Devido ao confinamento, os amantes de musica podem ficar um pouquinho mais inquietos dentro de casa, afinal, parte da nossa alegria esta vinculada ao contato com a música além dos streams em plataformas digitais. Por mais que alguns de nossos ídolos estejam fazendo lives pelo Instagram ou YouTube quase que diariamente, a prática tende a deixar um gostinho de “quero mais”. Pensando nisso, aqui vai uma seleção de documentários super legais para quem ama música e conhecimento:
Miss Americana (Taylor Swift)
O recém lançado documentário conta a trajetória da cantora Taylor Swift, que apesar de ser extremamente nova, já deixou sua marca no mundo da música, tanto como uma premiada artista quanto por suas polêmicas. Assim como a cantora, o documentário traz delicadeza e quebra certos esteriótipos que foram atribuídos a sua imagem ao longo dos anos. Miss Americana é o ponto de vista de Taylor Swift em todas as histórias em que seu nome esteve envolvido e ela não teve a chance de mostrá-lo. Até agora.
Amy (Amy Winehouse)
Uma das vozes femininas mais importantes do mundo da música, Amy Winehouse deixou o mundo cedo demais se juntando ao “Clube dos 27”. Neste documentário é possível ver todo seu processo de ascensão como artista e toda a trajetória de sua carreira – além da fama, que talvez Amy nunca tenha feito questão de possuir. Ao desenrolar da historia, é possível ver Amy ir de uma delicada e talentosa jovem para alguém que recebeu uma coroa tão pesada que se tornou difícil de carregá-la.
Montage of Heck (Kurt Cobain)
Kurt Cobain sempre foi pintado como o porta-voz de uma geração e alguém problemático que abusou das drogas. Entretanto, nesse trabalho intimista que conta com o acervo pessoal – videos de infância, diários esquecidos e até gravações perdidas – da família Cobain, é retratado seu lado mais evidente, que ninguém prestou atenção: o humano. O documentário é extremamente sensível e, ao mesmo tempo, forte, e assim como Cobain. Dono de de extrema personalidade e delicadeza.
Everybody’s Everything (Lil’ Peep)
Lançado em 2019, o documentário retrata a (curta) vida do rapper Gustav Elijah Åhr, mais conhecido como Lil Peep. Assim como Montage of Heck, Everybody’s Everything também segue uma linha mais intimista e delicada: até certo ponto. Diferente do documentário de Cobain, o de Lil Peep apresenta raros momentos de respiro. Apesar de ser clara a personalidade dócil de Lil Peep, é notável o quão toxicas suas ações e círculo social eram, e por esse motivo, o trabalho pode ser um tanto quanto mentalmente exaustivo para alguns espectadores. Por outro lado, a história é contada de maneira envolvente e competente que merece ser vista.
Homecoming (Beyoncé)
Homecoming é um documentário que retrata o profundo processo de criação e trabalho envolvidos para a apresentação de uma apresentação que ficaria marcado na história. Neste caso um dos mais emblemáticos do mundo da música: a performance de Beyoncé no festival COACHELLA – que ficou conhecido como “o BEYCHELLA”. Para os fãs, um prato cheio. Para os amantes de shows e festivais, pura energia.
Grass is Greener
Na verdade, Grass is Greener é um documentário sobre a legalização (ou não) de Cannabis nos Estados Unidos e como isso afeta as raças, estados e classes sociais do pais. Entretanto, além de ser um interessante ponto de vista sobre um tabu que ainda divide muitas opiniões, o projeto retrata a relação intima do consumo de maconha com os músicos de antigamente e hoje em dia, tornando assim, indiretamente, um documentário que apresenta em suaves nuances da história da música.