Zimbra inaugura nova etapa na carreira com “Sala Dois”

A banda Zimbra já existe há uma década e inaugura uma nova fase na carreira com seu novo álbum “Sala Dois”.
zimbra sala dois - capa

Com uma década de carreira, a banda Zimbra já chamava atenção dos fãs de rock nacional com as faixas dos álbuns O Tudo, o Nada e o Mundo, Azul ou Verniz. Dessa vez, a banda traz “Sala Dois”, primeiro projeto pela gravadora Midas Music.

Rafael Costa (vocal e guitarra), Vitor Fernandes (guitarra), Guilherme Goes (baixo) e Pedro Furtado (bateria) estavam acostumados como banda independente a entrarem no estúdio prontos para fazerem os registros, mas dessa vez foi um pouco diferente. Mesmo com a pandemia afetando o ritmo de trabalho e principalmente o processo criativo, estavam felizes e empolgados por estarem em uma gravadora, lapidando um projeto lentamente.

Desenvolvimento de Sala Dois

Para eles que são uma banda com influências do rock muito fortes, o lançamento de um projeto com dez músicas é algo que traz lembranças antigas. Sabe aquela sensação de sentar e escutar o novo trabalho de sua banda favorita do início ao fim, sem interrupções? Era uma das experiências que Zimbra queria trazer.

A princípio, a ideia principal ao entrarem na gravadora era lançarem singles para se adaptarem aos novos ares e como trabalhariam nessa nova fase. Algumas faixas que estão no álbum eram voz e violão que o Bola já tinha há algum tempo, outras vieram ao longo de jam sessions no estúdio. Como a gravadora deu liberdade e espaço para trabalharem de forma despretenciosa e sem um prazo final de entrega, os singles e faixas se transformaram em um álbum ao longo do processo.

As músicas estavam sendo construídas de maneira em que elas se conversavam, já que os elementos de produção permeavam todo o trabalho. Dessa maneira, o repertório do disco foi escolhido com influência do produtor SONGZ, que foi o norteador do disco.

A diversidade de referências também ajuda ao criarem uma atmosfera sonora tão particular. Cada membro adiciona gostos muito próprios nas músicas e nessa nova fase isso não seria diferente. Em dez anos de banda, sempre trabalharam a parte musical de forma independente, então já conhecem a leitura de cada um sobre como a música está caminhando. Por mais que estejam bem amarradas, conseguimos distinguir gênero e referência de cada um dos quatro.

Novo Visual

Com as músicas prontas, a banda ainda precisava decidir como queriam trazer o conceito do álbum. Mesmo com referências de outros gêneros na sonoridade, afirmaram na identidade visual o que verdadeiramente são. A capa abraça as características do rock através do vermelho e das cores mais escuras, fortes e de baixo contraste entre si. Por outro lado, também notamos a predominância do cinza no cenário e do preto nas roupas dos meninos. Juntamente com as cores, as poses vieram de fotografias de grandes nomes do gênero, como Beatles e Nirvana.

Em Sala Dois, algumas faixas ganharam visualizers que estão disponíveis no canal oficial do Midas Music no Youtube. Em relação ao videoclipe de “Último Dia (Me Lembra)”, a ideia veio da produtora Carbono Filmes. Ao trazerem cenas do Bola revelando fotografias alternando com a banda tocando com o Pico do Olho D’Água como cenário, as imagens sintetizaram tudo que a banda transmitiu ao longo da melodia e da letra reflexiva: nostalgia, amores (não necessariamente românticos) e memórias.

Sala Dois Ao Vivo

Após tanto tempo fora dos palcos, voltarão a fazer o que gostam de fazer e como gostam de fazer, já que o show de dezembro do ano passado sofreu restrições sanitárias por conta da pandemia.

Ao entregarem para o público um novo trabalho, eles são inspirados a repaginar visual do show, repertório, peças de divulgação e até o vestuário no palco, tudo para trazer a atmosfera de “Sala Dois” para quem assistirá ao vivo. A setlist aumentou, então buscam novas formas de encaixar as dez faixas novas com os lançamentos anteriores, criando uma narrativa coesa no show para todas conversarem entre si.

A expectativa para o show em 30 de abril no Carioca Club são as melhores, pois finalmente sentirão a recepção do público com o novo trabalho. Para os fãs que estarão lá, a banda já adiantou que o evento não será somente o show, mas também terá food truck, flash tattoo e outras coisas que amarrarão a retomada aos palcos com o novo álbum. Caso não tenha garantido seu ingresso, você encontra mais informações aqui.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

Total
0
Shares
Related Posts