Hoje em dia todo o mundo conhece e idolatra os Beatles, eles quebraram todos os recordes possíveis, levaram o rock inglês ao reconhecimento mundial e influenciam novos artistas até hoje. No entanto, eles também tiveram que trilhar seu caminho: o primeiro show, o primeiro álbum e também a primeira apresentação ao vivo na televisão americana. Em 9 de fevereiro de 1964, 57 anos atrás, os Beatles se apresentavam pela primeira vez no The Ed Sullivan Show, momento que ficou marcado na história da beatlemania e da música.
Por Bruna Antenore e Júlia Baruki
O surgimento da Beatlemania
No final de 1963, os Beatles já eram um grande nome na Inglaterra. Naquele ano, eles já haviam lançado os álbuns “Please Please Me” e “With The Beatles”, já possuíam 3 singles que alcançaram o primeiro lugar nas paradas britânicas e em outubro se apresentaram no Sunday Night At The London Palladium, um programa de variedades da televisão britânica.
O programa sempre chamava a atenção dos britânicos, contando com mais de quinze milhões de telespectadores e era a chance para vários artistas alcançarem o grande sucesso. O quarteto apresentou quatro músicas: “From Me To You”, o novo single “She Loves You”, “Till There Was You” e “Twist & Shout”. Para eles, a apresentação era muito importante, principalmente, por ser a primeira vez do grupo em um programa para a família e não só centrado no público adolescente.
Até aquele momento, os Beatles eram um fenômeno adolescente, muitas vezes ignorado pela grande mídia. Porém, durante todo o dia da gravação, muitas fãs fanáticas circulavam o The Palladium, esperando por alguma chance de esbarrar com seus ídolos. Naquela noite, o programa teve uma audiência de mais de dezoito milhões de pessoas e muitos olhos se voltaram para aqueles quatro jovens de Liverpool. A partir daquele momento, os Beatles começaram a estampar capas de jornais e nunca mais saíram delas. Alguns dias depois da participação no Sunday Night At The London Palladium, o termo Beatlemania foi utilizado pela primeira vez.
Fora da terra da Rainha
Na Europa, os Beatles já faziam um certo barulho na França e principalmente na Alemanha. Em 1961, a banda fez uma série de apresentações em Hamburgo, onde eles faziam uma série diária de mais de sete horas de show, ambiente que os obrigou a deixar de lado o amadorismo juvenil. Em 1964, agravadora dos Beatles tratava o mercado alemão de maneira particular, lançando versões em alemão de sucessos da banda. “She Loves You” virou “Sie Liebt Dich” e “I Want To Hold Your Hand” se tornou “Komm Gib’ Mir Deine Hand”.
Atravessando o Oceano Atlântico e chegando nos Estados Unidos, a primeira aparição do grupo no país foi em 1963, especificamente no dia 22 de novembro. Uma gravação deles passou na CBS pela manhã e seria reprisada no final do dia, entretanto, esse ainda não era o momento para os Beatles conquistarem a América, pois a apresentação precisou ser adiada, pois naquele dia, John F. Kennedy havia sido assassinado.
Até 1964, as músicas dos Beatles não vendiam muito nos EUA, a gravadora deles no país não tinha interesse em promovê-los e se recusavam a lançar os singles. Finalmente, a Capitol Records passou as músicas da banda para outras gravadoras pequenas, fazendo com que “Please Please Me”, “From Me To You” e “She Loves You” passassem a ser vendidas no país, mas não tiveram sucesso comercial. Apenas no final de 1963, a Capitol concordou em lançar os singles dos Beatles para um grande público. No entanto, isso não foi um problema, apenas com a apresentação na CBS e alguma promoção da gravadora em terras americanas foram o suficiente para chamar a atenção de algumas pessoas e entre elas, Ed Sullivan.
The Ed Sullivan Show
O principal programa de televisão que passava todos os finais de domingo nos Estados Unidos era comandado por Ed Sullivan. Durante 24 temporadas, semanalmente todo tipo de variedade possível passava pelo palco do programa. Sempre com a audiência muito alta, uma participação era uma oportunidade de ouro para qualquer artista, desde um mágico tirando um coelho da cartola até os jovens que estavam começando a montar suas bandas de rock. Era um programa que unia todas as idades em frente da TV para assistir Ed Sullivan e seus convidados.
Dentre os nomes mais notáveis que apareceram no programa, temos a famosa primeira participação de Elvis Presley. Para promover seu primeiro filme, o cantor teve sua apresentação confirmada no programa. Em um primeiro momento, Sullivan foi relutante em convidar Elvis, mas aceitou com uma exigência: a câmera deveria filmá-lo apenas da cintura pra cima, para não “atiçar” o desejo das jovens fãs. Outro grupo que teve sua apresentação alterada para entrar nos padrões da CBS foi o The Rolling Stones, que viram “Let’s Spend the Night Together” se transformar em “Let’s Spend Some Time Together” em 1967.
Durante os muitos anos que The Ed Sullivan Show foi ao ar, grandes atos do rock tiveram a grande chance de se apresentarem para milhões de pessoas. Jefferson Airplane, Buddy Holly and the Crickets, The Beach Boys, James Brown, Janis Joplin e The Doors são alguns dos nomes que pisaram no palco do show. Inclusive, The Doors foi proibido de participar de novo após a primeira aparição do grupo. O banimento deles foi causado pelo fato de que Jim Morrison ignorou as recomendações de não cantar as partes de sua canção que falavam sobre uso de drogas. Ele também apresentou diversos artistas de R&B, incluindo muitos dos artistas da Motown como The Jackson 5 e The Supremes.
No entanto, mesmo com todos esses momentos marcantes apresentados por Ed Sullivan, o mais famoso deles foi proporcionado pelos quatro garotos de Liverpool em sua primeira ida aos Estados Unidos. Com mais de 74 milhões de telespectadores, a apresentação dos Beatles no programa foi o momento de virada na carreira deles, o momento em que eles passaram de ser somente um grupo renomado no Reino Unido e em parte da Europa, para conquistar a América e consequentemente todo o mundo.
A Beatlemania finalmente chega aos Estados Unidos
Enquanto os Beatles já eram super reconhecidos na Inglaterra desde 1962, nos EUA a fama deles começou apenas em 1964 quando em janeiro daquele ano, o single “I Want To Hold Your Hand” alcançou o primeiro lugar no Billboard’s Hot 100 Singles chart, chegando a vender mais de 250 mil cópias em apenas três dias. Animados com a primeira visita ao país para se apresentarem no The Ed Sullivan Show, eles desembarcaram em Nova York no dia 7 de fevereiro, dois dias antes da primeira aparição deles no programa. Com mais de quatro mil fãs os esperando no aeroporto, os ingleses já podiam sentir um pouco do gostinho da fama em território americano.
No dia 9 de fevereiro de 1964, a primeira das três apresentações dos Beatles no programa ocorreu. Naquele momento, ninguém sabia ainda exatamente que aquele seria um momento histórico na carreira do grupo e que impactaria a cultura pop para sempre. Para os 728 ingressos disponibilizados para a audiência do programa foram mais de 50 mil pedidos enviados para a CBS. Com uma apresentação dividida em dois atos, os 73 milhões de americanos que estavam aguardando os Beatles -praticamente 40% da população do país- finalmente puderam ouvir Sullivan falando “Ladies and gentlemen…the Beatles!” e poucos segundos depois a banda tentava disputar que som era mais alto, o de seus instrumentos ou os gritos das fãs. No primeiro ato, eles cantaram “All My Loving”, “Til There Was You” e “She Loves You” e a cada frase cantada por eles era possível ouvir a histeria coletiva da plateia.
Durante a parte em que eles não estavam no palco do programa, um mágico e um casal de comediantes tentaram participar também, mas em relato, eles comentaram que não conseguiam se ouvir, pois mesmo com os Beatles fora do palco, as fãs não paravam de gritar. No segundo ato, eles retornaram com “I Saw Her Standing There” e “I Want To Hold Your Hand” e mais berros foram ouvidos. Ao término da apresentação já era claro que os Beatles eram a sensação dos EUA naquele momento e que a beatlemania conquistou a América.
Durante o restante de sua estadia no país, a banda ainda fez três shows e mais duas aparições no The Ed Sullivan Show, todos esses momentos lotados e abarrotados de fãs inquietos que não deixavam o grupo um segundo em silêncio. Depois de quinze dias nos EUA, eles voltaram para a Inglaterra para iniciar a gravação do primeiro filme deles, o “A Hard Day’s Night”. Entretanto, mesmo distantes fisicamente dos Estados Unidos, o impacto deles permaneceu ali.
No dia 31 de março eles conseguiram o impossível, conseguindo emplacar cinco singles consecutivos no Hot 100 da Billboard: “Can’t Buy Me Love,” “Twist and Shout,” “She Loves You,” “I Want to Hold Your Hand” e “Please Please Me. Eles dominavam 11 dos 100 lugares do chart, mostrando que a chegada deles ao país foi um ponto muito importante para a cultura mundial. O legado da viagem dos Beatles à América foi, antes de mais nada, que eles tiveram sucesso onde outras estrelas da música britânica falharam.
Os Beatles concretizavam a ideia de que novos tempos viriam para os jovens americanos. Em um país onde se ligava a TV e se deparava com questões como o assassinato do presidente John F. Kennedy em novembro de 1963, a crise dos mísseis cubanos e as tensões globais sobre o Muro de Berlim, assistir e gritar pelos quatro garotos de Liverpool era um alívio para os adolescentes, que conseguiam se identificar com suas músicas tranquilas e animadas sobre amor.