5 bandas para mergulhar na música instrumental

Proporcionando experiências auditivas diferenciadas, a música instrumental coloca o ouvinte em total imersão e conexão com seu conteúdo musical

A música instrumental muitas vezes é injustiçada e deixada de lado, simplesmente por não ter uma voz preenchendo o instrumental e passando uma mensagem. Mas é exatamente isso que faz da música instrumental algo tão fascinante e atrativo. A capacidade de transmitir sentimentos, nuances, transpor uma atmosfera, nos colocar em estado de profunda imersão e conexão com a música e até mesmo transmitir uma mensagem sem a necessidade de um porta-voz, é algo extremamente atrativo e sedutor.

Com inúmeras bandas interessantes e talentosas dentro do segmento, o universo instrumental segue entregando obras excepcionais, que exploram a criatividade e o experimentalismo de uma maneira completamente fora da curva. O ROCKNBOLD separou 5 bandas instrumentais que merecem a sua atenção e vão fazer você se apaixonar pelo gênero. 

Macaco Bong

O Macaco Bong é um dos nomes mais inventivos e influentes do cenário nacional. Formada no ano de 2004 em Cuiabá, no Mato Grosso, a banda atualmente é composta por Bruno Kayapy (Guitarra), Igor Carvalho (Baixo) e Eder Uchôa (Bateria). Com uma discografia de respeito, a banda entrega um instrumental cativante e inspirado, além de ser extremamente criativa. Em 2017, o Macaco Bong fez uma releitura do icônico álbum Nevermind, do Nirvana, resultando em um trabalho sensacional chamado Deixa Quieto. Outros destaques na discografia da banda são os excelentes This is Rolê (2012) e o Macumba Afrocimética (2015). 

Animals As Leaders

Misturando metal progressivo e djent, o Animals As Leaders faz um som repleto de técnica e virtuose, com composições que prendem a atenção do ouvinte do início ao fim. Diretamente de Washington, D.C., a banda está em atividade desde 2007 e segue sendo um dos grandes expoentes da música instrumental e progressiva. Famoso por suas performances técnicas e impecáveis, o Animals As Leaders esbanja talento em seus 4 álbuns de estúdio. O guitarrista Tosin Abasi é considerado um dos melhores músicos da atualidade e está acompanhado do também guitarrista Javier Reyes e do baterista Matt Garstka, ambos músicos sensacionais. A turnê do último álbum, The Madness Of Many (2016), passou pelo Brasil e rendeu críticas positivas  nos veículos de comunicação. Uma banda que merece muita atenção. 

Mogwai

Os escoceses do Mogwai estão na estrada desde 1995 e são um dos grandes nomes da música instrumental. Donos de uma extensa discografia, cada disco do Mogwai é uma experiência única e diferenciada, com melodias complexas e recheadas de camadas musicais. A atmosfera imersiva que as músicas da banda proporcionam, comprovam que a música instrumental consegue conversar com o público sem a necessidade de um vocalista. Considerado uma referência no post-rock, o Mogwai impressiona com discos completos e intensos como Happy Songs For Happy People (2003), The Hawk Is Howling (2008) e Rave Tapes (2014), todos com uma qualidade acima da média, atestando que a banda merece toda a importância e reconhecimento que conquistou ao longo da carreira.

Labirinto

Um dos maiores expoentes do post-metal no Brasil, o Labirinto vem construindo ao longo dos anos uma carreira sólida e respeitada. Formada em 2005, em São Paulo, a banda se destacou no cenário da música instrumental, lançando álbuns densos e viscerais, transportando o ouvinte para uma atmosfera única e envolvente. Além de fazer apresentações incríveis no Brasil, o Labirinto já fez turnês internacionais e fez performances icônicas, uma delas foi registrada no álbum Live at Dunk!Fest, eternizando a catarse ao vivo apresentada no festival. A banda conta com uma discografia curta, porém, extremamente interessante e diversificada. Cada disco do Labirinto é uma experiência diferenciada, repleta de ambientações e atmosferas que transitam entre momentos de caos e leveza. Destaque para o disco Divino Afflante Spiritu, uma das obras mais incríveis lançadas em 2019. Facilmente uma das bandas mais interessantes e promissoras do metal brasileiro.

Russian Circles

O Russian Circles, trio de post-rock formado em Chicago, nos Estados Unidos, já é referência dentro do gênero, dividindo o palco com grandes nomes do metal alternativo como Pelican, Isis e o Tool. A banda faz um som pesado e poderoso, com passagens hipnóticas e que prendem a atenção do ouvinte do início ao fim. Com 7 álbuns de estúdio, o Russian Circles continua surpreendendo a cada lançamento, se mostrando criativo e relevante dentro do metal alternativo e da música instrumental. Se aventurar na discografia da banda certamente irá proporcionar ao ouvinte algo fora do convencional, mostrando que a música instrumental é um universo vasto e criativo.

Curtiu? Não deixe de nos seguir no Instagram para mais listas e conteúdos! É só clicar aqui!
Total
0
Shares
Related Posts