Playlist: 25 músicas para o Natal

Entre no clima festivo com algumas das melhores canções natalinas do rock, rap, pop, K-pop e mais
Foto: Divulgação.

Por Luana Harumi, Lívia Stamato e Julia Baruki

Então é Natal – a época mais maravilhosa do ano é um momento de amor, presentes e, é claro que também inspirou uma enorme variedade de canções. Em comemoração, o ROCKNBOLD separou algumas das nossas músicas natalinas favoritas para você revisitar ou conhecer. No final, você encontra uma playlist com estas e outras faixas para curtir nesta data tão especial. Boas festas!

Lil Nas X – “HOLIDAY” (2020)

Em “HOLIDAY”, Lil Nas X dá um gostinho do rap pop que ele seguiria em seu álbum de estreia, MONTERO. No clipe, o artista encarna um Papai Noel prateado em sua oficina de presentes futurista, com direito a duendes robóticos e renas metalizadas.

Taylor Swift – “Christmas Tree Farm” (2019)

Unindo o talento lírico de Taylor Swift a um som clássico de Natal, “Christmas Tree Farm” teria sido escrita apenas cinco dias antes de seu lançamento em dezembro de 2019. A canção animada destaca memórias de infância da cantora – que realmente morou em uma… fazenda de árvores de Natal. 

Mano Brown – “Dezembro é festa” (2019)

O rapper do Racionais MC’s traz um groove envolvente para retratar o espírito natalino com um olhar otimista de união e festa. Com produção de Dj Dri e Mano Brown, a faixa foi descrita pela produtora Boogie Naipe na época de lançamento como uma “releitura de ‘De Frente pro Mar’”, do disco de estreia solo do artista de 2016, “numa ideia que aborda a solidão e reflexões dos momentos finais do ano.”

John Legend – “What Christmas Means to Me” (2018)

Esta deliciosa canção de Natal, lançada originalmente em 1967 à voz de Stevie Wonder, desde então recebeu diversas versões diferentes. A de 2018 de John Legend é, definitivamente, uma das mais marcantes. Integrando A Legendary Christmas, a canção ganha nova vida com a energética voz de Legend e conta ainda com a participação de Wonder na harmônica!

RuPaul com Markaholic – “Hey Sis, It’s Christmas” (2018)

RuPaul traz um pop-rap eletrônico para esta faixa ultra-festiva de Natal, completa com uma batida animada e jogadas de linguagem irreverentes. Em 2021, a canção ganhou uma nova versão na voz de Ella Vaday, Kitty Scott-Claus e Krystal Versace, finalistas da terceira temporada de RuPaul’s Drag Race UK.

Tyler, The Creator com Fletcher Jones – “I Am the Grinch” (2018)

Tyler, The Creator traz seu estilo e cadência inconfundíveis para esta divertida canção de Natal, originalmente composta para a animação infantil “O Grinch”, de 2018. A letra resume e captura perfeitamente a essência do personagem felpudo verde, desde detalhes como seu cachorro de estimação até, é claro, seu desdém pela data festiva.

TWICE – “Merry & Happy” (2017)

Um dos maiores girl groups do pop mundial, em 2017, TWICE lançava seu primeiro full album. O Twicetagram presenteou os fãs com “LIKEY”, single contagiante e com um refrão memorável. Meses após o lançamento, Merry & Happy foi anunciado. A versão repackage do álbum teve “Heart Shaker” como single de divulgação, mas é na faixa-título que encontramos a magia do Natal. 

Taeyeon – “This Christmas” (2017)

Mais delicada e calma do que a maior parte dos clássicos de Natal, “This Christmas” da solista Taeyeon entrega a ternura esperada na celebração em família. A voz doce, mas forte da vocalista recorda de Natais passados à espera do que vem neste. A faixa integra o álbum natalino da artista, This Christmas: Winter Is Coming, e é uma trilha encantadora para recordar do ano que tivemos.

LOONA – “The Carol” (2016)

Em 2016, a BlockBerry Creative dava início a um dos projetos mais ousados do k-pop: o pré-debut do LOONA. Com cada integrante sendo anunciada em meses diferentes até totalizar 12 membros em março de 2018, ainda em dezembro de 2016 e com apenas três meninas, o LOONA lançou “The Carol”, música de natal do grupo. Na canção, Heejin, Hyunjin e Haseul cantam sobre uma paixão que vai chegar junto com a neve. 

MC Bin Laden, Mc Brinquedo, MC Pikachu e Mc 2K – “Feliz Natal” (2014)

Em cima de uma batida simples e incrivelmente nostálgica, o funk “Feliz Natal” deseja boas festas e, contando com a participação de dois adolescentes, também realça a regra nº 1 de quem quer ganhar presentes do bom velhinho: ser uma boa criança – nesse caso, mantendo o foco nos estudos.

Ariana Grande – “Santa Tell Me” (2014)

Enquanto alguns pedem por um amor de fim de ano, Ariana Grande é mais específica: ela não quer se apaixonar se eles não continuarem juntos até o próximo Natal. Desde seu lançamento, a canção pop com elementos R&B e o alcance vocal característicos da artista se tornou recorrente nas paradas de mais tocadas nessa época do ano.

EXO – “The First Snow” (2013)

A Coreia do Sul é um país de diversas tradições, entre elas, algumas relacionadas com as estações do ano. No caso do inverno, uma das principais está relacionada à primeira queda de neve no ano, momento que é muito celebrado pela população, pois marca a chegada da estação e também traz lembranças nostálgicas. Segundo a tradição, se você passar a primeira neve do ano com a pessoa que você gosta, o relacionamento será duradouro. No caso da canção, o EXO lamenta um amor que acabou não durando. 

Michael Bublé – “It’s Beginning to Look a Lot like Christmas” (2011)

Originalmente escrita em 1951 por Meredith Willson, “It’s Beginning to Look a Lot like Christmas” se tornou um dos grandes hits de Natal na voz do canadense Michael Bublé. O cantor lançou a regravação pela primeira vez em 2011, mas ela estourou mesmo quando virou single em 2012 e, desde então, é figurinha garantida nos charts natalinos – se tornando também, a faixa de maior sucesso dele. Em 2021, a canção ganhou um clipe em comemoração aos dez anos de lançamento.

The Killers – “Don’t Shoot Me Santa” (2007)

O Papai Noel não é o bom velhinho para todos. Em 2007, o The Killers decidiu brincar com o espírito natalino e trouxe o Papai Noel como uma figura maligna, pronta para matar Brandon Flowers. Na canção, o vocalista jura que foi um bom menino e que merece o perdão do morador do Polo Norte. 

Destiny’s Child – “8 Days of Christmas” (2001)

Escrita por Beyoncé e Kelly Rowland com o produtor Errol McCalla, Jr., “8 Days of Christmas” é baseada na tradicional cantiga “Os Doze Dias do Natal”, apesar de o título supostamente fazer referência ao Hanucá, o Festival das luzes da religião judaica. A faixa é quase uma viagem no tempo, listando alguns dos presentes mais icônicos do começo dos anos 2000, como piercings de umbigo e, ah, CDs. 

Apesar do Natal ser considerado por muitos a época mais maravilhosa do ano, não é assim para todos. De 1997 e relançado como single em 2001, “I Won’t Be Home For Christmas” é um hino para quem mal vê a hora das festas de fim de ano passarem. Parodiando a clássica “I’ll Be Home For Christmas”, Blink-182 ressignifica e agita o Natal com o som das deliciosas guitarras do pop punk e um personagem digno de “Grinch”.

Britney Spears – “My Only Wish (This Year)” (2000)

A canção pop adolescente de Britney Spears pode ser considerada uma irmã mais nova e recatada de “All I Want for Christmas Is You” de Mariah Carey, fazendo um simples pedido para que Papai Noel traga a pessoa amada neste Natal. A faixa originalmente foi lançada no compilado Platinum Christmas, que contava com outros nomes da realeza teen dos anos 2000 como Christina Aguilera, NSYNC e Backstreet Boys e, apesar da recepção negativa da crítica na época, logo se tornou um clássico moderno de Natal.

NSYNC – “Merry Christmas, Happy Holidays” (1998)

Os meninos do NSYNC (incluindo, sim, Justin Timberlake em toda sua glória de ondas platinadas) trazem todo seu charme pop para esta canção natalina que conta até com a participação de um coral. O single foi lançado apenas oito meses depois do debut oficial do grupo nos Estados Unidos – comprovando o poder crescente deles na época. 

Mariah Carey – “All I Want for Christmas Is You” (1994)

Os sinos, a simplicidade dos acordes, a voz marcante de Mariah Carey: “All I Want for Christmas Is You” faz parte do primeiro álbum de Natal da cantora e rapidamente se tornou um clássico moderno das festas de fim de ano. Mariah teria co-escrito a canção em apenas 15 minutos com o compositor brasileiro Walter Afanasieff, como ele contou à Billboard. A faixa se tornou a primeira a entrar nas paradas de mais tocadas em quatro décadas diferentes e, em 2019, alcançou pela primeira vez o topo da Billboard Hot 100 – quebrando, assim, o recorde de jornada mais longa até o número 1. 

Run-DMC – “Christmas in Hollis” (1987)

Neste clássico moderno, os rappers do Run-DMC narram uma noite de Natal em Hollis, Queens, bairro de Nova York onde os artistas cresceram. A canção apareceu originalmente em um compilado de Natal que contava também com nomes como Whitney Houston e Madonna, e usa samples de “Jingle Bells” e “Joy to the World”, além de “Back Door Santa” e “Frosty the Snowman”. 

Jorge Ben Jor – “Natal Brasileiro” (1986)

Em “Natal Brasileiro”, faixa-bônus do álbum “Ben Brasil”, de 1986, Jorge Ben Jor evoca cenas e elementos típicos do nosso Natal, como a família reunida ao redor de frutas tropicais e farofa – tudo ao som de um animado samba.

Wham! – “Last Christmas” (1984)

Corações também podem ser partidos no Natal e é esse o tema do clássico cheio de sintetizadores “Last Christmas”, do Wham! Escrita e produzida por George Michael, ela é uma das canções natalinas modernas mais regravadas, colecionando o impressionante total de 17.806 versões em 2017 (mais do que “All I Want for Christmas Is You” de Mariah Carey, que na época tinha pouco mais de 13 mil versões). 

Queen – “Thank God It’s Christmas” (1984)

Sim, o Queen tem uma canção de Natal. “Thank God It’s Christmas” foi escrita por Brian May e Roger Taylor e, apesar de passar seis semanas nas paradas britânicas depois do lançamento, não apareceu em nenhum álbum de estúdio da banda, sendo incluída somente em Queen’s Greatest Hits III, de 1999, e depois remasterizada na versão deluxe de The Works, de 2011. 

John & Yoko/The Plastic Ono Band – “Happy Xmas (War Is Over)” (1971)

Além de uma boa faixa de Natal, “Happy Xmas (War Is Over)” de John Lennon e Yoko Ono é também uma canção-protesto contra a Guerra do Vietnã. O casal, que já vinha praticando publicamente seu ativismo pela paz havia pelo menos dois anos, lançou uma campanha em dezembro de 1969 com outdoors que diziam “WAR IS OVER! If You Want It – Happy Christmas from John & Yoko” (“A guerra acabou! Se você quiser – Feliz Natal de John & Yoko”) – daí o título.

José Feliciano – “Feliz Navidad” (1970)

O porto-riquenho José Feliciano se inspirou na saudade de sua casa e da família para compor a animada “Feliz Navidad”. A letra simples veio de suas lembranças das comemorações de Natal com seus irmãos e o artista queria expressar a alegria que ele sentia com eles – criando, assim, uma das maiores canções da temporada de festas. 

Quer mais? Siga nossa playlist de Natal no Spotify:
Total
0
Shares
Related Posts