CLEOPATRICK reflete o crescimento, vulnerabilidade e chatice em “BUMMER”

Em mais uma entrevista exclusiva ao ROCKNBOLD, Luke e Ian se mostram muito mais centrados em seus objetivos, planos de turnês e na própria carreira, ao falar sobre novos projetos e revelar detalhes por trás do esforço e o orgulho na produção de BUMMER, seu disco de estreia

Cinco anos após a chegada de seu primeiro EP14 às plataformas de streaming, o duo canadense CLEOPATRICK está de volta, mais ocupado e mais maduro do que nunca, explorando todo o buzz e clamor por seu primeiro e tão esperado álbum de estúdio, BUMMER. O disco leva como título a expressão bastante usada na Internet para nomear algo que é velho, ultrapassado ou chato, e de certa forma, é assim que eles descrevem seu trabalho, regado a drama adolescente, sentimentos mal resolvidos e situações caóticas da recém chegada vida adulta, estouradas em riffs pesados e vocais rasgados.

Sonoramente, o duo Luke Gruntz e Ian Fraser permanece fiel às origens, transformando suas letras intensas em rock de garagem. A dupla se orgulha de carregar a bandeira do chamado “New Rock“, que seria um movimento contemporâneo de bandas e artistas dispostos a manter acesa a chama do gênero que muitos afirmam estar morto, mas que para os dois meninos de Cobourg, Canadá, continua bem vivo. Além da dedicação árdua ao rock autoral e ao som sujo que dá um ar de “feito em casa” a todas as suas produções, Luke e Ian mantêm, com seus amigos, um coletivo de bandas conhecido como NEW ROCK MAFIA, no qual também estão as bandas Ready The Prince e Zig Mentality.

Quando o ROCKNBOLD teve a oportunidade de conversar com Luke Gruntz, há dois anos, o duo havia acabado de lançar o que era até então seu último single, “sanjake“, faixa a qual descrevem como uma declaração de amor aos dois amigos e grande apoiadores da banda, Sanjay e Jake – que na época, ainda atuava como manager e respondia emails do CLEOPATRICK. Em 2019, a dupla já sabia que um álbum de estúdio seria o grande próximo passo que eles tomariam, mas ainda assim estavam focados em fazer shows, se apresentar em festivais e zombar um pouco da crescente fama deles próprios. Com a chegada da pandemia de COVID-19 e com ela o fim das apresentações ao vivo, Ian e Luke se viram impedidos de fazer o que mais amavam, e uniram seus esforços nas letras e na produção do que viria a ser seu primeiro disco cheio.

Após a divulgação prévia dos singles “GOOD GRIEF“, “THE DRAKE“, “FAMILY VAN” e “2008“, o tão esperado BUMMER chegou no dia 4 de junho com os dois pés na porta, pronto para surpreender mais ainda quem já tinha grandes expectativas em cima do trabalho de dois rapazes que não costumam decepcionar. O álbum ainda traz a mesma sonoridade caseira e intensa do garage rock que chamou a atenção do mundo nos primeiros dois trabalhos, flertando com o grunge. Desta vez, no entanto, o duo demonstrou crescimento e ousadia ao acrescentar alguns elementos que remetem ao lo-fi, uma vez que eles não escondem também sua paixão por hip-hop. O resultado é um álbum curto, intenso e imersivo, que dá uma demonstração completa e objetiva daquilo que os dois garotos são capazes de fazer: muito barulho, e barulho de gente grande.

Em mais uma entrevista exclusiva ao ROCKNBOLD, Luke e Ian se mostram muito mais centrados em seus objetivos, planos de turnês e na própria carreira, ao falar sobre novos projetos e revelar detalhes por trás do esforço e o orgulho na produção de BUMMER. Acima de tudo, o duo demonstra seu crescimento e amadurecimento artístico, além da vulnerabilidade, em um álbum que ambienta e expressa muito bem a realidade e a identidade do que o CLEOPATRICK quer ser dentro da música.

CLEOPATRICK
(Divulgação/Reprodução)

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Faz bastante tempo desde que conversamos pela primeira vez. Como vocês estão desde que BUMMER foi lançado? Aliás, parabéns pelo álbum! É ótimo! Melhor do que todos esperavam e vocês fizeram isso de novo! Incrível! Como vocês estão?

LUKE GRUNTZ: Obrigado! Estamos nos sentindo muito bem. É estranho. Isto é tão estranho. Como se estivéssemos realmente obcecados com essa coisa e, por um longo tempo, foi apenas nosso. Foi literalmente nós e nossos empresários que tinham esse álbum e todos nós pensamos que era ótimo, mas agora ele está lá fora no mundo e há outras pessoas que acham que é ótimo e isso é emocionante, parcialmente, não real porque, hum, você sabe, o estado atual das coisas, não fomos realmente capazes de fazer shows ainda, mas acho que assim que começarmos essa turnê BUMMER acho que a ficha vai cair. Estávamos meio que trabalhando em uma setlist outro dia e percebendo quantas músicas temos agora. É tipo, é tão emocionante!

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Para começar, por que “BUMMER”? Sabemos que é uma expressão muito popular, inclusive aqui no Brasil, para fazer referência a pessoas velhas, coisas chatas. Ouvimos isso o tempo todo na Internet. Mas por que “BUMMER”?

LUKE GRUNTZ: Eu acho que quando terminamos o álbum, demos uma olhada nele como um todo e parecia certo resumir, tão claramente quanto possível e quase como uma forma cômica de dizer que o álbum é apenas uma “chatice”, porque é, liricamente. Sonoramente, é divertido. É um álbum muito divertido, mas, liricamente, é uma chatice e então chame-o do que é. E eu acho isso legal. Eu gosto de dizer isso (risos)!

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E quem teve a ideia de chama-lo “BUMMER”?

LUKE GRUNTZ: Hm, eu acho que fui eu. Hum, sim, na verdade foi como se tivéssemos um título provisório para o álbum por um tempo. E então, assim que percebemos que aquele título não era realmente a vibe, “BUMMER” era como a primeira ideia. E então eu falei com Ian e ele disse “Sim!”. E foi, nós realmente não pensamos sobre nenhuma outra opção além dessa, meio que parecia certo.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E você, Ian? O que você pensou sobre o BUMMER quando começou a torná-lo real?

IAN FRASER: Oh, eu achei incrível. Tipo, quase imediatamente senti que era exatamente isso, deveria ter sido o tempo todo. Tipo, eu não sei. Há algo tão perfeito sobre como é simples que captura o todo, toda a mensagem e meio que o conceito do álbum, eu acho.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Vocês me disseram que estão muito ocupados ultimamente. Posso imaginar que há muitas coisas acontecendo e vocês devem estar fazendo muitos planos. Como vão as coisas?

IAN FRASER: Sim, é. Quero dizer, estamos ocupados com certeza. É estranho. Por não termos ido a lugar nenhum no último ano, eu sinto que a menor quantidade de planos parece esmagadora, mas quero dizer, não devemos nos desacreditar. Há um monte de coisas, coisas interessantes acontecendo. Hum, mas, sim, como estamos, estamos realmente apenas tentando levar nosso tempo e apenas continuar a fazer coisas legais em torno de ‘BUMMER’. Temos algum conteúdo planejado. Mas novamente, nós gostamos de tomar nosso tempo com as coisas e nos certificarmos de que tudo é tão incrível e envolvente quanto possível. Mas sim, há muito conteúdo ‘BUMMER’ em andamento.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Luke, da primeira vez que conversamos através de email, dois ou três anos atrás, você me disse algo que eu nunca vou esquecer. Você disse “foda-se uma banda com cinco membros. Você claramente só precisa de duas ou três para fazer o trabalho“. Vocês ainda acreditam nisso?

LUKE GRUNTZ: Mais ou menos. Talvez soe um pouco juvenil (risos), mas eu ainda acredito nisso. Hum, eu ainda acredito. Eu acredito que não importa quantas pessoas estão na sua banda, mas eu só acho que, como dizer isso, uh, eu provavelmente sugiro que bandas com muitas pessoas são uma droga, mas, não é isso que eu quero sugiro, na verdade, algumas das minhas bandas favoritas têm muitas pessoas nelas, mas, hum, sim, eu acho que tipo, se você está começando uma banda e só tem um ou dois amigos que vão estar com você e você sente que não é o suficiente, eu aposto que é o suficiente. Aposto que vocês podem fazer isso.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Sim, claro, é o que vocês estão fazendo agora. Vocês estão tornando isso real.

LUKE GRUNTZ: Não temos nem baixista. Como se isso realmente devesse ser um grande problema, mas estamos fazendo isso.

IAN FRASER: Sim. Muitas pessoas me disseram que era um problema e agora não parece ser.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Eu queria perguntar isso porque, se você adicionar novas pessoas à banda ou um novo instrumento, seria muito difícil administrar ao vivo. Então, o que vocês pensam disso? Vocês já pensaram em adicionar novos instrumentos e como vocês administrariam tocando ao vivo?

IAN FRASER: Sim, não sei. Acho que realmente dependeria de onde estaríamos. Tipo, acho que agora, realmente não é o que faz sentido. Uh, não é como se nunca tivéssemos outro membro, mas não sei, estamos muito propensos a coisas que parecem certas em alguns momentos. E, quero dizer, acho que realmente dependeria se alguma vez nos sentíssemos limitados de uma maneira ruim. Talvez isso seja como um sinal de que procurar um terceiro membro. Mas, eu não sei. É algo que acho que pensei, mas não sei se mais por curiosidade de como seria.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Seria estranho, certo? E sobre Tom Holland? Ele vem para a banda?

LUKE GRUNTZ: Sim. Ele é o objetivo. Ele é definitivamente o empate, mas o problema com Tom é como se ele nem precisasse tocar, basicamente eu gostaria se ele estivesse lá e nós pudéssemos fazer o resto. Sim.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Eu vi que ele estava tocando na sua listening party de BUMMER. Que presença de honra!

IAN FRASER: Sim, nosso DJ convidado.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Porque, você sabe, eu sinto que quando muitos duos por aí começam a fazer um som maior, colocando muitos instrumentos, as coisas vão se tornar selvagens ao vivo. Você precisa de mais braços para tocar ao vivo, certo?

LUKE GRUNTZ: Sim. Sim. E eu acho que, se precisássemos de outro membro, seria apenas porque escrevemos uma música que é muito boa, é muito boa para tirar, tipo, se escrevêssemos uma música que definitivamente precisa outro guitarrista. E então, nesse caso, acho que provavelmente é quando devemos considerar isso. Sim, se eu imaginar, acho que adicionaríamos um guitarrista ao invés de um baixista ou algo assim. Tipo, eu provavelmente continuo fazendo minhas coisas e poderíamos adicionar como uma pessoa melódica ou como os solos de Eddie Van Halen ou algo assim.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Sim, vocês tem uma liberdade muito grande sendo apenas dois, certo?

LUKE GRUNTZ: Sim. E acho que é disso que gostamos mais, como se Ian e eu estivéssemos realmente no mesmo comprimento de onda. Hum, estamos confusos e isso faz com que quando nossa música for lançada, seja muito direto, é intencional. E, hum, acho que adicionar outra pessoa a isso, seria, pode ser difícil colocá-los na mesma página. Pode demorar mais uns 10 anos deles sendo nossos amigos, para estarem na mesma página que nós.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Isso é muito justo. E sobre tocar ao vivo em shows, vocês vão tocar no Reading Festival muito em breve. E como é a sensação de voltar aos shows ao vivo e festivais também após uma maldita pandemia?

IAN FRASER: Sim. Quer dizer, eu não sei. Acho que provavelmente haverá uma sensação completamente diferente quando estivermos nele e realmente fazendo isso, mas agora é como se houvesse uma espécie de luz no fim do túnel, é uma coisa emocionante, eu acho, para, por falta de uma palavra melhor, está além disso ter algo pelo qual ansiar novamente. Me sinto muito grato pela ideia de coisas acontecendo de novo, porque por um tempo era muito incerto, como se essa banda estivesse essencialmente fazendo música e ansiosa para a próxima turnê. É como se fosse o ciclo pelo qual passamos e depois foi tirado de nós tão rapidamente. Hum, foi muito chocante e acho que nós dois passamos por um monte de mudanças, e altos e baixos com isso. Mas, sim, eu acho que nós dois nos sentimos muito, muito gratos. Hum, antes de mais nada sobre as coisas voltando e, tocar ao vivo novamente.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E vocês vão tocar em festivais de novo, perto de grandes artistas e grandes bandas. E como vocês se sentem em relação a isso? É intimidador ou algo assim?

LUKE GRUNTZ: Hum, estou um pouco intimidado só porque já faz um tempo, mas eu não sei, a cada dia que ensaiamos me sinto mais confiante e acho que vai ser interessante dar a cara a tapa.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E agora voltando ao BUMMER, eu vi que Jig Dube, do Zig Mentality ajudou vocês como produtor. Como foi esse processo, a escrita, a mixagem, como foi isso?

IAN FRASER: Foi, foi realmente incrível que tudo se encaixasse naturalmente. E quando realmente chegou a hora, trabalhar com Jig, que é uma inspiração e um amigo incrível para nós. Realmente parecia que era a pessoa certa, o que tinha sido, o que deveria ter sido a decisão certa o tempo inteiro. Você sabe o que eu quero dizer? Porque tivemos, definitivamente tivemos oportunidades diferentes que poderíamos ter aproveitado com alguns nomes maiores e pessoas que, você sabe, meio que fizeram álbuns nessa capacidade antes. Mas Jake tinha realmente acabado de fazer suas coisas com banda, Zig Mentality. E isso foi honestamente o suficiente. Eles nos mostraram música que era nova na época em que eles estavam trabalhando e isso nos surpreendeu totalmente. E, sim, funcionou exatamente como eu acho que imaginamos, nós realmente fomos capazes de, você sabe, apenas mergulhar e foi meio, foi meio excitante. A causa assustadora éramos apenas nós três caras, meio que meio desconcertados, mas muito prontos para enfrentar todos os desafios que estavam à nossa frente. E acho que acabamos com o melhor produto absoluto no final. Como se este álbum realmente parecesse meio que caseiro ainda. Muito bom aos nossos olhos, como possivelmente poderia ter sido. Então, estamos muito entusiasmados com todo o processo. Foi, deu muito trabalho, mas foi provavelmente o mais gratificante.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E quão grande foi esse passo para o New Rock Mafia? Vamos ser honestos, vocês estão fazendo história agora. E eu aposto que há muitas bandas novas surgindo por aí que são inspiradas por vocês, pelo trabalho do New Rock Mafia e todo esse conceito que vocês estão criando agora. Então, como você se sente pensando que está fazendo história agora?

LUKE GRUNTZ: Eu acho que sim, eu acho que de certa forma, não acho que nenhum de nós pensa dessa forma, mas eu acho que gravar com Jig e fazer realmente todos os aspectos deste álbum por nós mesmos, é tipo, eu não sei, provando a equação, ou nas palavras do Migos, “nós estamos caminhando como se estivéssemos falando”. Eu espero que isso inspire como qualquer banda jovem apenas para mostrar a eles que você pode fazer um álbum muito único e muito legal por conta própria, se você for atencioso o suficiente e tiver tempo e energia. E eu acho que até onde, no que diz respeito ao NRM, isso vai ser meio que o primeiro passo para solidificar o som desse coletivo ou assim, não sei, seja qual for o comprimento de onda. E isso é emocionante. Nós conversamos muito sobre isso com Jake, que isso é como o início do som NRM e que nosso objetivo é um dia encontrar bandas que amamos e sermos capazes de produzir discos para eles ou ajudá-los de alguma forma sônica.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Oh isso é ótimo. E em BUMMER também podemos ouvir algumas inspirações em lo-fi, alguns samples diferentes, principalmente nas tracks “YA” e “PEPPERS GHOST”. Como foi isso? E o que vocês queriam mudar entre seus primeiros EPs e BUMMER?

LUKE GRUNTZ: Sim, com o BUMMER era muito importante para nós que parecesse coeso. E não é um álbum conceitual, mas há um conceito por trás do álbum. E nós só queríamos que, quando ouvissem o BUMMER por 30 minutos, as pessoas se sentissem como se estivessem naquele lugar. Como se fosse um destino ou uma sala em que você pudesse ficar.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Sim, eu me senti no Canadá.

LUKE GRUNTZ: Sim. Tipo isso. Mas assim como essas samples nas coisas atmosféricas são, apenas deveriam ajudar na imersão. Meio que pintar uma estética ou pintar um quadro para as pessoas. Hum, isso vai um pouco mais longe do que guitarras e vocais típicos de bateria e outras coisas. E também vem de nossas influências, como Ian e eu ouvimos muito hip hop. Quando começamos a montar esse álbum, eu estava absolutamente obcecado por Anderson .Paak. Especialmente seus dois primeiros álbuns, por causa da forma como eles fluem. E, obviamente não para o mesmo, mas o uso de samples e outras coisas. E, sim, eu só queria que nosso álbum parecesse assim porque, para mim, dá à música um contexto elevado quando há sons surpreendentes ou, ou momentos tirados de outras coisas.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E o que vocês acreditam que mudou no CLEOPATRICK durante esses anos desde seus primeiros EPs e agora? Como vocês sentem que cresceram como banda?

IAN FRASER: Muita coisa mudou. Eu acho que ganhamos confiança, honestamente, tipo, você sabe, nós tivemos muitas oportunidades. Não temos permissão para recusar muitas oportunidades e em momentos muito críticos, fazer coisas continuamente, de maneiras que eu pensaria bem, da maneira que quisermos ou preferíamos. E eu não sei, o fato de que temos sido capazes de continuar fazendo isso e crescer no ritmo que temos. Acho que realmente nos permitiu ganhar confiança em nós mesmos e em arte. Hum, e eu acho que isso é realmente uma grande parte do que fez BUMMER tão importante, e tão ‘nós’ quanto possivelmente poderia ter sido. Tipo, eu acho que nós ganhamos muita perspectiva e confiança em nós mesmos, como músicos e como pessoas. E, sim, estou meio que expandindo a confiança do nada, eu diria.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E se vocês pudessem enviar uma mensagem para vocês do passado e do futuro, o que vocês acreditam que seria?

IAN FRASER: Frequentemente falamos sobre como gostaríamos de poder ter enviado essa música de BUMMER para nós, nossos ‘eus’ passados, Luke e Ian mais jovens. Mas também sinto que talvez eu não fizesse isso porque talvez não teríamos trabalhado tão duro para chegar lá, e talvez isso tivesse bagunçado a linha do tempo.

LUKE GRUNTZ: Eu ia dizer a mesma coisa. Tipo, é romântico pensar sobre como mostrar ao nosso passado aquele álbum. Mas não acho que faria, acho que apenas deixaria, tipo, estou muito feliz com a forma como essa história está indo até agora. Não é como se as coisas fossem ruins antes. Nós sempre nos divertimos muito. Então é legal. E tipo, pensar em falar comigo mesmo no futuro, eu realmente não sei se eu diria algo. Eu acho que estou mais interessado em viver o momento.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): E, finalmente, temos uma faixa “2008”, que é um pouco diferente, lenta, emocional, fala sobre corações partidos. Isso é meio diferente do que estamos habituados a ouvir de vocês. Como essa faixa nasceu?

LUKE GRUNTZ: Sendo honesto, muito mais das canções que escrevo por conta própria soam assim, então soam como as canções típicas do CLEOPATRICK. Eu acho que isso vem mais naturalmente, mas quando se trata de CLEO, como se sempre quiséssemos criar essa energia e essa vibe, estivemos tão focados no show ao vivo que sentimos por um longo tempo, como músicas animadas e empolgantes são o que queríamos, para realmente aprimorar nossas habilidades. Mas quando se trata de BUMMER, é como se Ian e eu amamos a arte de um álbum e queríamos ter certeza de que embora, enquanto nós, definitivamente queríamos que este álbum fosse intenso como realmente caótico, nós também sabíamos que o ouvinte merece uma pausa. E então há aqueles momentos como “YA”, onde nós meio que deixamos as pessoas descansarem seus ouvidos por um segundo. É como a calmaria entre as músicas em nosso set ao vivo, onde as pessoas podem respirar um pouco, talvez ir pegar um copo d’água nos bares. E então “2008” deveria ser como uma escolha temática, como definir, querer ter uma música como essa no álbum antes que houvesse alguma ideia para ela. E sim, é, é suposto ser o clímax do álbum. Como se o álbum fosse começar muito, muito confiante. E então, com cada faixa, algo é arrancado do narrador. E quando você está em “2008”, é como se quase antes de você perceber, toda a confiança se foi e é simplesmente vulnerabilidade e abertura. E eu acho que ter uma música como essa contrasta com as outras de uma forma muito especial, e faz com que o álbum pareça um álbum.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Então foi uma escolha muito natural. Você não acha que correu qualquer risco fazendo esse contraste em BUMMER?

LUKE GRUNTZ: Sim, acho que me senti um pouco nervoso, mas também, assim que começamos a gravar a música, tipo, acho que todos na sala, sentimos que isso é legal. Isso é especial. Hum, e isso nos deu muita confiança. Tipo, hum, acho que a única incerteza veio de, tipo, saber que há algumas pessoas que ouvem nossa música e estão esperando algo muito diferente do que nós. E em algum ponto ao longo do caminho, acho que Ian e eu decidimos que realmente não nos importamos com o que essas pessoas pensam.

NATÁLIA (ROCKNBOLD): Qual foi a música mais desafiadora que vocês colocaram no disco e como vocês a escolheram qual faixas estariam no álbum?

LUKE GRUNTZ: Oh, essa é uma boa pergunta. O que você acha que foi mais desafiador? Estou tentando pensar, no que diz respeito a tracklist. Na verdade, acho que “2008” foi muito difícil na produção. Passamos muito tempo nessa música, organizando e tentando construí-lo corretamente. Nós tentamos várias combinações diferentes de quando o baixo entrava e como o reverb aumentava e tal. Lembro-me disso, que era um ovo difícil de quebrar, mas não parecia que era difícil ou, ou como, como se eu nunca estivesse sentado lá e pensando, oh, isso é um saco. Foi apenas…

IAN FRASER: Apenas dois dias seguidos. Sim.

LUKE GRUNTZ: Apenas demorou muito, muito tempo.

Ouça BUMMER e acompanhe o CLEOPATRICK nas redes sociais:
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts