Selena Gomez, imigração e América latina: entenda mais sobre REVELACIÓN, o EP dedicado ao público latino da cantora

Selena Gomez traz suas heranças latinas para seu novo EP REVELACIÓN, que será lançado no próximo mês.

A atriz, cantora, compositora, empresária e produtora Selena Gomez nunca negou suas origens latinas e agora, depois de 10 anos lapidando o projeto, lançará um EP com 7 faixas em espanhol. REVELACIÓN está com lançamento planejado para o dia 12 de março.

Poucos dias após o aniversário de um ano de seu último disco, Rare, Selena Gomez lançou o single De Una vez deixando os fãs curiosos a respeito de um possível disco cantado completamente em espanhol. E foi realmente isso que aconteceu. Aparentemente o início da produção desse projeto foi em 2011, mas infelizmente (ou não) foi engavetado.

A cantora que teve receio da aceitação do público ao lançar seu último álbum, hoje se encontra muito mais forte e segura para falar de temas que realmente envolvem a sua história e de sua família. Talvez essa espera tenha sido crucial para trazer o disco em um momento mais favorável, tanto para Selena quanto em relação às questões de políticas imigratórias que se mostraram ainda mais presentes no último governo estadunidense.

No entanto, vale lembrar que esse não é a primeira vez que a cantora se aventura na língua. Os hits “Who Says” e “A Year Without Rain”, da sua carreira ao lado da banda The Scene, possuem versões em espanhol.

O primeiro single da nova era, “De Una Vez” conta a história de uma pessoa que se fortalece após o término de um relacionamento, o que vimos acontecer com Selena Gomez em certos momentos de sua vida – e percebemos principalmente nos últimos anos. Com um clipe romântico e inocente, a cantora fala sobre as cicatrizes deixadas e o caminho para se entender melhor sozinha do que acompanhada. “De uma vez por toda’, soy más flerte sola. Es que no me arrepiento del passado. Sé que el tempo a tu lado cortó mis alas, pero ahora este pecho es antibalas”.

O que trouxe uma grande surpresa, principalmente para os fãs brasileiros, foi o segundo clipe, “Baila Conmigo”, que tem cenas gravas em Los Angeles, Miami e no litoral cearense, mais especificamente em uma vila de pescadores. A música é cantada ao lado do porto-riquenho Rauw Alejandro e teve seu clipe com direção, por Fernando Nogari, e elenco brasileiros.

Selena Gomez e Rauw Alejandro
Selena Gomez e Rauw Alejandro

O curitibano trouxe a ideia de apresentar um clipe dentro de um clipe, de forma que ele inspire uma história de amor e que as pessoas se conectassem pela música e da dança. Isso também teve uma influência da pandemia do COVID-19, já que em quarentena as pessoas tiveram que encontrar novas formas de se relacionar com as demais e uma delas foi a música, que já cumpria esse papel antes mesmo do distanciamento social.

“Com “Baila Conmigo”, quero que todo mundo dance! O vídeo reflete o senso de isolamento que todo estamos experimentando. E como a música nos conecta verdadeiramente, não importa o lugar do mundo” afirmou Selena em uma entrevista. “Bebé, no sé si hablas mucho español. Si entendes cuando digo mi amor, comernos sin entenderno’ es mejor, solo tenemos que gustarno

A canção é autêntica e mistura elementos do pop com a sonoridade do reggaeton, estilo que conquistou muito espaço nos últimos anos, trazendo até artistas pop americanos para o ritmo latino. Um forte exemplo foi o a participação de The Weeknd, ex-namorado da cantora, no remix de “Hawaí” do colombiano Maluma.

O público-alvo do EP REVELACIÓN são os fãs latino-americanos, que carregam a mesma herança cultural de Gomez. A cantora sempre se posicionou em relação às suas origens mexicanas e utiliza sua arte para expressar suas opiniões sobre a atual política de imigração estadunidense. “Quando eu leio as manchetes dos jornais e vejo esses debates sobre a raiva contra imigrantes nas mídias sociais, eu sinto medo por todos que estão nessa situação. Sinto medo pelo meu país” afirma a cantora que tem avós que entraram nos Estados Unidos de forma ilegal e parentes que lutam até hoje para obter a cidadania americana.

Esse posicionamento tão forte de Selena é um reflexo de sua maturidade adquirida com o tempo. Hoje a cantora investe não só em músicas e clipes comerciais, mas sim nos que contam histórias e narrativas, não só sobre suas vivências, mas também utiliza seu alcance para envolver outras pessoas e pontos de vista. Isso já foi visto também no documentário “Living Undocumented” (2019), da Netflix, em que Gomez trabalhou como produtora, dando voz para famílias de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, e em seu artigo sobre o tema para a revista TIME.

REVELACIÓN tem previsão de lançamento para o dia 12 de março e a primeira apresentação ao vivo da nova era será realizada no dia 18 de fevereiro no Premio Lo Nuestro 2021. Enquanto esperamos podemos continuar ouvindo os novos singles e acompanhando a evolução da cantora que se mostra cada vez mais forte e consciente de suas necessidades, capacidades e posicionamentos diante dos conflitos enfrentados diariamente por muitos em seu país.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts