Moon Walker viaja no tempo e resgata o melhor do groove, soul e rock

Moon Walker - duo americano

Muito se fala sobre o novo rock como um movimento em ascensão, embora artistas dispostos a repaginar sons consagrados, para a partir disso construir algo autêntico, estejam apostando em todos os ritmos, para talvez assim furar a bolha do mainstrem com sons contagiantes que fogem da curva do óbvio. Nestes divertidos garimpos de plataformas de streaming e redes sociais, por exemplo, está o Moon Walker, duo norte-americano formado durante a pandemia de COVID-19, que se apresenta musicalmente como um foguete movido por sequências ecléticas eletrizantes.

Una uma boa dose de rock com soul, linhas de cordas groovadas e batidas de funk, além de influências que variam entre T.Rex, Led Zeppelin, David Bowie, e “tudo o que há de bom” dos anos 70 para trás, e você terá a simpática banda Harry Springer (vocal e guitarra), e Sean McCarthy (bateria), que juntos produzem um som irresistível que soa como se tivessem viajado no tempo, diretamente de algum lugar nos anos 60 ou 70. Apesar do pouco tempo de estrada, o duo de Los Angeles ostenta meia década de experiência por seu antigo projeto, The Midnight Club, e quase 40 mil ouvintes mensais no Spotify. Seus clipes bem elaborados e criativos são sucesso no Youtube, com seu principal hit, “Devil“, tendo mais de meio milhão de visualizações em quatro meses, além de dezenas de comentários de fãs engajados que enxergam na banda as estrelas em ascensão que verdadeiramente são.

Suas letras bastante políticas são uma obra a parte, que se desenvolvem em seu incrível primeiro álbum de estúdio, “Truth to Power“, onde todo o conceito criativo vintage, nostálgico e rebelde contra o sistema se revela ao longo de sete ótimas faixas. Curiosamente, o disco de 2021 chegou no mesmo ano que o primeiro single da banda, “Tear Down The Wall“, e todas as faixas foram produzidas e mixadas pelo frontman, Harry Springer, com qualidade digna de grandes gravadoras aplicada ao som de uma banda independente. O único defeito deste disco está em sua duração, que condensa criatividade e talento em poucos 28 minutos.

O ROCKNBOLD teve a oportunidade de bater um papo com Harry Springs via email, onde o artista abriu o coração sobre processo criativo, influências clássicas, a importância da política aplicada à arte, e muito mais. Confira!

Começando a nossa entrevista falando justamente sobre esse som tão envolvente, principalmente por ser bastante nostálgico, que traz elementos de groove, rock e soul, tive a oportunidade de ouvir algumas faixas do seu projeto anterior, The Midnight Club, e percebi que desde então vocês já gostavam de explorar algumas influências mais clássicas e do rock progressivo, tanto nos vocais quanto nos riffs. Eu gostaria de saber exatamente o que levou vocês a começarem o Moon Walker do zero durante a pandemia e, particularmente, o que cada um de vocês cresceu ouvindo ao descobrir e se desenvolver artisticamente, que os fez se apegarem a esse tipo de som. Querer criar esse tipo de som em Moon Walker foi uma escolha natural ou estratégica?

Em primeiro lugar, obrigado por mergulhar e ouvir The Midnight Club! Acho que esse é um passo crítico em nossa evolução sonora e uma maneira fácil de entender melhor por que Moon Walker soa do jeito que fazemos. Tudo sobre começar o Moon Walker foi muito natural. Não havia intenção ou agenda em torno da formação de Moon Walker. Eu tinha tanto tempo e criatividade reprimida em minhas mãos e antes que eu percebesse, havia um álbum. Eu e Sean nos conhecemos quando nossas respectivas bandas de metal fizeram um show juntos. Nós nos unimos por causa de um amor mútuo por bandas como Panic! at the Disco e Twenty One Pilots. Enquanto estávamos no The Midnight Club, redescobrimos artistas como Queen, Bowie, Pink Floyd, etc, e tomamos a decisão consciente de implementar isso fortemente em nosso som. Agora, está tão embutido em nosso DNA musical que todas essas influências inevitavelmente estarão em tudo o que fizermos.

Além de trazer algo muito forte e expressivo, seu primeiro álbum, “Truth to Power“, é um álbum muito crítico e político. Li em alguns lugares que foi bastante inspirado por uma devoção cega, e em meio às eleições americanas, também veio como uma crítica ao trumpismo. Acho muito interessante – e legal para caralho, se você me permite a palavra – traçar um paralelo de que a soul music também era bastante política e crítica nos anos 50, especialmente para o movimento negro. Com isso em mente, como você descreveria a mensagem por trás deste primeiro álbum e qual você acha que é a importância de usar a música para encorajar as massas para o pensamento político e social?

