8 K-Bands para você expandir seu gosto em K-Pop

Day 6 - K-pop

Que o k-pop é um dos gêneros favoritos da redação do ROCKNBOLD todo mundo já sabe. Agora, para diversificar ainda mais as suas playlists, montamos uma lista de bandas sul-coreanas que substituem os passos de dança por instrumentos, fugindo do que normalmente é esperado quando falamos de k-pop.

Por Ioná Corrêa

DAY6 – Zombie

Provavelmente a banda mais conhecida pelos fãs da 3ª geração do k-pop, o DAY6 debutou em 2015 e, desde então, mostra constantemente como grupos desse estilo merecem um lugar maior no cenário mainstream. Os cinco integrantes do conjunto se destacam especialmente por seus talentos incomparáveis e por seus vocais distintos, possuindo uma habilidade notável para conectarem-se com os fãs através de suas letras únicas e cativantes.

A canção Zombie, lançada em maio de 2020, é o single mais recente do conjunto e, com ele, a banda prova mais uma vez a sua capacidade de providenciar músicas para todos os estados de ânimo possíveis. O instrumental suave e a letra melancólica sobre a sensação de se encontrar preso em uma rotina infeliz juntam-se para criar uma atmosfera de empatia, confortando o ouvinte.

O antecipado comeback do DAY6 acontece agora, dia 19 de abril, com o álbum The Book of Us: Negentropy – Chaos Swallowed Up in Love.

The Rose – Red

Formada por quatro integrantes, o The Rose é uma banda de indie rock. Apesar de terem passado alguns anos de sua carreira com a J&Star Company, o grupo iniciou suas atividades de forma independente em 2015, debutando oficialmente sob agenciamento da companhia somente em 2017. Em 2020, voltaram a ser artistas autônomos após entrarem com um processo para a terminação de seu contrato.

Com sentimentos que apenas conseguem ser expressados pela cor única da voz do líder da banda, Woosung, Red é uma canção calma com alguns elementos eletrônicos que é indispensável na biblioteca musical de qualquer pessoa. Na obra vemos claramente traços das intenções que o grupo deixa claras no significado do nome The Rose: “mostrar músicas que coexistem com a beleza das flores e com a agudeza dos espinhos”. 

Rolling Quartz – Blaze

As cinco integrantes do Rolling Quartz são atualmente algumas das únicas mulheres do k-pop que se fazem presentes no mercado das bandas – e elas estão aqui para ficar! Antes do seu debut oficial em dezembro de 2020, o grupo divulgava sua música através de vídeos em suas redes sociais, adquirindo uma base de fãs fiéis e que cresce cada dia mais. O MV de Blaze, o primeiro single da banda, excedeu 100 mil visualizações nos primeiros 5 dias de lançamento, além de ter garantido mais de 70 mil novos inscritos ao novo canal do grupo no YouTube.

LUCY – Snooze

Após terminar em segundo lugar na competição Superband em 2019, os integrantes da banda Lucy – nomeada em homenagem à cadela que estava presente no estúdio onde o baixista Cho Wonsang  costumava trabalhar – fizeram seu debut oficial em maio de 2020. O som único do conjunto é marcado pelo uso de um instrumento pouquíssimo convencional para uma banda de k-pop: o líder Shin Yechan ocupa também a posição de violinista do grupo.

Snooze é uma canção extremamente única e divertida, algo bastante diferente do que costumamos ouvir no mercado mainstream atual. Vale ressaltar que o violino é um instrumento que funciona de forma inesperada para complementar com sucesso a energia positiva presente em todos os outros elementos da música.

N. Flying – Rooftop

Em atividade desde 2013, o N.Flying fez primeiro o seu debut no Japão, somente estreando na Coreia do Sul em maio de 2015. No entanto, foi apenas em 2019 que a banda conseguiu obter um maior sucesso nas paradas musicais com o single Rooftop. A canção viralizou após um usuário anônimo a compartilhar em uma plataforma online e, a partir daí, atingiu a primeira posição em todas as maiores charts sul-coreanas, além de ter presenteado o grupo com a sua primeira vitória em um music show. 

Rooftop é uma canção influenciada por elementos de reggae que se encontram por baixo de um instrumental em grande parte derivado do rock. A música é uma ótima junção dos elementos brincalhões pelos quais o N.Flying é conhecido com um lado um pouco mais sério e maduro do estilo da banda. 

ONEWE – End of Spring

Com elementos eletrônicos bastante presentes no estilo do grupo, os cinco integrantes do ONEWE contribuem com seus talentos e personalidades de maneira única para a banda. O grupo tem alguns covers que viralizaram no meio do k-pop nas redes sociais, como o de Hip do Mamamoo e Dolphin do Oh My Girl, além de demonstrarem grande consistência na qualidade de suas músicas. 

End of Spring, o single mais recente do ONEWE, colocou em evidência um novo aspecto do estilo musical que o grupo vem desenvolvendo, mostrando grande versatilidade em uma música que é um tanto quanto energética quando comparada aos seus lançamentos anteriores. Em atividade desde 2015 sob outros nomes, a banda irmã do grupo ONEUS fez o seu debut oficial com o nome atual em maio de 2019.

W24 – Joahaeyo

Com uma carreira curta mas que tem demonstrado cada vez mais potencial de crescimento, a W24 é uma banda que debutou em 2018, constituída atualmente por quatro integrantes – incluindo o vocalista chileno Howon – todos eles responsáveis por contribuir com as letras, a produção e composição das músicas. O estilo do grupo é bastante marcado tanto por elementos mais suaves, como os presentes na canção Joahaeyo, quanto por alguns mais energéticos e orientados mais para o rock.

Os próprios integrantes da banda já mencionaram o The 1975 como grande influência em sua música, especialmente quando se trata do equilíbrio entre sons acústicos e elementos eletrônicos.

IZ – EDEN

De todas as bandas presentes nesta lista, a IZ é provavelmente a que menos utiliza elementos eletrônicos em sua música. O grupo, que debutou em 2017, é fortemente marcado pela influência do rock em seus instrumentos, que funcionam para construir suas melodias de forma clara, harmoniosa e, em canções como Eden, intensa e impactante. Os vocais de Jihoo, o vocalista principal da banda, contribuem ainda mais para o som marcante do grupo.

Gostou da lista? Não deixe de acompanhar mais do conteúdo de k-pop do ROCKNBOLD!

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts