Charli XCX e o sucesso repentino de “Unlock it” no TikTok

O TikTok tem o poder de reviver músicas. Em 2020, “Dreams” do Fleetwood Mac e “Mayonaka no Door – Stay With Me” de Miki Matsubara se tornaram virais com a ajuda do aplicativo. Agora foi a vez de Charli XCX ser surpreendida pela força dos vídeos curtos no app. No TikTok, a música “Unlock It” está presente em mais de 3 milhões de vídeos e possui mais de 30 milhões de views.

Para quem conhece a discografia da artista, “Unlock it” é uma das músicas mais amadas pelos fãs da Charli. A oitava faixa da mixtape “Pop 2” foi lançada em 2017, contendo participação da cantora alemã Kim Petras e o rapper sul-coreano Jay Park. Em 2016, Charli XCX começou a embarcar no pop experimental ao trabalhar com SOPHIE e lançar o EP “Vroom Vroom”. No ano seguinte, Number 1 Angel e Pop 2 firmaram sua conexão com o hyperpop e desde então seu trabalho com SOPHIE, A.G. Cook e Danny L Harle se tornou uma das obras mais interessantes do pop atual.

Sempre trabalhando, desde 2017 a cantora lançou vários singles e 2 álbuns.  Seu último disco, “how i’m feeling now”, foi gravado e lançado em um período de cinco semanas, no início da quarentena. Mesmo com obras consistentes e inovadoras, foram poucas músicas da Charli que conseguiram agradar o mainstream. Claro, todos conhecemos “Boom Clap”, “Fancy” e “Break The Rules”, porém, em várias entrevistas, ela esclareceu que não se identifica mais com seu som antigo. Assim, de sua nova sonoridade, “Boys” e “1999” foram as que conseguiram sair do seu nicho e atingir o grande público. E agora podemos adicionar “Unlock it” a essa lista.

Em março, um som começou a viralizar no TikTok. Intitulado “lock it”, o áudio possuía uma foto do idol Hyunjin do Stray Kids e ao clicar o play, ouvíamos uma versão remixada de “Unlock It” – sem mencionar Charli XCX. A música levou ao surgimento de uma dança, chamada “Lock It, Lock It, Unlock It”. Nela, as pessoas dançam fazendo arminha com os dedos enquanto cantam o refrão repetitivo da faixa. Outra forma de utilização da música no aplicativo é quando você quer gravar um vídeo compartilhando uma opinião controversa. Ambas as formas ajudaram a impulsionar “Unlock it”, que agora já passou da marca de 25 milhões de execuções no Spotify.

O sucesso repentino da canção surpreendeu todos. Graças ao TikTok, “Unlock it” é a faixa mais popular da artista no Spotify, ajudou ela a superar a marca de 10 milhões de ouvintes mensais e na última semana de março, a música teve mais de 1 milhão de execuções, sem a artista estar promovendo a canção. Rapidamente, a Atlantic Records começou a divulgar “Unlock it” com anúncios no YouTube, Instagram e TikTok. Além disso, quatro anos depois de seu lançamento, a música ganhou um vídeo! Simples, é uma edição de sua apresentação em um concerto virtual, com direito a própria Charli fazendo a dança viral do aplicativo!

Finalmente recebendo a atenção que merece, “Unlock it” mostra a força de uma canção pop de 2017 que não envelheceu, só precisou de um tempinho a mais para cair na graça do grande público.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts