Termômetro K-Pop #20: LISA, ICHILLIN’, fromis_9 e muito mais!

Para não deixar nenhum lançamento do k-pop passar despercebido, o ROCKNBOLD listou as principais novidades da última quinzena, incluindo Lisa, LOONA, fromis_9 e muito mais.

LOONA (Heejin, Kim Lip, Jinsoul, Yves) – Not Friends

Após trabalharem com Ryan Jhun no mini-álbum [&], as quatro integrantes do LOONA foram as convidadas do projeto MAXIS BY RYAN JHUN PT. 2, em que o produtor lança faixas com alguns membros de grupos com que ele já trabalhou. Com um tom mais sexy do que apresentado pelo LOONA em sua formação completa, “Not Friends” aposta no melhor do vocal das quatro integrantes. No clipe, vários elementos do loonaverse se misturam com cenas de bastante tensão.

fromis_9 – Talk & Talk

Em maio, as integrantes do fromis_9 viraram nossas companheiras de viagem em 9 WAY TICKET. Agora, elas retornam com “Talk & Talk”, primeiro lançamento delas pela Pledis Entertainment. Enquanto “We Go” iniciava o verão, o bubblegum pop de “Talk & Talk” vem para nos acompanhar durante o outono. O carisma das integrantes e o som animado do single fizeram com que elas conquistassem o primeiro win em um music show após 3 anos de debut.

A.C.E. – Changer: Dear Eris

O grupo A.C.E. está com um 2021 bem movimentado! Após o EP e diversos singles como “Down” e “Spark”, lançaram em 2 de setembro o álbum Changer: Dear Eris.
O projeto traz a aventura que eles sempre proporcionam em seus trabalhos e possui nove músicas. “INTRO: Revolutions” demonstra brevemente a mistura sonora que está por vir, unindo o som clássico do piano com batidas dramáticas. “Changer” é o lead single do álbum e apresenta um pop energético e um refrão contagiante! “Black and Blue” une elementos do hip hop em uma atmosfera densa e sensual em um refrão com elementos marcantes de EDM. A versão coreana de “Down” foi inclusa, fazendo uma excelente transição para “Talk You Down”, uma balada pop romântica que desacelera Changer: Dear Eris. O piano de “Jindo Arirang” engana os ouvintes, que logo divide o instrumental com batidas eletrônicas em um refrão potente que transforma a música numa experiência completa. “Cactus”, canção que ajudou o grupo a conquistar mais fãs, aparece na sequência, tanto na versão em inglês, quanto na versão remix. “Remember Us” encerra a aventura completa que proporciona a quem escuta em uma música que transborda emoções arrebatadoras em uma grandiosa melodia.

OMEGA X – 1st Single Album [WHAT’S GOIN’ ON]

Desde seu primeiro EP, OMEGA X segue chamando atenção pelo talento e determinação de serem um dos grandes nomes do gênero e entregam isso em seu novo trabalho. O 1st Single Album [WHAT’S GOIN’ ON] possui duas músicas, “WHAT’S GOIN’ ON” além de dar nome ao projeto, é um single consistente e potente, trazem a grandiosidade que almejam em um som violento e robusto, com batidas contagiantes e vocais bem trabalhados em toda a música. “BAILA CON X” não deixa nada a desejar para a anterior. Novamente energética e feroz, explora os pontos fortes dos garotos com uma batida futurística impressionante.

MCND – THE EARTH : SECRET MISSION Chapter.1

Recheado de hits carismáticos e animados, o novo álbum do MCND apresenta a “missão secreta” do grupo de, enfim, se reunir com seus fãs. Desde que debutaram em 2020, o grupo não teve a oportunidade de ver seus GEMs (o fandom) de perto. Ainda assim, esta situação anormal em que tantos novos grupos se encontram não impediu MCND de criar uma conexão com seus fãs e isto fica claro no novo mini-álbum THE EARTH : SECRET MISSION Chapter.1.

Conhecido pelo carisma de suas músicas, o grupo não decepciona, trazendo muito rap e groove em suas canções. “Movin’”, a title do novo álbum, inicia THE EARTH com uma bela batida e encorajando os ouvintes a se moverem – uma tarefa quase impossível de não se seguir. 

O ritmo dançante continua por todo o álbum, por vezes em camadas mais delicadas como na doce “Cat Waltz” e na cativante “Play Pungak”, por outras em um ritmo mais agitado e agressivo como em “H.B.C” – sem dúvidas uma das melhores faixas do álbum. 

Se em alguns momentos THE EARTH pode parecer pouco inovador, como na música promocional “REASON” (a menos inspirada de todo o álbum), também é um projeto que apresenta com sucesso os principais pontos positivos do grupo: seu entusiasmo palpável e seu cativante rap. Sem dúvidas nos deixa ansiosos pelos próximos capítulos.

Lee Eun Sang – Beautiful Sunshine

Próximo da chegada do outono no hemisfério norte, Lee Eun Sang traz provavelmente uma das últimas tentativas do k-pop de capturar a vibe do verão deste ano. Entregue aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, Beautiful Sunshine é um ato ideal para o início do verão.

Apesar de curto, e com um timing levemente falho, o segundo single-álbum de Eun Sang é coeso e perfeito para as tardes ensolaradas em que buscamos fugir do fervor do verão. Com um ar calmo e vívido, a title “Lemonade” nos convida para brindar o melhor da juventude e da estação, acompanhada de um videoclipe doce e recheado de belas paisagens.

O álbum ainda conta com colaboração de YODAYOUNG em “Undo”. A voz da solista complementa muito bem a delicadeza cativante da música. “Stay In Here”, última canção do álbum, começa com aparente pouco potencial, mas cresce em sua segunda metade se tornando a demonstração perfeita dos belos vocais de Eun Sang.

Beautiful Sunshine finaliza com uma versão instrumental de “Lemonade”. Com apenas treze minutos, o álbum sucede no objetivo de transmitir os sentimentos mais doces e relaxantes de um dia ensolarado e de demonstrar o potencial artístico de Lee Eun Sang – que também participa na composição da title e de “Stay In Here”. 

Aos que anseiam por mais do artista, podem acompanhar sua estadia passageira no grupo X1 e ficar de olho para sua participação no novo boygroup da Brand New Music, com debut esperado para 2021.

PURPLE KISS – HIDE & SEEK

Em seu primeiro comeback, PURPLE KISS traz faixas versáteis e hits animados. Talvez a peça central de HIDE & SEEK, segundo mini-álbum do grupo, seja as diversas camadas presentes em suas músicas. 

“Zombie”, a title e faixa que abre o álbum, traz um som funky e extremamente dinâmico. Com diversos momentos e uma proposta divertida de comparar a “caça” ao crush com a caça de um zumbi, a música não tem um segundo de silêncio e entrega uma batida vibrante que complementa bem os vocais das integrantes.

A dinamicidade e variedade de HIDE & SEEK continua por todo o álbum. “2am” traz um som mais inspirado na balada R&B dos anos 90, enquanto “Cast pearls before swine” apresenta uma batida mais atualizada. “So WhY” chama a atenção pelo baixo que guia toda a melodia e “ZzZz” finaliza o álbum com uma pegada lo-fi e camadas que acompanham bem os belos vocais das integrantes – atrações centrais da faixa.

Apesar da incrível versatilidade do álbum, as músicas conseguem se manter consistentes e apresentam o potencial das meninas, nos deixando ansiosos pelo que vem pela frente.

LISA – LALISA

Não é surpresa para ninguém que BLACKPINK é hoje um dos maiores atos do k-pop no mercado internacional. Com apenas um full-album em cinco anos desde o debut do grupo, as integrantes obtiveram sucesso não apenas como BLACKPINK, mas também através de suas identidades individuais, devidamente aproveitadas em single albuns solo. Depois de Rosé entregar seu single album -R- no início de 2021, chega a vez de LISA, a terceira das integrantes a ter um projeto solo divulgado, apresentar em LALISA suas diversas facetas e celebrar todas elas.

Provavelmente o maior destaque do projeto é a celebração de LISA à cultura tailandesa. A única integrante do grupo sem ligação com a Coreia, a rapper sempre deixou claro a importância de suas origens em sua identidade e, em seu trabalho solo, isto não é diferente. Desde as roupas tradicionalmente tailandesas e os sets em referência às ruas da Tailândia, à delicadeza com que a artista trouxe influências do som tailandês ao single “LALISA”, suas raízes são peça de destaque em sua música e em sua identidade.

O videoclipe ainda celebra LISA em seus momentos mais despojados e em seus momentos de maior elegância. A confiança e extroversão com que a artista celebra sua personalidade é palpável e cativante. A celebração de LISA à LISA continua em “MONEY”. Com um som eletrônico-pop e hip-pop como na anterior, aqui a rapper comemora seu trabalho duro e até onde isso a levou. Se por vezes esse extenso e audível festejo a si própria pode parecer egocêntrico e frívolo, também é óbvio que, com tudo o que conquistou, é merecedor.

LISA e o BLACKPINK ainda tem um longo caminho pela frente, mas, como as integrantes parecem saber muito bem, trilhado para um contínuo sucesso. Aos BLINKS resta aguardar o que JISOO celebrará quando for sua hora.

ICHILLIN’ – GOT’YA

ICHILLIN’ é o novo girlgroup da KM Entertainment! Debutando esta quarta-feira, 08 de setembro, com o single “GOT’YA”, o grupo cativa os ouvintes com um som upbeat e chiclete. Com uma pegada eletrônica e um tom baixo no início da canção, a música se transforma no refrão, quando o tom se torna mais doce e jovial. 

O single debut vem acompanhado de um videoclipe colorido que apresenta bem o carisma das integrantes e captura o que se espera de um grupo da Geração Z. Com o talento demonstrado pelas meninas, ficamos animados pelos próximos lançamentos do grupo e, o que já temos até então, grudado na cabeça. 

LUMINOUS – YOUTH

Com o debut adiado após um dos integrantes, Youngbin, ter contraído COVID-19 no final de agosto, LUMINOUS enfim debuta com seu primeiro mini-álbum YOUTH. O primeiro grupo de k-pop da companhia Barunson WIP, LUMINOUS já havia apresentado um pouco do universo do grupo com o mini-álbum pre-debut VISION. 

Em VISION, o grupo canta em conjunto Dreaming LUMINOUS e, individualmente, cada um dos membros cantam e compõem outras quatro faixas que apresentam um pouco do conceito do grupo. Cada integrante simboliza um elemento, Suil é o trovão, Steven o fogo, Youngbin a luz e Woobin, o luar.

Em YOUTH o grupo lança mais três músicas inéditas (uma delas uma intro), agora oficialmente debutados. A title, “RUN”, tem influências de trap e conquista o ouvinte pela batida e o rap e vocais atraentes dos integrantes. A faixa tem diversas fases e camadas, mas por fim todas são coesas e entregam um produto confiante. “Home alone” é uma baladinha gostosa que começa com um leve piano, mas acresce em seu tom à medida que chegamos à segunda parte da música.

Apesar de ser um álbum curto (com cinco faixas, apenas duas são de fato canções), é o suficiente para nos cativar com o talento e com o conceito do grupo.

HyunA&DAWN – PING PONG

O casal da nação está de volta com uma eufórica celebração de amor. Demonstrando todo o seu carisma e energia, HyunA e DAWN brincam verdadeiramente de ping-pong ao longo da canção, alternando entre si e pulando de um verso para o outro com maestria. Os idols namoram já há mais de 5 anos, estando em um relacionamento público desde 2018. Todos esses anos juntos resultaram na fortíssima química presente entre os dois idols – e é exatamente dela que as quatro faixas do EP 1+1=1 extraem a sua energia.

Com essa obra, HyunA&DAWN mostram que, quando estão juntos, tornam-se realmente uma coisa só – exatamente como é sugerido, tanto pelo título do EP, como pelo nome artístico do duo.   

KEY feat. Taeyeon – Hate that…

Frustração e angústia são os principais sentimentos ilustrados por KEY e Taeyeon no single lançado no início da última semana. Em “Hate that…” os cantores pronunciam seu ressentimento com um amor passado, expressando seu desejo de que a outra pessoa sinta-se tão miserável quanto eles próprios estão se sentindo. 

A canção nos presenteia com uma melodia característica do R&B, seguindo um ritmo relativamente lento, mas que é acompanhado de uma deliciosa batida, fazendo com que transmita uma sensação relaxante que contrasta bastante com a letra dramática. Os vocalistas contribuem, também, para a energia tranquila da faixa, transitando de forma habilidosa por uma região suave e aveludada de suas extensões vocais.

BTOB 4U: Outside

Após sua participação marcante no Kingdom, o BTOB está de volta com seu tão antecipado comeback. O EP é um lançamento especial que contém um total de seis faixas, todas elas performadas pela subunit BTOB 4U. A unit é constituída por quatro membros do grupo original, enquanto os integrantes Sungjae e Hyunsik estão ainda afastados em serviço militar. 

O álbum pode ser descrito simplesmente como grandioso. Com canções focadas em inspirar e demonstrar amor pelos fãs, como as emocionantes “Dreamer” e “Traveler”, o BTOB explora melodias sonhadoras e impactantes, passando também por territórios bem mais sentimentais com a romântica “Can’t Breathe” e a suave “Waiting 4 U”.

Com uma curva um tanto quanto brusca para uma direção completamente diferente do resto do álbum, a title “Outsider” se destaca por ser uma canção retrô repleta de elementos inspirados pelo Jazz. A melodia traz uma energia sexy para a canção, e é acompanhada pelos magníficos vocais pelos quais o grupo vem sendo merecidamente reconhecido ao longo de sua carreira. 

“Finale (Show and Prove)”, canção que o grupo apresentou na fase final do Kingdom, é a dramática e teatral faixa ao final do álbum, que encerra a obra no auge de sua grandiosidade.

Monsta X – One Day

O novo single em inglês do Monsta X vem para nos mostrar um lado completamente diferente do grupo. Conhecidos por seus lançamentos tradicionalmente explosivos e impactantes, os integrantes trazem uma abordagem totalmente oposta em “One Day”, mostrando um aspecto mais sentimental e romântico do grupo. 

A música não foge muito do pop tradicional, tendo um refrão que é inevitavelmente contagioso e que faz com que seja difícil para o ouvinte tirar a melodia da cabeça. Abandonando o rap pesado e difícil de executar pelo qual o grupo é famosamente conhecido, nessa canção todos os membros mostram suas habilidades como vocalistas, exibindo as diferentes cores e tons responsáveis por tornar todas as suas vozes únicas. É assim que o Monsta X mostra, mais uma vez, que seus seis integrantes sabem complementar uns aos outros com excelência – e em qualquer estilo musical.

LeeHi – 4 ONLY

O antecipado retorno de LeeHi chegou finalmente com o full-album intitulado 4 ONLY – e não decepciona. Esse é o primeiro álbum completo lançado pela vocalista desde que assinou com sua nova empresa, AOMG, e desde o início já traz o som suave característico da cantora com “Savior”. A canção segue bem na linha do R&B e conta com a colaboração do rapper e ex-integrante do iKon, B.I

A segunda faixa, Intentions dá maior destaque ao violão, presente também em sua antecessora, mas que aqui constitui o elemento principal da melodia, acompanhado apenas pelos belíssimos e famosos vocais de Lee Hi. Já as canções que seguem transportam o álbum para um ambiente bem mais animado, com as batidas divertidas e dançantes de “Bye” e de “Red Lipstick” – uma colaboração com a cantora Yoon Mirae – além do refrão extremamente contagiante de “Waterride”. “H.S.K.T.” já traz de volta uma energia mais tranquila para a obra, contando também com a presença do cantor Wonstein.

“Safety Zone” e “What Is Love?” continuam também nessa mesma linha, possuindo um som bastante relaxante e suave. Essas duas canções funcionam muito bem como antecessoras à “Darling”, uma balada que gira em torno de um aspecto mais forte da voz de LeeHi. Essa composição permite que a cantora brilhe de uma forma até então inédita no álbum, que então se conclui com a doce e graciosa “ONLY”.

Total
0
Shares
Related Posts