girl in red e seu primeiro álbum: “if i could make it go quiet”

girl in red | Jonathan Kise

A norueguesa Marie Ulven, assim como alguns artistas da sua idade, iniciou sua carreira divulgando na internet suas músicas. Ao colocar suas faixas para o mundo ouvir, provavelmente não imaginou que seria ouvida mensalmente por onze milhões de pessoas somente no Spotify. if i could make it go quiet é o primeiro álbum de girl in red, que já despertava interesse de ouvintes ao redor do mundo para saber seus próximos passos.

girl in red estourou em 2018 após o lançamento de “i wanna be your girlfriend” e “girls”, mas o projeto musical existe desde 2017. A sua estética vintage e analógica nas fotos, composições curiosas das imagens de fundo normalmente com flores foram a sua marca para as capas dos singles anteriores. Em seu primeiro álbum, as flores estão presentes, em menor quantidade, mas preenchendo as laterais e o fundo da imagem.

A marca da geração Z no mundo da música vem sendo a honestidade brutal das letras, relatando mais abertamente sobre sexualidade, problemas de ansiedade e depressão. A era anterior das divas pop empoderadas foi lentamente sendo modificada para incluir também um discurso de vulnerabilidade e anseios femininos.

Neste seu primeiro álbum, Marie expressa a gangorra de emoções que muitos jovens adultos sentem. As conversas solitárias e os fluxos de pensamentos estão nas letras e na forma de cantar acelerada de algumas músicas. Não somente isso, a cantora cria algo único e profundo ao dividir sobre aprender a lidar com nossas partes assustadoras e mais profundas, ao mesmo tempo em que tentamos compreender o mundo à nossa volta.

if i could make it go quiet

O debut da cantora atrasou, mas serviu para acalmar o coração do jovem no período da tormenta. girl in red trouxe em if i could make it go quiet uma temática pessoal, mas que muitos enfrentam, principalmente nesses novos e estranhos tempos. A bagunça mental em que a cantora se encontra é exposta de maneira cativante ao longo dos quase 34 minutos em que a acompanhamos.

“Serotonin” abre o álbum de forma energética e contagiante, com a letra cantada de forma mais rápida, simulando o hip hop no pré-refrão. O universo lúdico desenvolvido na melodia com mistura de referências também conta com a co-participação de FINNEAS. A música também foi escolhida como single e lançada em 3 de março e definitivamente marca uma nova era, já que foi a escolhida para ganhar uma performance no Jimmy Fallon, sendo seu debut na TV .

https://www.youtube.com/watch?v=d4IoZuP5mCw

“Did You Come” traz a sonoridade lo-fi/indie pop que os fãs esperavam, mas com uma releitura e toques de eletrônica. A letra sobre infidelidade, apresenta o tema de uma forma mais leve e descontraída, quebrando o ciclo de questionamentos e tristeza do rompimento por traição com a frase “Wait, nevermind”. “Body And Mind” brinca com distorções vocais enquanto relata seu conflito interno. Posteriormente ao abaixar sua guarda, sentimentos conflitantes surgem. Nessa música também temos o trecho que gerou o nome do álbum, tentando obter calma e serenidade a qualquer custo ao longo das tormentas da vida.

Amizade colorida e conflitos

A amizade colorida é algo cada vez mais comum, mas que nem todos conseguem lidar da melhor maneira, Marie através da sua experiência, cria identificação com seus fãs. “hornylovesickmess” fala sobre sua relação pessoal, mas também sobre a de muitos de nós. Quando a nossa prioridade deixa de ser o outro e o amor, mas não conseguimos mudar isso. Tentar colocar um ponto final da melhor maneira possível, já que muitas vezes o outro se torna apenas uma válvula de escape para sexo.

“midnight love” foi lançada em 2020, a primeira música do álbum que escutamos. A letra fala sobre não ser a primeira opção, com um toque de piano melancólico que complementa o sentimento de fragilidade da letra . Ao mesmo tempo, a batida acelerada transmite agonia de correr atrás de algo que nunca terá plenamente. “You Stupid Bitch” retorna com um indie que flerta com o punk. Remete ao trabalho de Yungblud, principalmente o instrumental da acelerada “I Love You, Will You Marry Me”. A letra fala sobre a frustração de ter alguém que sempre escolhe outra pessoa, mas acaba voltando quando o relacionamento dá errado.

A segunda metade de if i could make it go quiet

Em agosto do ano passado, já conseguíamos ouvir “Rue”, inspirada na personagem da série “Euphoria”. A identificação com a personagem gerou essa música cativante e triste. A tentativa de superação e a luta em ter a saúde mental ideal, com uma rede de apoio de quem genuinamente a ama. “Apartment 401” tem a letra sobre o abismo emocional que podemos encontrar, enquanto está no chão do quarto. As ondulações densas da melodia com os sintetizadores remete mais ao pop melancólico.

“.” tem uma melodia mais folk, um ritmo que lembra o indie dos anos 2000, principalmente as melodias de artistas como Kings Of Convenience. A letra sobre superar um amor quando a outra parte já superou, enquanto um reflete o que poderia ter feito diferente. O toque agridoce da melodia com upbeat, aos poucos ganhando corpo e um tempo mais acelerado, ao mesmo tempo que a letra é deprimente. “I’ll Call You Mine” continua o ritmo mais alegre enquanto o álbum vai chegando ao fim, um devaneio que retrata a insegurança de se permitir amar novamente. “it would feel like this” fecha o primeiro álbum de girl in red apenas em melodia. Momento de reflexão sobre todas as letras e de acalmar o coração depois da avalanche de sentimentos.

if i could make it go quiet é essencialmente sobre o amor e as novas formas que os jovens adultos enxergam e sentem todas essa montanha-russa de se entregar de olhos fechados as agonias e delícias do sentimento romântico. As letras, pela sua estrutura mais simples e repetitiva, fixam facilmente na cabeça do ouvinte. Acima de tudo, mostrou a versatilidade da cantora que antes era mais conhecida apenas na cena indie e lo-fi, mas que vai alçando novos voos e explorando novas sonoridades ao passo que se encontra na vida e na música.

8/10

girl in red if

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts