5 discos de bandas consagradas que apresentam novos vocalistas

A entrada de um novo vocalista é um acontecimento marcante na história de inúmeras bandas. Em nomes já consagrados, o desafio para o novo integrante é ainda maior, tornando sua estreia na banda algo inesquecível.

Mudanças na formação de uma banda é algo comum no mundo da música, porém, também é algo preocupante em alguns casos. Toda banda tem seus integrantes essenciais e, na maioria dos casos, o vocalista é o protagonista dos maiores sucessos. Músicos que colocam personalidade no som e na imagem do grupo, se tornando “personagens principais”, o que acaba dificultando a ideia de imaginar a banda sem sua presença.

Grandes nomes da música já passaram por mudanças significativas em suas formações, causando aquela insegurança nos fãs e gerando uma grande expectativa sobre o novo membro em questão. Uma alteração que sempre tem um impacto considerável na estrutura de uma banda é a troca de vocalista.

Por ser o porta-voz da mensagem, o vocalista, na maioria dos casos, acaba se tornando o centro das atenções e uma das principais figuras atreladas à imagem do grupo.  A responsabilidade de assumir os vocais de uma banda consagrada e com um público fiel, é sempre um grande desafio para o músico, independentemente do motivo da alteração.

O ROCKNBOLD listou 5 discos de bandas consagradas que apresentam novos vocalistas, pontuando as principais mudanças musicais causadas por essa grande alteração.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alice In Chains – Black Gives Way To Blue

Ripando a História do Rock: Alice In Chains - Black Gives Way to Blue

Um dos grandes nomes da cena grunge e uma das principais bandas dos anos 90, o Alice in Chains sempre se destacou pelo peso de seu instrumental e suas letras sombrias. Com a morte de seu vocalista e compositor Layne Staley por overdose em 2002, a banda entrou em hiato e retomou suas atividades apenas em 2005. Em 2006, a banda convidou o músico William DuVall para assumir os vocais do Alice In Chains e pouco tempo depois anunciaram que estavam trabalhando em um disco de inéditas.

William DuVall era vocalista e guitarrista da Comes With The Fall, além de ter tocado na banda da carreira solo de Jerry Cantrell, seu futuro companheiro de Alice In Chains. O primeiro álbum do AIC com DuVall nos vocais foi o excelente Black Gives Way To Blue (2010), que surpreendeu os fãs e a crítica positivamente, além de ter estreado na quinta posição dos álbuns mais vendidos da Billboard 200.

O Alice in Chains manteve as principais características em sua sonoridade e a combinação dos vocais de DuVall e Cantrell funcionou perfeitamente. DuVall não tentou emular a performance de Layne Staley e colocou sua personalidade nas músicas do AIC. A banda ganhou novas influências com a entrada de DuVall e continua sendo um nome relevante no cenário musical. O grupo lançou mais 2 álbuns com DuVall, The Devil Put Dinosaurs Here (2013) e Rainier Fog (2018).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Blink-182 – California

Lista: 7 álbuns do mês de julho pra você ouvir agora! – Canal RIFF

O Blink-182 é um dos principais representantes do pop punk e emplacou inúmeros hits ao longo dos anos como All The Small Things, First Date e I Miss You. A formação clássica composta pelo guitarrista e vocalista Tom DeLonge, o baixista e vocalista Mark Hoppus e o baterista Travis Barker, construiu uma discografia sólida e recheada de sucessos, com álbuns que se tornaram clássicos para os fãs do gênero.  A banda entrou em hiato em 2005, voltando a ativa em 2009 e lançando o disco Neighborhoods, o último com Tom DeLonge na formação.

Em 2015, Tom deixou a banda para se dedicar a outros projetos. O músico criou a organização To The Stars Academy, dedicada a compreender eventos ufológicos. Com a saída de Tom, o vocalista e guitarrista Matt Skiba, da banda Alkaline Trio, assumiu seu lugar no Blink-182.

Matt Skiba já fazia uma sonoridade semelhante a do Blink no Alkaline Trio, o que facilitou sua adaptação à banda. Skiba entrou como substituto temporário logo após a saída de Tom, mas logo se tornou membro oficial e lançou com a banda em 2016 o álbum California, seu primeiro trabalho com o Blink-182. California retoma a sonoridade mais jovial da banda, remetendo a era Enema of the State (1999). A entrada de Skiba para a banda não trouxe grandes mudanças na sonoridade do Blink, que segue apostando na estética pop punk que os consagrou.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Three Days Grace – Human

Three Days Grace - Human

O Three Days Grace é uma banda de metal alternativo com influências de post-grunge que fez seu nome no cenário musical emplacando sucessos como I Hate Everything About You, Just Like You e Never Too Late. Após lançar o álbum Transit of Venus, o vocalista e guitarrista Adam Gontier deixou a banda para iniciar sua carreira solo e posteriormente formou a banda Saint Asonia.

Em 2013, saíram em turnê com as bandas Shinedown e P.O.D., com o músico Matt Walst, irmão do baixista Brad Walst, como vocalista temporário. Matt se tornou oficialmente vocalista do Three Days Grace em 2014. A banda lançou seu primeiro trabalho com Matt nos vocais no ano seguinte, marcando a nova fase do grupo com o lançamento de Human.

Human é um ótimo trabalho na discografia da banda, sendo bem mais consistente e estruturado que seu antecessor. Os vocais de Matt casaram perfeitamente com o instrumental do álbum, trazendo mais personalidade ao som da banda, saindo de sua zona de conforto e colocando mais peso em suas composições.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Faith No More – The Real Thing

Faith No More: Real Thing

Fazendo uma mistura musical difícil de categorizar, o Faith No More se tornou uma das principais bandas dos anos 90 e também uma das mais influentes. Com sua sonoridade única e diferenciada, com doses de punk, funk, heavy metal, rap e até mesmo pop, a banda ganhou a atenção da mídia rapidamente e se tornou um dos nomes mais promissores de sua geração.

Seus primeiros trabalhos, We Care a Lot (1985) e Introduce Yourself (1987), com Chuck Mosley nos vocais, já mostravam o potencial da banda. Porém, o Faith No More estava em constante evolução e os problemas causados por Chuck Mosley, resultado de seu abuso de álcool, acabaram levando o grupo a demiti-lo em 1988. Mike Patton foi escolhido para substituir Mosley e foi um grande acerto, já que o vocalista é uma figura cheia de personalidade e extremamente criativo, se tornando um membro essencial na banda.

The Real Thing, primeiro álbum com Mike Patton nos vocais, foi um dos lançamentos mais emblemáticos de 1989, cheio de personalidade, com músicas bem trabalhadas e criativas. O disco já mostrava o potencial absurdo de Patton como frontman, que deixou a sonoridade da banda ainda mais viva e inovadora. The Real Thing foi um grande sucesso comercial, rendendo inclusive um grammy e disco de platina para a banda.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sepultura – Against

Sepultura – Against

Um dos maiores (se não o maior) expoentes do metal nacional, o Sepultura fez seu nome não só no Brasil como em todo mundo, se tornando referência quando o assunto é música pesada. A banda coleciona discos clássicos e emblemáticos como o Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e o icônico Roots (1996). A banda formada pelos irmãos Max (vocalista e guitarrista) e Iggor Cavalera (baterista), se consolidou rapidamente, devida a alta qualidade presente nas músicas.

Com o lançamento do álbum Roots, que expandiu ainda mais a musicalidade da banda, colocando muito groove, ritmos brasileiros e tribais nas composições, o Sepultura caminhava para se tornar um dos grandes nomes do metal mundial. Os rumos da banda mudaram completamente com a saída do vocalista Max Cavalera em 1996, que entrou em desacordo com os outros integrantes ao demitirem sua esposa Gloria Cavalera, que era empresária da banda na época. Os outros membros alegaram que a empresária estava colocando o marido como centro das atenções, ofuscando os demais integrantes. 

Em 1997, Derrick Green  assume os vocais do Sepultura, dando início a sua nova formação. Against é lançado em 1998 e mostra toda a atitude e potência vocal de Derrick, em um Sepultura ainda tentando se reencontrar e se organizar em sua nova fase. Derrick é agressivo e colocou muita personalidade nas faixas de Against, que mesmo não sendo um álbum muito consistente na discografia da banda, foi importante para dar início a uma nova era e mostrar que a banda tinha encontrado um excelente vocalista para dar continuidade a sua história.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Curtiu? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo!
Total
0
Shares
Related Posts