Termômetro K-Pop #21: ATEEZ, MAMAMOO e mais novidades de setembro

Para não deixar nenhum lançamento do k-pop passar despercebido, o ROCKNBOLD listou as principais novidades da última quinzena, incluindo ATEEZ, MAMAMOO, Wonho e muito mais.
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LOONA – HULA HOOP

Na maioria de suas entrevistas recentes, o LOONA afirma que o grupo finalmente está de volta ao seu potencial máximo depois que Haseul retornou em [&], comeback do grupo realizado em junho. Com as doze meninas unidas e prontas para novos desafios, o girl group da BlockBerry Creative realizou o aguardado debut japonês com “Hula Hoop”. Animado e viciante, o single japonês foge do conceito girl crush apresentado em “PTT (Paint The Town)” e mostra um lado mais colorido e energético do LOONA.

Para os que podem estranhar a mudança de sonoridade, em entrevista para a Bandwagon, elas falaram que gostam de classificar o estilo do LOONA como “LOONA POP”. “Nós não nos limitamos a um determinado estilo musical, estamos sempre tentando novas coisas e criando o nosso próprio estilo”, contaram para a revista.

WJSN – Let Me In

Em colaboração com a plataforma UNIVERSE, WJSN lança o single “Let Me In”, um synth pop que conquista o coração dos fãs do girl group. Em um ano em que o grupo realizou seu comeback com o ótimo single “UNNATURAL” e debutou uma das subunits mais interessantes do k-pop atual com “Easy”, “Let Me In” é uma celebração do bom ano que o WJSN teve ao lado de seus fãs.

YANG YOSEOB – Chocolate Box

Depois do lançamento em maio do mais recente EP do Highlight, The Blowing, Yang Yoseob aparece agora solo, realizando seu desejo de um full-album com Chocolate Box. Com 11 faixas, o álbum tem influências do R&B e do jazz americano. O single “BRAIN” uma faixa sofisticada e que nos recorda todo o talento do artista da segunda geração do k-pop. Rítmica, a música acresce nos últimos versos, se tornando mais energética a partir do refrão final.

Além da title, o álbum conta com colaboração de artistas como o rapper pH1, na retrô “Chocolate Box” e SOLE, em “Change”. A artista do APOP Entertainment, MINSEO, também marca participação em “SLOW LUV”, uma faixa doce em que os vocais dos artistas se complementam muito bem. Outro destaque é “Alone”, uma bela e agridoce música composta por Yang Yoseob após se inspirar pela mensagem de um fã sobre o sentimento de solidão.

JEONGHAN – Dream

Surpreendendo os carats, JEONGHAN do grupo SEVENTEEN lançou seu primeiro trabalho solo, “Dream”. O single, disponível em versão coreana e em versão japonesa, tem participação do artista na composição de ambas as versões. Delicada e romântica, a música fala sobre sentir-se em um sonho ao acordar com a pessoa amada ao lado. “Você me diz que isso ainda é um sonho e belisca minha bochecha gentilmente para ter certeza de que é real/ mas eu te prometo, não é um sonho”.

Lançada de repente, a música está disponível no Brasil apenas pelo canal oficial de Youtube do grupo e não há indicações de se a canção fará parte de um projeto solo futuro ou se receberá um videoclipe. Durante a última semana, o grupo anunciou também seu próximo comeback, Attacca, programado para o dia 22 de outubro.

YUKIKA – Loving You

Recordando-se de um antigo amor, YUKIKA está de volta com “Loving You”. Conhecida como a “rainha do city-pop” do k-pop, não poderia ser esperado da cantora menos do que uma faixa do gênero. Com elementos retrô e românticos em seu arranjo, a canção tem uma melodia gostosa e bem orquestrada. Produzido por SWAY, o single é, segundo a agência da artista, uma mensagem de saudades aos fãs, com quem não se encontra pessoalmente há muito tempo.

Wonho – Blue Letter

Em seu terceiro comeback esse ano, Wonho deixa o conceito sexy de seus lançamentos anteriores de lado e traz um ar refrescante e divertido com “BLUE”. O single, que faz parte do mini-álbum Blue Letter, é uma canção descontraída e dançante repleta de vocais suaves e carregada por uma deliciosa linha de baixo.
O álbum traz um total de 7 músicas, incluindo uma versão em inglês do single “BLUE” e uma escolha um tanto quanto interessante de abertura para a tracklist com “Intro: Seasons and Patterns”, uma faixa instrumental com um piano como instrumento principal. De forma geral, as canções de Blue Letter evidenciam um lado mais meigo do cantor que, apesar de já ser familiar para os seus fãs, ainda não havia obtido destaque em sua discografia.

ATEEZ – ZERO: FEVER PART.3

Continuando a tradição de deixar que os fãs decidam as suas title tracks, o ATEEZ lançou “Deja Vu” após a faixa sair vitoriosa de uma votação. A canção contém perfeitamente o estilo tradicional do grupo, com um refrão contagiante e uma batida difícil de esquecer. A sua sucessora no álbum, “ROCKY”, também faz um ótimo trabalho em apresentar um som clássico do ATEEZ, apesar de ser consideravelmente mais sombria que a title. “Eternal Sunshine” abre o álbum e foi a competição de “Deja Vu” pelo lugar de single do álbum. Apesar de ter perdido a votação, é uma canção empolgante e extremamente especial que fala sobre a celebração da juventude.

O álbum apresenta 6 canções em sua totalidade, cada uma delas nos mostrando um aspecto diferente dos talentos e da versatilidade do ATEEZ – que continua a surpreender cada vez mais.

MAMAMOO – I Say MAMAMOO: The Best

O lançamento de uma compilação de Greatest Hits é um tanto quanto incomum no mundo do K-Pop – mas sair da norma sempre foi algo que o MAMAMOO fez com orgulho. Em I Say MAMAMOO: The Best o quarteto revisita diversos de seus lançamentos anteriores, nos apresentando um total de 21 regravações que vem acompanhadas de mais 2 canções inéditas: “Mumumumuch” e “Happier Than Ever”.
As regravações, no entanto, chegam a quase parecer canções inéditas também, já que quase todas trazem uma novidade em sua composição. O álbum nos traz, por exemplo, canções como “Starry Night” e “Gogobebe” novamente, mas em versões de orquestra e rock, respectivamente. Dessa forma, o MAMAMOO encontrou novamente uma forma de apresentar algo fora do padrão, mas que funciona perfeitamente com o estilo do grupo.

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