Elas voltaram! “Next Level” é o primeiro comeback oficial do grupo da SM Entertainment, aespa. Depois do sucesso alcançado com “Black Mamba”, a nova aposta do grupo é um remake de uma canção de mesmo nome lançada como parte da trilha sonora de “Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw” em 2019.
Por Tainá Silva
Formado em 2020, o aespa debutou com “Black Mamba” em novembro. Sendo o primeiro grupo feminino da empresa desde 2014, Karina, Giselle, Winter e Ningning apresentaram uma experiência futurista com seu debut single. No clipe de “Next Level”, as quatro integrantes retornam com esses elementos de seu primeiro lançamento, ajudando a construir e compreender o universo do girlgroup. Além de claro, trazer um novo ritmo e raps ao longo da música
Dias antes do lançamento da música, foi liberado no canal do grupo no YouTube o primeiro episódio sobre o universo da SM — o SMU. Assim como no universo da Marvel e todas as suas histórias interligadas, a SM nos mostra o ‘’como tudo começou” e como cada próximo lançamento pode estar relacionado a esse universo do aespa e também o da própria empresa.
Com “Next Level”, mais uma peça do quebra-cabeça construído pela SM ao redor do universo do grupo foi montada. Se em Black Mamba conhecemos quem é o vilão da história, nesse comeback pudemos conhecer quem são as heroínas que o enfrentarão.
A SM Entertainment possui um leque de grupos bastante influentes na empresa. Red Velvet, NCT, EXO, SHINee e Super Junior ajudam no crescimento e fortalecimento do k-pop mundialmente. Entretanto, um diferencial do aespa é que ele possui integração entre o mundo virtual e real por meio de avatares — o que deixa em aberto como todos esses grupos e universos podem se integrar no futuro.
Com uma fanbase engajada em streams e views e que comprou a ideia de um grupo formado por pessoas reais e avatares, o girlgroup segue quebrando seus próprios recordes em charts e já deixando a sua marca como um dos principais grupos da quarta geração do k-pop.
Nesse comeback, pudemos ver a evolução que elas tiveram desde o debut e também depois do lançamento de “Forever”. No geral, “Next Level” reforça o que há de melhor no aespa: a versatilidade de suas integrantes, com vocais mais consistentes e novas coreografias, tudo isso apresentado em uma música empoderada e contagiante.
Apesar de não haver nenhuma confirmação a respeito dos próximos lançamentos ou de um futuro full album, podemos esperar que o aespa ainda terá muito mais para nos contar. Por isso, se pensarmos em um possível lançamento de um álbum delas, uma coisa é clara: o aespa caminha para conquistar o potencial necessário para trazer um trabalho coeso e consequentemente, alcançar novos admiradores.