Na década passada, o rock foi se apagando cada vez mais e nos deixando parcialmente órfãos de músicas novas – salvo algumas exceções – e abrindo assim, espaço para novas bandas e sub gêneros. Porém as bandas que serviram de inspiração para as atuais e que também figuraram nossa infância/adolescência tem sido um tanto quanto resistentes quanto ao lançamento de novas músicas.
Entretanto, aparentemente, a virada da década deu uma motivação maior para algumas bandas que, depois de muito tempo, resolveram voltar ao estúdio e nos presentear com novos álbums – e turnês!
Green Day
Desde o ano passado, o Green Day anunciou na apenas um álbum novo, “Father of All…”, como também uma turnê conjunta pela America do Norte com Weezer e Fall Out Boy, a The Hella Mega Tour. Além disso, a banda já liberou o nome de alguns singles como o homônimo “Father of All…” e “Oh Yeah!”. A data de lançamento prevista é 7 de fevereiro, e o grupo sai em turnê a partir de junho de 2020, ainda sem datas no Brasil.
Red Hot Chilli Peppers
Desde o retorno do guitarrista John Frusciante em 2019, se especula muito um novo álbum com a “nova” formação. Os boatos foram confirmados pelo próprio Chad Smith, baterista da banda, durante uma entrevista para a Rolling Stone: “John está de volta e disso todo mundo sabe. Os festivais são os únicos shows confirmados. Por enquanto, estamos focando em músicas novas e no álbum novo, estamos todos bem animados para fazer música nova”. As apresentações pelos Estados Unidos começam em março, e o último trabalho lançado foi o The Getaway, em 2016.
The Strokes
Logo no primeiro dia do ano, ao fazer um show em New York City, o The Strokes apresentou sua música nova “Old to the Mets” e em seguida anunciou o novo álbum, ainda sem data de estreia. A banda não lançava um material novo desde 2016.
Pearl Jam
Após sete anos no “hiatus”, Pearl Jam finalmente decidiu sair da toca! A banda usou um filtro do Instagram para espalhar mensagens ao redor do mundo para que fãs pudessem entender o recado através de seus aparelhos. O álbum intitulado Gigaton tem estreia prevista para o dia 27 de março e já conta com um single disponível, “Dance of the Clairvoyants”, o qual soa um pouco diferente dos trabalhos anteriores da banda. Entretanto, a Variety publicou um faixa a faixa de Gigaton e disse que este é o melhor trabalho do Pearl Jam até hoje. A banda também confirmou uma turnê pela America do Norte.
Foo Fighters
Sendo Dave Grohl um workaholic assumido, fica um pouco difícil não ter álbum novo do Foo Fighters com certa frequência – e ainda bem! Apesar de não haver nome ou single divulgado, a banda começou algumas provocações para os fãs através de suas redes sociais, aonde o último post foi um vídeo em comemoração aos 25 anos da banda, aonde eles dizem que é melhor estarmos preparados para as novidades. O último trabalho do Foo Fighters foi o Concrete and Gold lançado em 2017, e a banda possui poucas datas confirmadas pelos Estados Unidos, apenas em festivais.
Guns n Roses(?)
Já fazem doze anos que surgem boatos de um novo álbum do Guns N’ Roses, mas os planos são sempre adiados. Porém, desta vez, parece ser diferente: segundo Slash, a banda não sabe bem como, mas vão sim lançar um trabalho em breve, e o guitarrista ainda afirma que “as coisas estão acontecendo”. A banda segue com sua formação original “completa” – com a volta de Slash e Duff McKagan – desde 2016 e seguem com a turnê Not In This Lifetime desde então.