Watermelon Sugar HIGH: Harry Styles e seu devaneio de liberdade através de imagens

Harry Styles mostra sua liberdade criativa no vídeo do paraíso setentista “Watermelon Sugar”
Harry Styles mostra novamente sua liberdade criativa e paraíso setentista no novo clipe para o single “Watermelon Sugar”
Harry Edward Styles já é assunto garantido aqui no ROCKNBOLD; analisamos sua primeira era, o single de “Lights Up”, o álbum “Fine Line”, e agora aqui estamos para mostrar, através de imagens, nossa interpretação sobre o vídeo de seu novo single, “Watermelon Sugar”

Há algumas semanas fotos de Harry Styles em uma praia jogando melancias para o alto e correndo com várias pessoas atrás de si foram divulgadas. As fãs do cantor já investigavam uma suposta inserção de “Watermelon Sugar” como single nas rádios há alguns meses, então não foi tarefa difícil juntar as pistas divulgadas com as imagens das melancias (“watermelon“, em inglês) e tornar forte o rumor que a música ganharia um clipe!

Por conta da COVID-19, a promoção da faixa de divulgação foi feita, em suma, digitalmente, sem pôsteres espalhados por diversas cidades ou frases misteriosas, o que não impediu a criatividade do cantor e sua equipe de realizarem o marketing do vídeo da canção.

Promovendo o single

No dia 13 de maio, quarta-feira, novos templates foram lançados no site IJustWannaTasteIt , forma já antes utilizada para os singles de “Lights Up” e “Adore You”. Na mesma data, a foto de uma mesa vazia em uma praia foi divulgada e a hashtag #WatermelonSugar foi o assunto mais comentado no Twitter. Harry também começou a promover a música nas rádios, incluindo um áudio divulgado para a SiriusXM Hits 1.

No dia seguinte (14), saleiros e guardanapos foram adicionados à mesa e a faixa começou a ser tocada nas rádios de todo o mundo. Menos de vinte e quatro horas depois, a Filtr Australia alterou a capa de sua playlist “Trending Sounds” com a foto de Styles – que posteriormente descobriríamos que era uma edição da capa do single -, mas voltou para a capa com a cantora Doja Cat pouco tempo depois. No mesmo dia, a foto de divulgação do clipe da faixa foi lançada, confirmando os rumores da edição que a Filtr tinha feito. Além disso, a Columbia Records, gravadora do britânico, foi indicada ao prêmio de “Campanha de Marketing de Artista”, pelo seu trabalho de divulgação do “Fine Line“. Na mesa, croissant e uma xícara foram adicionadas. Como se ainda não bastasse, há três anos nesta mesma data o documentário “Harry Styles: Behind The Album” foi disponibilizado na Apple Music e Daily Motion. UFA!

O dia posterior foi menos movimentado, mas não impediu “Watermelon Sugar” de continuar sendo o assunto do momento! As hashtags #HarryStyles , #WatermelonSugar, #WatermelonSugarHigh e #IJustWannaTasteIt ganharam seu próprio emoji enquanto um recipiente com manteiga entrava na lista de itens na mesa.
No domingo, (17), data e horário em que o vídeo estaria disponível foram divulgados. A intro de 1’3” chegou aos olhos do público, além do GIF com Harry entrando no enquadramento completando a mesa com a fatia de melancia. Na foto, foram adicionados além do prato com a fruta, um copo de suco de laranja. Tudo isso para o clipe finalmente poder ser visto no dia 18!

Teaser/ Intro do videoclipe “Watermelon Sugar”.

A música

Antes do lançamento, sabíamos que “Fine Line” seria uma das grandes apostas da indústria fonográfica de 2019/2020. Após ter entrado na lista de melhor álbum do ano de diversos sites conceituados antes mesmo de seu lançamento comercial, percebemos que Harry realmente tinha deixado sua marca no segmento. A obra honesta que revela um pouco de seu coração aquariano para os fãs trouxe diversos elementos já conhecidos, mas repaginados e com características próprias, deixando o público sentir e interpretar as sutis nuances de um relacionamento do cantor ao som da melodia que o britânico aprecia e ouve em seu tempo livre.

“Watermelon Sugar” foi o segundo single do já mencionado segundo álbum de estúdio do artista, divulgado em 16 de novembro. A viagem musical traz a brisa libertadora veraneia que nos deixa felizes e excitados, ao mesmo tempo que é repetitiva como se não acreditasse em sua nova e própria dependência, já que o termo também era utilizado nos anos 90 para a heroína. Entre metáforas sobre sexo, sexo oral e até mesmo ter um filho (OI?), Harry mostra sua versatilidade e pegada groovy e catchy, sem se desprender de suas referências do rock psicodélico. O uso de metais apenas reafirma sonoramente a inspiração do black soul que ouvimos ao longo de todo o álbum. A nova fase do artista segue ambiciosa na medida certa. Neste clipe podemos ver suas influencias e também o que o diferencia dos deuses do rock do Mundo Antigo, o que talvez seja a chave para seu sucesso atual.

Styles já havia afirmado que o álbum era “tudo sobre sexo e se sentir triste“, mas nessa canção apenas o sexo é levado em conta, com uma melodia alegre e leve, assim como a primeira parte do trabalho. A letra é deliciosamente atrevida, como uma boa música nos anos 70, década de maior inspiração para ele.

Também conseguimos ouvir misto entre a doçura elegante e o atrevimento de um estagiário do rock que tem tudo para ser como suas inspirações, por mais que ainda não consiga se distanciar completamente delas para criar algo totalmente original e único.

“Watermelon Sugar”: Clipe lançado 18 de maio, às 13 horas pelo horário de Brasília

Watermelon Sugar HIGH!!!!!

A bela paisagem com a mesa nos remete a praia do clipe “What Makes You Beautiful“, primeiro single da boyband One Direction, da qual Harry fez parte. Pouco tempo depois, ele entra no enquadramento trazendo sua fatia de melancia. Seu óculos já havia sido visto anteriormente na a sessão de fotos da matéria de capa da revista Rolling Stone em 2019; já o top de crochê e os diversos colares são provenientes do National Theatre – Costume e Props Hire (aluguel de roupas e acessórios do Teatro Nacional em Londres, Reino Unido). As imagens iniciais são intercaladas entre duas câmeras, uma delas em película. A paleta de cores da mesa nos entrega a memória fotográfica do tom do veículo também usado na primeira canção de sucesso da carreira do cantor em sua época de boyband.

Quando sua imagem surge centralizada no quadro, apoiando-se na mesa e lambendo os lábios, é o mais forte indício que seu delírio de veraneio começará. A primeira parte antes do refrão inicial não passa de uma provocação.
Ao dizer pela primeira vez o termo que nomeia a canção, ele finalmente morde a melancia, dando start ao tema do vídeo, seguido por mulheres mordendo e saboreando a fruta carregando um semblante prazeroso. No final do primeiro chorus, Harry limpa sua boca no guardanapo, o lettering com o nome da canção aparece e sabemos que o filme – ou melhor, o curta – vai começar: preparem-se para uma verdadeira festa lambuzada de melancia (vocês sabem do que estamos falando, risos).

Frutas no meio das pernas e oferecidos na boca do cantor, os corpos deitados se sobrepondo, todos se tocando e o sujeito Harry observando, sendo descoberto através dos toques, rindo – assim como em “Lights Up” – como se o sonho de desejar e ser desejado tornou-se finalmente sua realidade. A narrativa agora é sobre brincar e entender seu corpo e o do outro, ser menos egoísta em relação ao touching e mais curioso ao explorar outros biotipos, o famoso saber dar e receber. Todos posam com a melancia para o refrão final, fazendo alusão ao órgão sexual, mas sem definir o gênero – por mais que há uma leve tendência no vídeo da faixa que indique que está se falando sobre o corpo feminino. Eles estão se descobrindo utilizando o outro, mais um indício que Harry Styles está confortável em sua própria pele e aceita completamente quem é.

Um novo look de Styles aparece em outra cena, dessa vez mais despojado, jogando a melancia para o alto e brincando no mar. A gravação em sua maioria na película reforça a estética e o clima de liberdade da década setentista, trazendo a sexualidade de forma mais leve e natural. Todos oferecem sua melancia ao cantor.

A mistura de padrões estéticos gerado pelo uso de câmeras diferentes também reforça a sensação de voyeurismo: é proibido olhar, mas ao mesmo tempo não conseguimos parar de observar. Essa estratégia desperta no espectador a vontade de estar presente naquele momento, perseguindo o prazer desde as primeiras horas do dia até o anoitecer, ainda mais em tempos de quarentena, com nossa liberdade reduzida. Seria essa uma referência de Harry e a equipe aos momentos que, de forma geral, não valorizamos como deveríamos?

A pose final nos leva para “Kiwi“, música que andou e abriu portas para que “Watermelon Sugar” pudesse correr (nas palavras dele próprio). O clipe termina com HS mordendo a fruta após a última frase. Depois do black, todos aparecem e cada um saboreia sua fatia como deseja.

O videoclipe reforça o sentimento de conforto e liberdade de Harry para com ele mesmo: artista está pleno e feliz por se aceitar completamente, mesmo com seus vícios e defeitos. Uma analogia cheia de dualidades sobre o corpo e a descoberta individual dos prazeres sexuais que explora sensorialmente o corpo para se encontrar, permitir e entregar-se para o outro de modo diferente. Descobrir e entregar sua individualidade de forma coletiva e não ter vergonha de quem se é.

O sentimento que fica após toda análise é que o estagiário do pop rock Harry Styles gabaritou a prova com um grande e redondo DEZ. Agora, como ele vai transformar seu aprendizado em algo genuíno e tomar todas as referências para ele de vez é o grande questionamento. Aguardamos ansiosamente seu próximo projeto, onde o cantor além de abraçar e incorporar seus ídolos e gostos pessoais, conseguirá transcender e realizar algo especial e grandioso, demonstrando, de fato, todas as características e nuances do ser humano Harry Styles: cantor, compositor e musicista que atualmente faz um trabalho como nenhum outro artista pop masculino solo na indústria fonográfica.

https://www.instagram.com/tv/CAYqAbvHsH7/?igshid=1af92oszyzdee

LEIA MAIS:
“Harry Styles” E A Vulnerabilidade De Se Permitir Sentir
Harry Styles Está Grandioso Em “Fine Line”, Álbum Mais Vulnerável E Libertador Da Carreira
Harry Styles E A Sutil Ode À Liberdade

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts