Olivia Rodrigo: o nome mais promissor na música em 2021

Que o início do ano costuma ser mais frio de lançamentos musicais, isso não é novidade. Janeiro é um mês em que as pessoas ainda estão pegando o ritmo da rotina após o fim do recesso de Natal e Ano Novo e, por isso, a indústria costuma ser menos movimentada do que o usual. De uma forma, esse período facilita artistas novos que desejam se lançar na mídia e conquistar lugares nas paradas musicais e, é claro, ter um pouco mais de atenção do público que normalmente é bombardeado com canções, álbuns e material audiovisual inédito durante os meses seguintes.

Essa “facilidade” de emplacar, no entanto, não deve tirar o mérito de um artista quando ele é realmente bom, principalmente num período que ainda colhe as sequelas deixadas por 2020, cuja pandemia de COVID-19 paralisou o mundo por meses, sobretudo a indústria do entretenimento. De repente, artistas que tinham seus álbuns planejados para meados do ano acabaram tendo que adiar o lançamento pela dificuldade de realizar toda a pós-produção à distância, e é claro que isso também afetou mesmo os artistas que tinham apenas um single para dividir com o mundo, como é o caso de Olivia Rodrigo, dona do maior hit de janeiro de 2021, drivers license.

Olivia Rodrigo lançou-se como artista ainda muito jovem. Nascida no século XXI, a atriz e cantora ainda não atingiu a maioridade, mas já é um dos maiores nomes da Disney atualmente e sem dúvida uma das melhores surpresas na música em 2021. Tendo seu primeiro grande papel em 2016 na série Bizaardvark, do Disney Channel, não demorou muito para dividir seu talento e chamar a atenção dos produtores responsáveis pelo spin-off de uma das maiores franquias musicais da década passada: High School Musical: the Musical: the Series, que ganhou a série de comédia em 2019 no Disney+.

A produção derivada de High School Musical foi um verdadeiro pontapé inicial no rumo ao estrelato para Olivia. Interpretando a aspirante à cantora Nini Salazar Roberts, a jovem protagonizou icônicos solos e duetos na série, como as clássicas Start of Something New e Breaking Free, fazendo um verdadeiro jus ao talento de Gabriella Montez (Vanessa Hudgens) no musical antecessor.

A season finale da série rendeu diversas maratonas tanto para os assinantes estrangeiros do Disney+ quanto para os fãs brasileiros, que ainda não possuiam o streaming disponível no Brasil. Com o período de quarentena apenas começando, Olivia e o resto do elenco acabaram engrandecendo nas redes sociais, e foi com a presença digital que a atriz mirim acabou ganhando notoriedade e chamando atenção da sua maior inspiração na música: Taylor Swift.

Em um especial para a MTV que tinha como objetivo incentivar as pessoas a ficarem em casa e cumprirem o período de distanciamento social, Olivia gravou um cover caseiro de Cruel Summer, composição de Taylor Swift, Jack Antonoff e Annie Clark, mais conhecida como St. Vincent.

Taylor compartilhou o vídeo em seu Instagram Stories, permitindo não apenas a sua legião de fãs conhecerem o talento que a Disney mantém até então, mas também notando uma de suas maiores admiradoras.

É nítida a influência de Taylor na vida e canções de Olivia Rodrigo, principalmente em seu mais recente lançamento pela Interscope Records: drivers license; mas também em sua composição All I Want, escrita para High School Musical: the Musical: the Series. Embora Olivia não siga o estilo country que Swift começou a carreira, e neste lado talvez dê mais referência para Lorde, sua outra inspiração, a cantora coloca alma e coração em cada palavra que escreve, transformando frustrações, sentimentos e histórias particulares em composições de sucesso.

É muito difícil mensurar um artista por uma única música, mas Olivia Rodrigo acaba sendo uma conclusão precipitada aceitável. Com apenas dezessete anos, a cantora já foi colocada como uma das possíveis nomeações para canção do ano de 2021 de acordo com a revista Rolling Stone.

Ainda não se sabe o que o ano pode reservar, mas o que dá pra afirmar é que não importa quais os planos de Olivia Rodrigo: o público mal pode esperar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts