Termômetro K-Pop #25: JIN (BTS), ONEUS, Weki Meki e muito mais!

Para não deixar nenhum lançamento do k-pop passar despercebido, o ROCKNBOLD listou as principais novidades da última quinzena, incluindo ONEUS, JIN (BTS), Weki Meki e muito mais.
Por Bruna Antenore, Ioná Corrêa, Isabella Vieira, Lívia Stamato e Júlia Baruki

ONEUS – BLOOD MOON

No dia 09 de novembro, ONEUS voltou para um terceiro comeback este ano! Depois de lançar seu primeiro full-album, Devil, e promover um concerto de dois dias, o grupo lança o terceiro álbum do ano, o EP BLOOD MOON. “Luna”, a title track, traz uma bela combinação de sons tradicionais coreanos com os elementos atualizados de synths e baixos. O videoclipe traz a mesma qualidade, com transições entre os membros vestidos com hanboks (vestes tradicionais coreanas) e ternos modernos. A coreografia, com leques, é igualmente cativante e é bem aproveitada pelos efeitos visuais do clipe.

A combinação de sons tradicionais e modernos, vistos em “Luna” e anteriormente em “Lit”, também abre o álbum. A “Intro: Window” é especialmente marcante por isto, com a participação dos vocais penetrantes de Choi Yerim e sua harmonia às batidas de hip-hop. A faixa de abertura recebeu um videoclipe antes do lançamento do álbum. “Shut up 받고 Crazy Hot” e “Life Is Beautiful”, outras das sete faixas, também tiveram lançamento antecipado através do ONEUS : THEATRE. Os videoclipes são inspirados em Mad Max e Sociedade dos Poetas Mortos, respectivamente.

JIN – Yours

Conhecido por seus agudos marcantes – e por se autointitular como o “homem mais bonito do mundo” -, Kim Seokjin lançou seu primeiro solo fora das produções do BTS com a faixa “Yours”, que compõe a trilha sonora do dorama Jirisan. Essa é a segunda música com Jin em um k-drama, considerando que o cantor já colaborou com o parceiro de grupo Kim Taehyung (V) na energética “It’s Definitely You”, que faz parte da OST da série HWARANG.

Dentro dos projetos do boy group, Jin já havia feito alguns solos dramáticos, como em “Epiphany” e “Moon”. Em “Yours”, ele segue a fórmula já apresentada nestas canções, entregando uma balada romântica que mescla uma letra potente com um vocal doce e suave. E você sabia que, além do trabalho como idol, o artista também fez faculdade de arte e atuação? Enquanto esperamos vê-lo fazendo parte do elenco de algum projeto audiovisual, seguimos dando stream na incrível primeira OST de Seokjin!

VICTON – Sweet Travel

Celebrando cinco anos desde o debut, VICTON lançou a faixa comemorativa “Sweet Travel”. Com elementos de pop-rock, a canção é doce e vibrante, perfeita para uma temporada de verão. O videoclipe segue a mesma vibe, com os membros em momentos mais descontraídos e claramente se divertindo durante a gravação. Com um som consistente e delicado, a faixa não é – nem foi feita – para ser um hit inovador, mas é catchy e é impossível não cantarolar o refrão durante horas após ouvi-lo. A música é o primeiro trabalho do grupo sem a participação de Seungwoo. Antes de alistar-se ao exército, o artista divulgou, em junho, seu álbum solo Fade.

T-ARA – Re:T-ARA

Primeiro comeback do girl group após quatro anos, T-ARA retorna com Re:T-ARA, single album de duas faixas. “TIKI TAKA”, escrita pelo cantor e compositor Colde, apresenta os vocais maduros das quatro integrantes. Com versos criando um ambiente sombrio e sexy ao mesmo tempo, o single mostra uma nova direção sonora ao grupo, pois consegue apresentar elementos que marcaram a discografia do T-ARA anteriormente, porém, com novas texturas.

No entanto, o destaque principal está em “ALL KILL”, com um toque de western, a faixa embarca ainda mais na narrativa de sofrência. A melancolia é acompanhada por um refrão explosivo, rap potente e high notes incríveis. Para os fãs que aguardaram anos por um retorno do grupo, “ALL KILL” cumpre o papel de recolocar os grupos femininos da segunda geração no centro das atenções e ,para quem está conhecendo o grupo por Re:T-ARA, é uma ótima oportunidade para procurar mais da discografia do T-ARA.

TXT – Chaotic Wonderland

Terceiro lançamento japonês do TXT, Chaotic Wonderland é composto por quatro faixas, sendo três delas já conhecidas pelos fãs do grupo. O mini-álbum abre com “0X1 = LOVESONG (I Know I Love You)”, canção que foi a title de The Chaos Chapter: FREEZE. Porém, o single agora conta com uma nova versão. Além de ser cantada em japonês, no refrão não é mais Seori que acompanha o grupo, mas a cantora japonesa Ikuta Lilas. Além disso, dos lançamentos anteriores do grupo em 2021 que também estão na tracklist, “MOA Diary” também ganha uma nova versão em japonês.

