NCT DREAM está de volta e desta vez para ficar! Após abandonarem o sistema de graduação e Mark retornar a formação do grupo, o boygroup da SM Entertainment apresenta seu primeiro full album. Em “Hot Sauce”, eles não ficam presos ao que foi apresentado anteriormente pelos meninos, mas mostram o amadurecimento conjunto dos sete integrantes.
Por Elisa Carletto e Júlia Baruki
Para os que caíram nessa review por acaso e não estão familiarizados com o sistema de NCT, o NCT DREAM é uma das subunidades do grupo NCT. Com conceito juvenil e refrescante, a unidade foi criada com intuito de ter sua formação composta pelos membros mais jovens do grupo, que então graduariam da subunidade assim que completassem a maioridade coreana (20 anos).
Inicialmente formada por Mark, Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, Chenle e Jisung, o NCT DREAM debutou em 2016 com o single “Chewing Gum”, que até hoje é reconhecida pelo seu ritmo chiclete. Por causa do sistema rotativo por idade, a última vez que os sete integrantes iniciais estiveram juntos em um comeback do DREAM foi em 2018, com o hit “We Go Up”. Em 2019, o membro mais velho, Mark, nascido em 1999, completou 20 anos e se despediu da unidade com sua graduação. Desde então, muitos fãs protestaram e pediram para que o funcionamento de base rotativa por idade fosse abolido e que NCT DREAM fosse posta como uma subunidade fixa, para que nenhum outro “Dreamie” tivesse que graduar.
A SM Entertainment então ouviu o clamor popular e não promoveu a graduação dos membros mais velhos em 2020, e o DREAM se manteve com 6 integrantes durante o ano. Em 2021, os fãs da unidade foram presenteados com a notícia de que Mark, o único membro que se despediu do grupo, iria voltar.
Agora, com a formação inicial do grupo, os sete integrantes estão retornam com seu primeiro full album desde o debut do grupo quatro anos atrás. Composto por dez faixas, “Hot Sauce” apresenta umo NCT DREAM mais madura, abalada pelo fim da adolescência, mas sem medo de encarar a vida adulta.
Começando com o pé direito, a faixa “Hot Sauce” abre o álbum representando positivamente o amadurecimento do grupo. A narrativa de romance inocente de seus comebacks anteriores é deixada de lado para mostrar um amor apimentado. Vibrante, “Hot Sauce” inicia muito bem a obra e é um dos comebacks mais interessantes de 2021 até o momento. Mais uma vez a SM Entertainment não apresenta medo de sair da zona de conforto do pop e usa seus grupos como teste para experimentações musicais.
A influência da música latina no k-pop já não é uma novidade – neste ano vimos CHUNG HA lançar uma faixa inteiramente em espanhol e, na própria empresa do NCT Dream, grupos como Super Junior e SHINee também buscaram inspiração na América Latina anteriormente. No entanto, “Hot Sauce” se diferencia desses outros na procura por um estímulo sonoro latino, pois apresenta a versatilidade dos Dreamies com destaque às partes mais melódicas lideradas por Renjun, Chenle e Haechan.
Após um início arrasador, é esperado que a qualidade se mantenha por toda a obra. Entretanto, ao tentar abraçar o sabor picante de “Hot Sauce”, a segunda faixa “Diggity” acaba passando despercebida. Com uma letra encantadora, a track narra uma aventura em um mundo desconhecido. O mesmo ocorre com “Rocket” – por mais que a música interessante, ela cai em repetição e deixa um gostinho de que seu potencial não foi totalmente explorado.
“My Youth” e “Be There For You” são outros exemplos de faixas que poderiam agregar muito mais ao álbum, mas terminam não possuindo o tempero especial de “Hot Sauce”. O que as impede de passar completamente despercebidas é a entrega vocal do septeto nas duas músicas, que apresenta muita qualidade por mais que não seja tão cativante quanto outras faixas mais tranquilas do álbum.
Retornando à sua melhor forma, “Dive Into You” é, junto de “Hot Sauce”, a representação perfeita de o que era esperado de um álbum do NCT Dream: uma mistura certeira do amor juvenil com as primeiras experiências da vida adulta. Enquanto a faixa-título percorre um caminho mais experimental, “Dive Into You” se mantém com os pés no chão, mas sem perder sua grandiosidade. Na composição, a relação entre uma baleia e o oceano é utilizada para analisar a vida em casal. Com performance vocal incomparável e um gancho cativante, é quase impossível o refrão apaixonado não ficar colado na cabeça. Vale ressaltar o quão compatível com a música ficaram as vozes de Jisung e Chenle, o que deixa a experiência de ouvir a faixa ainda melhor.
O clima quente também se destaca em “Countdown (3,2,1)”, a faixa de hip-hop que mostra a interação entre Mark e Jaemin – uma dinâmica que fez falta nos últimos lançamentos do DREAM. “ANL” é um dos momentos mais memoráveis do trabalho, com sensação tropical que agrada os ouvidos. Uma canção de amor que mais uma vez arranca performances incríveis de todos os Dreamies traz frescor sonoro no momento do álbum em que é apresentada. “Irreplaceable” vem na sequência mantendo o clima encantador de “ANL”, mas aposta em um instrumental mais nostálgico. Ambas as músicas passam a mesma vibe de lançamentos anteriores, como “7 Days” e “Beautiful Time”.
Outra música que apresentou muito bem o uso do sentimentalismo sem perder a mão é “Rainbow”. Escrita por Mark, Jeno, Jaemin e Jisung, ela é uma carta aberta dos membros sobre suas amizades dentro do grupo e todo o carinho que sentem pelos fãs. Intensificada na carga emocional, é comovente terminar o álbum com “Rainbow”, com todas as suas emoções claras e o reconhecimento de todo o esforço de seus fãs que os acompanharam até o lançamento de “Hot Sauce”.
No geral, “Hot Sauce” é a consagração de tudo o que o NCT DREAM já viveu e direciona o grupo para um futuro excitante. A energia do álbum é contagiante, conseguindo em sua maioria mesclar bem as músicas mais animadas com as faixas mais calmas. Além disso, mostra o quão bem eles funcionam como um septeto e que a decisão de abandonar o sistema de graduação foi certeira.