Você está certíssima! Soul, blues e rock n roll são inerentemente rebeldes e expressivos. Na verdade, a arte em geral é… É muito triste e preocupante que tão poucos artistas se sintam à vontade para se expressar politicamente. Sinceramente, parece muito vão querer ser um artista se você não tem uma plataforma para representar. Acho que a mensagem está muito bem resumida pelo título. Não tenho respeito inerente por instituições, tradições, pessoas no poder etc, e não tenho inclinação para apelar a todos, como todos parecem ter. Estou bastante enojado com muitas pessoas e ideologias no mundo e eu realmente não me importo com quem fica ofendido/afastado com a música. Na verdade, acho que qualquer um que irritemos, provavelmente era nosso alvo em primeiro lugar.

Ainda falando do álbum “Truth to Power”, fiquei completamente fascinada pela forma como você compõe arranjos bem complexos e completos, unindo os mais diferentes sons e riffs. Gostaria de saber detalhes sobre como funciona seu processo criativo e de composição. Como vocês se sentam na frente de seus instrumentos e começam a planejar suas composições?

Uau, muito obrigado! Essas são ótimas perguntas! As músicas geralmente começam comigo e meu computador, estabelecendo o esqueleto da música. Eu geralmente pego uma versão muito básica de uma introdução, verso e refrão e escrevo vocais para ela. Se estou sentindo, vou terminar e continuar ajustando o arranjo até que pareça certo. Assim que Sean gravar bateria, posso terminar a mixagem.

Também fiquei bastante impressionada ao notar que o “Truth to Power” e suas músicas foram inteiramente produzidas e mixadas por você, embora a qualidade seja impressionante e extremamente profissional. Eu gostaria de saber de você se ser uma banda independente de alguma forma limita seu trabalho sobre o que você gostaria de criar, ou traz mais liberdade criativa e artisticamente.

Na verdade, acho que traz mais liberdade! Adoro trabalhar com outros artistas e definitivamente acho que a colaboração e o acesso a mais recursos/orçamento podem ser ótimas ferramentas. Mas também acho que não há substituto para uma pessoa com visão e capacidade de executá-la. Eu tenho uma configuração de gravação muito básica, mas eu sei como usá-la. Nunca me sinto limitado. Na verdade, trabalhar com produtores e em espaços desconhecidos sempre me pareceu muito mais limitador.

Também sobre ser artistas independentes, imagino que você tenha que se esforçar mais e investir para promover suas músicas. Ainda assim, vocês têm um desempenho e visibilidade impressionantes em streams em plataformas de streaming e até no Youtube, com várias pessoas descobrindo Moon Walker por lá. E, claro, isso aconteceu em um período muito curto de tempo desde o lançamento do primeiro single. Qual foi o maior desafio que você enfrentou nesse período? Como você reage ao ver os elogios de suas músicas no Youtube e quais são os próximos passos para Moon Walker? O que você pretende alcançar nos próximos anos?

Ótima pergunta! Você tem razão. É preciso muito esforço, tempo e dinheiro pessoal para promover nossa música. Tenho a sorte de ter quase uma década de auto lançamento de música no The Midnight Club para aprimorar minhas habilidades nesse sentido. Dito isso, a maior luta foi definitivamente nos promover e descobrir como alcançar efetivamente as pessoas com recursos e orçamento tão limitados. Não temos empresário, gravadora, agente, etc., então somos literalmente apenas eu e minha namorada trabalhando na banda. Foi uma das coisas mais desafiadoras e gratificantes que já fiz. Agora, estou bastante confiante de que sei mais do que a grande maioria dos gerentes hahaha. O bônus adicional é que ter que fazer tudo sozinho me faz realmente apreciar cada fã que posso alcançar, e acho que é mais pessoal para eles também.

Acho as bandas que você cita como influências bastante interessantes, principalmente Led Zeppelin e T Rex, principalmente T Rex que foi muito citado pelas pessoas para quem eu mostrei sua música. Reforça um pouco como vejo em vocês o conceito de uma banda clássica que viajou no tempo e está criando um som moderno em 2022. Também acho bastante interessante porque não vemos muitas bandas tocando essas influências clássicas hoje em dia. Você acredita que na busca pela originalidade, olhar para o passado é inevitável?

Absolutamente. Eu acredito 100% que “originalidade” é um mito e que as mesmas coisas entram e saem de moda. Parece novo para as gerações mais jovens que não estavam vivas quando foi relevante pela última vez. Ninguém é o primeiro a ser pioneiro em nada. Eles sempre tiravam de outro lugar. No final das contas, mesmo com a constante introdução de novas tecnologias, instrumentos, etc. São apenas 12 notas. Tudo o que realmente evolui é a produção. O ofício da composição permaneceu praticamente inalterado desde que as pessoas estavam sentadas com violões e pianos escrevendo canções folclóricas nos anos 1800. Acho que as pessoas ficam tão envolvidas com as tendências que limitam o conjunto de músicas das quais estão dispostas a se inspirar. Eu poderia me importar menos com o que as outras pessoas pensam que é “legal”, o que significa que nunca sei de onde virá minha inspiração. Então, eu realmente acho que se inspirar apenas em músicas recentes é a maneira mais rápida e certa de matar toda e qualquer originalidade. Você não está se inspirando na iteração de música mais atualizada e inovadora. Você está apenas se inspirando nas tendências que são atualmente aceitas pelo menor denominador comum de ouvintes de música. Eles ficarão entediados com isso e com outra coisa quando você lançar seu álbum.

Eu li que você ainda não teve a oportunidade de se apresentar ao vivo como Moon Walker. Em sua experiência, mesmo durante os anos em que esteve no trio Midnight Club, você acredita que reproduzir o som bem elaborado e complexo das músicas do “Truth to Power” ao vivo em dupla pode ser um desafio? E quais são os planos para as apresentações ao vivo da banda nos próximos meses?

Na verdade, fizemos alguns shows em Los Angeles, só não tivemos a chance de fazer uma turnê! Na nossa antiga banda, nossos arranjos eram muito coloridos e complicados, então era muito difícil para eles traduzirem para um cenário ao vivo. Quando fiz “Truth to Power” meu objetivo era fazer algo que pudesse ser realizado por três pessoas. Um baterista, um baixista e eu cantamos enquanto tocamos guitarra ou piano (no caso de Light Burns Out). Obviamente, há mais do que apenas 4 camadas em todas as músicas, mas a ideia era que poderíamos reduzir todas as músicas a esses 4 elementos e tocá-las facilmente ao vivo. Em nosso álbum mais recente, eu meio que voltei aos meus arranjos coloridos e malucos, então estou um pouco preocupado em como isso será traduzido ao vivo haha. Mas “Truth to Power” foi feito para ser tocado ao vivo!

Olhando suas playlists no Spotify vi muitos artistas de rock moderno, como Cleopatrick e Highly Suspect, e até artistas que também apostam em um som um pouco mais nostálgico para construir um som quase vintage, como é o caso de Royal Blood. Eu gostaria de saber como você vê essa onda de bandas chamadas de “new rock”, essa tendência de disco e synthpop no rock moderno, e o que você e Sean têm ouvido particularmente de bandas modernas, que se afastam ou não das influências do Moon Walker.

Eu acho que há muitos novos artistas de rock muito legais. Não sou o maior fã de artistas que soam muito vintage, pois realmente não entendo o ponto. Eu posso apenas ouvir um disco do Led Zeppelin, Queen ou T Rex e ficar animado e inspirado. Não estou faminto por coisas novas, na medida em que escuto algo que captura apenas uma fração da emoção dos álbuns que já estão na minha coleção. Estou perfeitamente confortável re-escutando álbuns que já gosto haha. Dito isso, o que eu amo nesses artistas de rock que você listou é que, embora haja um elemento de nostalgia e familiaridade, o som é totalmente novo. A produção é nova, os tons são frescos e você pode detectar outras influências não-rock na música em alto e bom som. Há uma margem para isso. É emocionante. Sinto o mesmo em relação a outros artistas como Idles, St Vincent e Spoon. Eu sou um guitarrista, em primeiro lugar, então o som de uma guitarra ainda me excita mais do que qualquer outra coisa, mas eu não acho que “música de guitarra” tenha que ser uma repetição preguiçosa da música de guitarra dos anos 70.

No que diz respeito a essa coisa do renascimento do synth-pop dos anos 80 e disco, acho horrível. Eu sei que pareço um grande infortúnio, mas vou colocar desta forma: quando eu tinha 15 anos, algumas bandas como Walk The Moon, The 1975, M83, Chvrches e outras estavam fazendo essa coisa legal de renascimento do synth pop dos anos 80. Como alguém que não tinha sido exposto a muita música dos anos 80, achei inspirador e emocionante. Eu fiz um disco na minha antiga banda que soava assim. Eu tenho 23 agora. Enquanto todas as bandas que listei fizeram um bom trabalho em evoluir seu som, inúmeras bandas alternativas ainda soam EXATAMENTE assim. É terrível. As tendências vêm e vão. Acho enfurecedor que estações de rádio alternativas e músicos medíocres não deixem isso passar.

Em uma nota muito menos negativa, algumas bandas que tenho ouvido muito recentemente são Spoon, Sunglasses For Jaws, Remi Wolf, Father John Misty, Oliver Malcolm, Gaz Coombes e The Voidz. Acho todos brilhantes.

Por fim, você anunciou recentemente em suas redes sociais o novo single “Doombox”, que é o segundo single desde o lançamento do álbum “Truth to Power”. Gostaria de saber o que podemos esperar deste novo single e quais são os próximos passos que podemos esperar de Moon Walker em 2022.

Eu acho que você pode esperar a nossa música mais irada e in-your-face até agora. Nós empurramos nosso som ainda mais em todas as direções neste álbum. Eu me empurrei muito mais como produtor e cantor, especialmente e acho que você pode realmente sentir isso nessa música. Depois do “Doombox”, estaremos tocando ao vivo o máximo possível e voltaremos ao nosso cronograma de lançar uma nova música todo mês antes do lançamento do disco!

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