A novidade do EP é “Ito”, que destoa positivamente das outras faixas, entregando quase um dreampop, mostrando mais uma vez que o TXT consegue perfeitamente explorar brilhantemente qualquer gênero musical.

Billlie – RING X RING

Cheias de atitude e com um som bastante ousado, as meninas do Billie debutaram no início de novembro com o EP the Billage of perception: chapter one. As seis faixas do álbum se unem em uma constelação peculiar de gêneros musicais, trabalhando juntas para evidenciar as diferentes habilidades, não só de cada integrante, mas também do grupo como unidade.

A title track escolhida para o debut foi RING X RING, uma obra que condensa a mistura de elementos presente por todo o álbum em apenas 3 excêntricos minutos. A canção leva o ouvinte por diversas curvas inesperadas, sendo marcada por uma batida intensa e confiante à qual o carisma das integrantes faz jus. O som parece ser bem inspirado por J-Pop, com um ar de magia e mistério que torna o refrão digno de uma abertura de série de animação. Não há dúvidas de que a faixa é uma surpresa na primeira vez que se ouve, mas é exatamente isso que a torna tão fascinante.

Bernard Park – Bad Influence

Após três anos sem lançamentos solo, o vocalista Bernard Park – anteriormente conhecido como Nakjoon – faz o seu retorno com a sensual Bad Influence. Contando a história de uma pessoa que se apaixona tão intensamente que não consegue pensar em mais nada, sacrificando até mesmo os seus próprios afazeres diários, o single é movido do início ao fim pelo aveludado falsete do cantor. Essa escolha vocal, juntamente com o baixo e os instrumentos de sopro no instrumental, atribui uma atmosfera suave e sedutora à canção, de forma a tornar o sentimento presente na letra ainda mais palpável.

Weki Meki – Siesta

Depois do que pareceu uma eternidade, finalmente Weki Meki retorna! E com um ótimo mini-álbum para enriquecer ainda mais a discografia do girl group. De outubro de 2020 até agora, os fãs aguardaram ansiosamente notícias do comeback do grupo que só veio no dia 19 de novembro.

“Siesta” é o single que lidera I AM ME e consegue entregar um pop animado de uma forma que somente o Weki Meki faz bem. “Siesta” explora mais os vocais das meninas em comparação a “Cool”, mas da mesma forma que a title do trabalho anterior do girl group, a canção possui um refrão contagiante, impossível tirar da cabeça.

Younha – “END THEORY”

No dia 16 de novembro Younha trouxe seu sexto álbum de estúdio em seu comeback. A facilidade em que o álbum flutua em diferentes sonoridades e texturas reforça a versatilidade e talento da cantora. A faixa de abertura “P.R.R.W.” já mostra um pouco do tom do restante do álbum. Mesmo nas músicas mais tímidas ou com instrumental mais lento, a artista consegue extrair o máximo com o uso de viradas interessantes que trazem um tom de euforia em seus refrões, como em “Wish” e “BIG PICTURE”.

As baladas pop mais lentas como “Highlight” e “Truly” carregam nos vocais o verdadeiro destaque, deixando com que Younha mostre todo seu potencial. Além disso, a title track “Stardust” apresentou um instrumental épico surpreendente para o pop melódico e novamente mostrando os vocais impecáveis da cantora, com um clipe delicado e emocionante. “Savior” encerra o álbum deixando os fãs ansiosos por seus próximos lançamentos.

Mark Tuan – Last Breath

Depois do single “One In A Million”, Mark Tuan (GOT7) faz seu segundo comeback do ano com o single “Last Breath”. O lançamento no dia 12 de novembro trouxe uma faixa com elementos do R&B com uma letra em inglês falando sobre a solidão e separação inevitável, mas que ainda não conseguimos deixar o outro ir por completo. O clipe traz o cantor sozinho em diversas situações, com elementos visuais da cultura americana, como o posto de gasolina, a estrada no deserto e também uma típica lanchonete.

E’LAST – TO.LIE

E’LAST fez seu comeback em setembro com o EP DARK DREAM, que contou com 4 faixas, incluindo “Dark Dream (Instrumental)”. Desta vez, o primeiro grupo da E Entertainment trouxe no videoclipe elementos que diferem um pouco dos primeiros lançamentos do grupo, como o estilo mais descontraído nas roupas, muitos tons pasteis e uma estética quase cottagecore e outonal. A música possui uma melodia pop contagiante com trechos de hip hop trazendo velocidade ao single.

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