquenta Psica. Os eventos principais serão na sexta (17), com a programação gratuita no Pier das Onze Janelas e no Insano Marina Club, e sábado e domingo (18 e 19) no estacionamento do Shopping Bosque Grão-Pará.
Celebrando a cultura e ancestralidade afro amazônica, o Psica 2021 vem com um manifesto neo-cabano de retomada do poder pelo povo preto e periférico. O vídeo, que conta em partes com narração de Nic Dias, Leona Vingativa, Valéria Paiva e Elza Soares, apresenta o manifesto Psica escrito pelo artista paraense Byxa do Mato, com direção do também artista Matheus Almeida.
Explorando e exaltando a música brasileira, o line-up traz grandes nomes da música preta brasileira como Chico César, Elza Soares, Karol Conká e Black Alien, que influenciaram com seu trabalho uma nova geração de artistas que também marcam presença no palco do Psica, como Jeff Moraes, Tasha & Tracie, Nic Dias + Vandal, Arthur da Silva, entre outros.
Os artistas da nova MPB independente vêm fortemente representados pela mineira Marina Sena, que foi o grande destaque de 2021 com o hit “Por Supuesto”. Além dela, Potyguara Bardo, Os Amantes, Deize Tigrona e performances do coletivo NoiteSuja deixam o line up ainda mais diverso, celebrando o movimento do orgulho. Já a música nortista se destaca com os nomes Arraial do Pavulagem, Bando Mastodontes, Carimbó Cobra Venenosa, Fruto Sensual, Layse e Os Sinceros, Flor de Mururé, Os Falsos do Carimbó e com a aparelhagem Gigante Crocodilo Prime, com sua superestrutura de som, luz e cenografia.
Focando nos artistas paraenses, o grande destaque vai para o retorno da banda O Cinza, que fará um show especial após o hiato, e outros nomes como Velhos Cabanos, Daniel ADR + Reiner + Pratagy, Íris da Selva e os marabaenses LUI e AQNO. Os sets e beats serão comandados pelos DJs Zek Picoteiro, Miss Tacacá, Mauvi, DBL e o convidado especial DJ da festa Batekoo, Fresh Prince da Bahia.
Destacamos também a presença do underground brasileiro que já é tradicional nas edições do Festival Psica. Garotos Podres, Torture Squad, Delinquentes, Baixo Calão, Klitores Kaos, Petals Blade e Inferno Nuclear vão garantir a presença do espírito rockqueiro. Enquanto isso, para os fãs de RAP, FBC, Kratos + Sumano e o grande show RAP Amazônia no Ataque, que traz MC’s do norte brasileiro, são atrações que mostram a diversidade da poesia preta periférica. Formam o supergrupo do RAP Amazônia no Ataque os MC’s paraenses Drin Esc, Urb4no, Íra e o trio DaBruxa Clan, além dos amapaenses, Yanna Mc e MC Super Shock, o manauara Kurt Sutil e os DJ’s paraenses Morcegão e Navi Beatz.
“É muito emocionante estar entregando o Psica com um line up desse, logo depois da gente ter passado por umas das piores crises da humanidade. Fomos um dos setores mais afetados com a pandemia, e voltar vivos e fortes com o Festival Psica 2021 é de uma felicidade sem tamanho. Tem muita gente trabalhando duro para entregar esse momento histórico pros eventos culturais no nosso estado, vai ser muito lindo”, celebra o diretor do evento, Jeft Dias.
Mais informações e ingressos: https://www.ingresse.com/psica2021