O EVERGLOW está de volta com mais um single-álbum que resume as tendências presentes no k-pop e nos principais lançamentos do pop mundial! Em Last Melody, o girl group tenta seguir o trajeto já apresentado em trabalhos anteriores, ao mesmo tempo que se arrisca em novas texturas e na junção de diferentes estilos musicais.
Desde seu debut em 2019, o EVERGLOW se destaca por não ter medo de inovar nos lançamentos. Após o sucesso de Reminiscence e -77.82X-78.29, mini-álbuns lançados no ano passado, a expectativa era a de que o grupo repetisse a dose e apostasse em batidas dançantes e letras potentes no comeback. Apesar de trazer essas texturas musicais na bagagem, o novo single-álbum, Last Melody, focou em apresentar aos fãs um lado mais introspectivo, até então não explorado criativamente pelo sexteto.
A sensação de recolhimento das canções representa a fase atual do grupo fora dos palcos. Cerca de um mês atrás, o EVERGLOW disponibilizou o documentário FOR:EVER:GLOW em seu canal do YouTube. Dividida em três episódios, a produção audiovisual tentou conectar os fãs, apelidados de FOREVER, com as integrantes E:U, Sihyeon, Mia, Onda, Aisha e Yiren por meio da gravação de relatos emocionantes sobre o dia a dia e as expectativas das idols.
FOR:EVER:GLOW começa com uma fala importante de Onda, que trata o reconhecimento dos fãs como parte essencial do processo criativo do EVERGLOW. Segundo a idol, uma das coisas que mais impactaram as criações do grupo durante o período da pandemia foi a ausência do contato direto com os fãs, que era possibilitado principalmente através das apresentações ao vivo.
Onda ainda relata que, enquanto gravava as canções, pensava fortemente em como elas seriam recebidas pelos fãs nos shows, uma vez que ainda não há previsão de retorno para essas atividades na Coreia do Sul, mesmo com os baixos índices de transmissão de Covid-19 no país. O comentário da idol é capaz de explicar o trajeto de produção de Last Melody: com três faixas, o lançamento traz uma versão um pouco mais reflexiva e tímida das integrantes, apesar de não deixar de lado a potência do conjunto. Se no ano passado as criações do girl group estavam voltadas para a autoafirmação e o empoderamento, o EVERGLOW inicia os trabalhos deste ano em uma posição mais vulnerável, falando da necessidade de buscar ajuda em momentos difíceis.
Em “FIRST”, faixa-título de Last Melody, há uma tentativa de reproduzir a fórmula de sucesso presente nas canções “LA DI DA” e “DUN DUN”, singles lançados pelo grupo em 2020. A batida segue sendo um ponto importante da formação musical do EVERGLOW, que aposta em camadas que mesclam elementos do trap, R&B e do electropop na música.
Apesar de não apresentar tanto impacto quanto as duas últimas titles lançadas pelo grupo, ”FIRST” se destaca pela letra, que fala sobre enfrentar as vulnerabilidades e se posicionar, e pelo MV, que apresenta um conceito futurístico para o grupo. No vídeo, alguns dos últimos movimentos das integrantes são acompanhados por efeitos gráficos, demonstrando a misticidade do single.
Ao gravar o seu relato em FOR:EVER:GLOW, Mia reflete que apresenta uma personalidade mais firme e forte na hora de subir aos palcos com o grupo. Apesar disso, fora dos shows, a idol continua sendo uma garota da idade dela, que se diverte com os amigos nos tempos livres. Se estendermos esse conceito ao EVERGLOW em sua totalidade, podemos entender que as b-sides de Last Melody trazem esse outro lado do grupo, mais pessoal e introspectivo.
A segunda canção do single-álbum, “DON’T ASK DON’T TELL”, traz uma estrutura similar a dos clássicos chicletes do pop dos anos 80: um bridge que fica na cabeça, uma letra romântica e batidas que se repetem ao longo da música. Já “PLEASE PLEASE” é uma balada que traz um final melodramático, com destaque para a estrutura dos vocais das integrantes.
O sentimentalismo da última canção também é capaz de trazer questionamentos para os FOREVERs. Junto com o lançamento do single-álbum, o EVERGLOW anunciou a mudança da liderança do grupo, que passou da E:U para Sihyeon. Há muita especulação em relação ao motivo da mudança, que aconteceu repentinamente, sem muitas explicações por parte do grupo ou da Yuehua Entertainment, empresa que administra o conjunto.
Outra questão que também é recorrente entre os fãs é a possibilidade de que Choi Yena, ex-integrante da IZ*ONE, se junte ao grupo depois do lançamento do single-álbum. Os rumores ficaram ainda mais fortes após o MV de “FIRST” contar com uma cápsula vazia com um espaço para mais uma pessoa. Independente do futuro do conjunto, Last Melody é capaz de deixar os fãs mais ansiosos e curiosos para os próximos lançamentos do EVERGLOW.