Com mais de cinco anos de carreira, o TWICE já experimentou diversos estilos musicais. Do bubblegum pop que marcou seus primeiros hits até o amadurecimento musical do grupo a partir de “Fancy” e “Feel Special”, as nove integrantes sempre se esforçaram para apresentar comebacks cada vez mais elaborados. Para os fãs, a preocupação do girl group em entregar trabalhos de qualidade fica explícita por se estender dos singles para as b-sides, que apresentam uma execução cada vez mais bem feita.
Taste of Love é o exemplo perfeito dessa evolução do grupo. Sem perder sua magia, o mini-álbum apresenta o girl group em sua forma mais elegante e viciante, com todas as faixas apostando no dance-pop influenciado pelo retrô. Se em Eyes Wide Open elas entenderam o que a música pop mundial estava apresentando e mesclaram essas texturas com as características sonoras do TWICE, em Taste of Love chegou a vez delas ditarem a nova tendência para o verão do hemisfério norte.
Para os que esperavam um comeback explosivo como “Dance The Night Away” e “More & More”, “Alcohol-Free” vai em uma direção totalmente oposta. Envolvente, a canção mostra a versatilidade do TWICE, conseguindo capturar a sensação calorosa do verão e aplicando nela um romance tão cativante que te deixa bêbado de amor. A sensação de embriaguez é sentida pelo ouvinte, sendo quase impossível não se apaixonar por Jihyo e Mina cantando “I’m drunk in you” ou se perder na voz doce de Sana e Momo listando bebidas no refrão.
A melhor parte de “Alcohol-Free” é perceber o quão diferente ela é das canções que estão sendo apresentadas atualmente no k-pop. Outros artistas utilizaram de elementos da bossa nova, como foi o caso do DAY6 em “Ouch”, Girls’ Generation em “One Afternoon” e até a IU em “Obliviate”. Entretanto, o TWICE dá um passo mais arriscado ao escolher o gênero musical como inspiração para o single do mini-álbum. Em um primeiro momento, pode soar até diferente demais, mas após ouvir a música algumas vezes, não tem como não se derreter pelo carisma das nove integrantes.
Na sequência, “First Time” é a amostra de uma das características mais fascinantes de Taste of Love: a participação das meninas nas composições. Sana, Jihyo, Dahyun e Nayeon estão creditadas nas b-sides, transformando a experiência de ouvir o mini-álbum em algo excepcional. Na música, o falsete e o baixo se destacam, misturando elementos nostálgicos e atuais do R&B em uma das melhores faixas do ano.
A tensão romântica de “Scandal” é eletrizante, trazendo consigo uma letra que descreve emoções misteriosas. Mesmo com um instrumental acelerado, a habilidade vocal das integrantes faz com que a sensação de apreensão seja sentida pelos ouvintes ao cantarem o refrão “Baby we’re a scandal / Way too hot to handle / You can’t keep your eyes off / And it’s just the way I like”, com destaque para as partes em que elas sussurram os versos. É uma música que poderia não funcionar com outros grupos devido a esse contraste, mas a interpretação do TWICE foi capaz de entregar um dance-pop ansioso e poderoso.
“Conversation” segue o ritmo das duas faixas anteriores, explorando temas mais maduros como um amor que não precisa de palavras para ser expressado. O único problema da canção é que ela é curta demais, com um pouco mais de 2 minutos de duração. Quando o ouvinte está ficando envolvido pelo som, a música acaba. Isso não atrapalha a genialidade de Taste of Love, mas poderia tornar o trabalho ainda mais impecável. Depois, “Baby Blue Love” é a faixa mais influenciada pelo retrô. Os sintetizadores, baixo e guitarra se encaixam perfeitamente com as nove vozes.
Para finalizar, “SOS” é uma das músicas mais brilhantes da música pop em 2021. Nela, os sintetizadores nos transportam diretamente para a década de 1980. A sensação imersiva é ainda intensificada pelos vocais doces que auxiliam na ambientação da canção. Com potencial de virar uma das b-sides favoritas dos fãs, “SOS” é uma obra-prima principalmente para aqueles que curtem city pop.
Com Taste of Love, TWICE não tem medo de se expressar e entender a sua capacidade de sempre surpreender seus fãs com novas experiências sonoras. É o trabalho mais coeso do grupo, tanto na produção quanto nas composições. Além disso, faz o ouvinte ansiar por mais lançamentos do girl group da JYP Entertainment. Esperamos em breve poder acompanhar uma title track escrita pelas integrantes.