Dividindo opiniões, ITZY retorna com “GUESS WHO”

Depois de um 2020 animado com “It’z Me” e “Not Shy”, o ITZY está de volta com GUESS WHO. Explorando sua sonoridade, o novo EP do girlgroup da JYP Entertainment abre novos caminhos para o grupo, porém, as seis faixas não apresentam o potencial completo das integrantes.

Não há dúvidas que o k-pop está tomando conta do mundo. Grupos como TWICE, BLACKPINK e BTS já estão presentes na maioria das playlists e seus videoclipes superam recordes de visualizações. No entanto, o gênero musical está longe de ser só relevante pelos nomes que já estão a muito tempo na indústria. Em 2019, a JYP Entertainment debutou seu primeiro grupo feminino desde 2015. O ITZY chegou com seu slogan “ITZ DIFFERENT”, mostrando com muita qualidade seu conceito girl crush. Do primeiro hit com “Dalla Dalla” até “Not Shy” lançada em agosto de 2020, as cinco integrantes se firmaram como nomes de peso para tomar o posto de líderes da quarta geração do k-pop. Dessa forma, “GUESS WHO” é um lançamento que aguenta o peso dessa coroa?

As cinco meninas sabem muito bem do que o seu público gosta: canções pop bastante animadas e que viram instantaneamente hits. Liderado por “마.피.아. In The Morning”, o single tenta reutilizar dessa fórmula para o sucesso, porém, focando na rap line do grupo. Ryujin e Yeji dividem o destaque com Yuna, a maknae do ITZY, em uma performance que poderia soar interessante, mas acaba sendo uma mistura de Stray Kids com BLACKPINK e sem personalidade. Mesmo assim, após algumas ouvidas, o refrão de “마.피.아. In The Morning” soa até agradável. Além disso, vale ressaltar a ponte da música, momento em que evidencia a voz confiante que Lia apresenta e que muitas vezes não é bem explorada pela JYP Entertainment.

Provavelmente, o maior problema da faixa principal de “Guess Who” é sua letra. J.Y. Park é reconhecido pelo seu talento em transformar composições chicletes em grandes hits do k-pop. É quase impossível não conhecer um fã do estilo musical que não saiba repetir o refrão de “Nobody” do Wonder Girls, “Very Very Very” do I.O.I ou “Signal” do TWICE. Porém, essa marca em suas composições acaba atrapalhando o ITZY em “마.피.아. In The Morning”. Pouco inspirada, além do refrão “I’m the mafia / Ma-ma-ma-ma-mafia, yah, yah / We do it like a mafia / Ring-ding-ding-ding, ding-ding,”, mais nada da composição é marcante na primeira ouvida.

Na sequência, “Sorry Not Sorry” é a faixa que realmente nos apresenta o talento do ITZY. Guiada por uma guitarra inspirada pelo country, o tema do empoderamento feminino retorna para a discografia das meninas e mais uma vez funciona muito bem com a personalidade das cinco integrantes. No final, ficamos em dúvida se “마.피.아. In The Morning” deveria ter sido o single principal do EP, pois “Sorry Not Sorry” é uma experiência muito mais agradável de se consumir. O country ainda retorna em “Wild Wild West”, quarta música na tracklist, porém soa mais como uma faixa perdida do “Not Shy” do que com o que o ITZY quer apresentar com “GUESS WHO”.

Infelizmente, o hype construído pela segunda canção do “GUESS WHO” não é mantido por “KIDDING ME”. Mesmo com a terceira faixa do EP explorando ainda mais o rap das integrantes, com direito a Chaeryoung arriscando algumas linhas e um segundo verso matador da Ryujin, a totalidade acaba soando uma mistura de trap com k-pop que não foi bem planejada.

ITZY em foto promocional de "GUESS WHO"
Foto promocional de “GUESS WHO”

O momento em que finalmente a JYP Entertainment acerta na escolha de uma canção inspirada no trap para o ITZY é em “SHOOT!”. Conseguindo conquistar os interessados por k-pop e os fãs mais ferrenhos de Travis Scott, “SHOOT!” é um alivio no EP. O único fator contra a canção é que ela é muito curta, com seus 2 minutos e 19 segundos de duração não sendo suficientes para nos fazer esquecer de outros momentos mal executados da obra.

Repetindo o que foi feito em seu trabalho anterior, “GUESS WHO” também termina com uma canção mais tranquila. “TENNIS (0:0)” usa o esporte e a raquete como uma metáfora para um amor vibrante, terminando o mini álbum de maneira delicada e tentando aparar os erros de algumas faixas anteriores.

Mesmo não possuindo as músicas mais interessantes possíveis, é válido ressaltar que esse é o EP mais coeso do ITZY. Em outros lançamentos, as músicas individualmente se destacavam, mas no contexto geral soavam perdidas. No caso de “GUESS WHO”, os 18 minutos de duração são o suficiente para entregar seis faixas que conversam entre si de uma maneira que faz sentido ao ouvir. No entanto, isso não significa que todas as canções mostram o ITZY em sua melhor forma. Assim, esperamos que no próximo comeback todo o potencial delas seja realmente explorado com músicas que façam jus ao esforço das cinco integrantes.

6/10

Escute “GUESS WHO” e não deixe de acompanhar mais do conteúdo de k-pop do ROCKNBOLD!
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts