5 acústicos MTV que você deveria revisitar

O formato desplugado da emissora colocou grandes nomes da música brasileira para repaginar suas músicas, resultando em álbuns de sucesso e que merecem ser relembrados.

A MTV foi um dos veículos de comunicação mais importantes para o mundo da música. A emissora que chegou ao Brasil no começo da década de 90, moldou o gosto musical de toda uma geração e foi responsável por ajudar vários artistas a ganharem mais exposição e caírem no gosto popular do povo. Em 2013, a MTV Brasil encerrou suas transmissões na TV aberta após a devolução da marca para a Viacom, migrando para a TV paga e abandonando a programação focada no conteúdo musical. Um dos grandes acertos da emissora são os Acústicos MTV, programa inspirado na série norte-americana MTV Unplugged, criada em 89, que colocava bandas e artistas para apresentar suas músicas em versões acústicas.

O programa havia sido abandonado pela emissora com o fim de sua antiga gestão pelo grupo Abril, porém, a Viacom reativou o projeto em 2018, convidando o artista Tiago Iorc para ser o primeiro a gravar a nova série de acústicos. Ao longo dos anos, a emissora trouxe grandes nomes da música brasileira para participarem do formato, que acabava sendo lançado posteriormente em formato físico, acarretando números absurdos de vendas para os artistas participantes.

Com vários Acústicos MTV emblemáticos lançados, o programa foi responsável por colocar alguns nomes em evidência novamente, além de catapultar a carreira de artistas que já estavam em ascensão. Ao revisitar o vasto catálogo de acústicos lançados pela MTV Brasil, a tarefa de escolher apenas 5 para relembrar não foi fácil, já que todos apresentam um nível altíssimo de qualidade (e a essa altura, de nostalgia também).

O ROCKNBOLD selecionou 5 Acústicos MTV para você revisitar e se apaixonar novamente por este formato tão cativante e marcante.

Acústico MTV: Charlie Brown Jr

Um dos acústicos MTV mais energéticos e empolgantes é o do Charlie Brown Jr. A banda já colecionava sucessos e tinha se consolidado como um dos maiores nomes do rock nacional. Imaginar as músicas cheias de atitude da banda no formato acústico foi algo que despertou a curiosidade dos fãs na época. O CBJR repaginou seus maiores sucessos e mesmo no formato desplugado, as músicas continuavam pesadas e contagiantes.

O tracklist do álbum é de tirar o fôlego e cobria toda a discografia da banda lançada até aquele momento. Hits gigantescos como Zóio de Lula, Não é Sério, Proibida pra Mim (Grazon), Só por uma Noite e O Coro Vai Comê! estão presentes no repertório. A banda ainda colocou duas faixas inéditas, Vícios e Virtudes e Não Uso Sapato, o que deixou o show ainda mais especial. Ainda teve espaço para dois covers, Hoje, do Camisa de Vênus e Oba, lá vem ela, do Jorge Ben Jor. Outro ponto alto do acústico foram as participações especiais. Convidados como Marcelo D2, Marcelo Nova, RZO e Negra Li marcaram presença e deixaram a apresentação ainda mais icônica. O CBJR deixou sua marca no acústico MTV e fez um dos melhores shows do programa.

Acústico MTV: Ira!

O Ira! é um dos gigantes do rock nacional. A banda foi um dos principais nomes da cena nacional dos anos 80 e construiu uma carreira sólida e respeitada. Em 2004, com mais de 20 anos de estrada, o Ira! lança seu álbum acústico pelo selo da MTV. O disco foi um sucesso arrebatador e se tornou o trabalho mais bem sucedido na trajetória da banda. O show foi espetacular e mostrou o entrosamento de uma banda com mais de duas décadas de vivência dando vida nova para antigas composições, além de entregar algumas surpresas aos fãs.

O repertório não poderia ser mais certeiro, colocando no formato despido do acústico, clássicos da carreira do Ira! Faixas como Dias de Luta, Flores em Você e Envelheço na Cidade são alguns dos sucessos presentes no acústico. Além de contar com faixas inéditas, o álbum contou com convidados especiais de peso como Samuel Rosa (Skank), Pitty e de outro grupo gigante dos anos 80, os Paralamas do Sucesso. O disco ainda abre com uma versão sensacional da música Train in Vain, do The Clash, que pelo Ira! Se tornou Pra Ficar Comigo. Outro acústico emblemático que fez um sucesso absurdo quando foi lançado, além de apresentar a banda para uma nova geração.

Acústico MTV: Marcelo D2

Outro acústico MTV que marcou a memória dos fãs do formarto foi o do Marcelo D2. O músico que ficou conhecido por ser um dos vocalistas do grupo Planet Hemp, que fez história na década de 90 com sua mistura musical e suas letras abordando a legalização da maconha, também se apresentou no formatoacústico, entregando um dos melhores shows da série. Com sua mistura inusitada de hip-hop com samba, D2 construiu uma brilhante carreira solo, emplementando vertentes da música brasileira em suas músicas, trazendo muita personalidade e originalidade.

Em seu álbum acústico, o artista apresentou músicas de seus dois trabalhos solos, além de integrar ao tracklist a faixa Contexto, um clássico absoluto do Planet Hemp, onde dividiu os vocais com seu parceiro de banda, B. Negão. Passeando por sucessos como A Procura da Batida Perfeita, 1967, Qual É? e Lodeando, que conta com a participação de seu filho Stephan, D2 fez uma verdadeira festa no palco e mostrou todo o seu carisma durante o show. O álbum ainda contou com a participação de Will.i.am do Black Eyed Peas e do músico brasileiro João Donato. Marcelo D2 celebrou o hip-hop e a música brasileira com maestria em um dos acústicos MTV mais interessantes da série.

Acústico MTV: Cássia Eller

Uma das vozes femininas mais marcantes e únicas da música brasileira não poderia ficar de fora do formato acústico. A talentosíssima Cássia Eller também participou do programa colocando toda a sua personalidade em um show espetacular. O sucesso foi tanto que o disco acabou se tornando o mais vendido na carreira da cantora e faturou o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro. O espetáculo teve participações de nomes como Nando Reis, Nação Zumbi e o rapper Xis.

Cássia Eller trouxe para o repertório uma seleção matadora de sucessos. Músicas como Malandragem, O Segundo Sol, Relicário e sua versão de Por Enquanto, clássico absoluto da Legião Urbana, são alguns dos pontos altos do trabalho. A artista caprichou nos arranjos e conseguiu reinterpretar suas músicas de uma maneira excepcional. O trabalho ajudou a eternizar a voz da cantora na mente de todo o povo brasileiro que se deparava com as canções no formato acústico sendo reproduzidas constantemente nos principais veículos de comunicação. Cássia Eller faleceu em dezembro de 2001, deixando um legado irretocável e um dos melhores acústicos da MTV brasileira.

Acústico MTV: Capital Inicial

Um dos acústicos mais populares da MTV é o do Capital Inicial. O disco foi responsável pelo renascimento da banda, que estava voltando a ganhar visibilidade no cenário musical e fez um sucesso estrondoso com o lançamento do acústico, se firmando como um dos principais nomes do rock brasileiro. Marcando o último trabalho com o guitarrista Loro Jones, o disco é excelente e faz jus ao seu sucesso fenomenal.

O tracklist é recheado de hits que ganharam uma nova roupagem e voltaram a figurar nas paradas de sucessos das rádios. Músicas como Tudo Que Vai, Primeiros Erros (Chove), Natasha e Eu vou Estar são alguns dos destaques da obra. O show contou com 2 convidados, Kiko Zambianchi e Zélia Duncan, que agregaram ainda mais ao trabalho. A sequência final do álbum foi composta por músicas da lendária banda de Brasília, o Aborto Elétrico, formada em 1978 e que contou com futuros membros da Legião Urbana, Plebe Rude e do próprio Capital Inicial. As faixas do Aborto Elétrico presentes no disco são Fátima, Veraneio Vascaína e Música Urbana. O acústico do Capital Inicial foi um dos maiores sucessos do formato e também um dos mais memoráveis, sendo adorado até hoje pelos fãs da banda e pelos amantes do formato.

Total
0
Shares
Related Posts