Banda de Santos, São Paulo, se renovou na pandemia e agora busca novo público a partir do gênero popular
Composta por quatro amigos – Gabriel Lobo, Gabriel Nunes, Luiz Kaneda e Raphael Ueda, a UELO se reinventou após o lançamento do álbum Maior Que o Mundo, em outubro de 2019. Apesar da pandemia de Covid-19, os integrantes da banda lançaram três singles em 2020 e apostaram com tudo no pop em 2021 com a faixa ‘Saudade’.
Produzindo de forma independente, a banda que se inspira em bandas de emo, como Fresno e CINE e também no pop de The 1975, fez um single com uma melodia daquelas bem chiclete. O pré-refrão e o refrão são daqueles que em um show, fazem qualquer público cantar em coro. “Ah, vê se não se perde, volta que é maldade, a gente nem percebe a vontade, eu odeio sentir saudade”.
As guitarras de Raphael Ueda e Gabriel Nunes embalam o single, com riffs que transformam a melodia em algo animado apesar da letra repleta de “sufoco”, como diria a letra. As linhas de baixo e o ritmo da bateria, apesar de secundárias, compõem a melodia de forma suave, fazendo com que você se sinta dentro de um clipe, independente do momento em que está.
Repetindo a fórmula de Frio, último single da banda, Saudade tem uma letra que fala sobre um relacionamento prestes a ruir, mas que não pode ser esquecido e que o protagonista irá fazer de tudo para que o casal dê certo. Seja pedindo para tentar “deixar para lá” o que aconteceu, como em ‘Frio’, ou gritando até ficar bem “rouco”, implorando pelo amor da amada, ou amado.
Para quem adora pop dançante com aquela letra que faz qualquer um sofrer, até por um amor inexistente, as duas faixas da UELO foram feitas para você. No clipe de Saudade, o humor e o roteiro com uma pitada de mistério faz com que o espectador queira mais da nova fase da banda.
A banda, que produz a youtuber com conteúdo jovem Bibi Tatto, trouxe a realidade da influenciadora para as redes sociais. Aproveitando o tempo sem show por conta da pandemia, os integrantes se reinventaram e começaram a produzir o próprio conteúdo para que não esqueçam deles no mundo virtual. Com covers e conteúdos sobre o dia-a-dia da banda, UELO conquista espaço sem precisar dos shows.
Antes dos singles, eles haviam lançado em 2019 o primeiro álbum da carreira: Maior Que o Mundo. Com 9 músicas puxadas para o pop rock, a banda teve como maior destaque a música que dá nome ao disco, com um clipe que traz atenção para o autismo e com o protagonismo do pequeno Pietro, na época com 6 anos. Com letras emotivas, melodia forte e utilizando muito bem os recursos da banda, todos os instrumentos são bem colocados e como estreia, mostraram a força da UELO.
*Luiza Lemos está no último ano de jornalismo na Universidade Metodista. Atualmente escreve sobre entretenimento e comportamento no portal iG