O k-pop é um dos estilos mais diversos da atualidade. Com inúmeros conceitos explorados a cada comeback, o gênero musical não pode ser definido apenas por um grupo, mas por todo um coletivo que em seus lançamentos foge dos padrões e ultrapassa os limites da música pop. Da influência da música latina até o rock, em 2021, o k-pop foi um dos gêneros musicais mais impactantes no cenário mundial. Dessa forma, o ROCKNBOLD selecionou suas title tracks, b-sides e álbuns de solistas favoritos do ano.
Por Ioná Corrêa, Júlia Baruki e Lívia Stamato
As melhores titles de girl groups em 2021:
aespa – Savage
Nos levando diretamente para Kwangya, aespa apresentou “Savage”, segundo comeback do grupo no ano. Com a canção, elas continuaram a jornada que envolve termos como P.O.S, Naevis e SYNK e nos colocam dentro do SM Universe, universo em que o girl group está inserido.
Desde o início com “Oh, my gosh! Don’t you know I’m a savage?”, a faixa não desacelera, se tornando mais feroz a cada segundo. Se com “Next Level” foi possível conhecer um pouco mais do quarteto, em “Savage”, recebemos um comeback ainda mais potente. Das linhas de rap compartilhadas por Karina e Giselle aos momentos melódicos de Ningning e Winter, o aespa entregou uma combinação de hyperpop e trap impossível de passar despercebida.
Brave Girls – After We Ride
Depois de inesperadamente viralizarem com o single de 2017, “Rollin’”, o grupo Brave Girls voltou em Junho deste ano com Summer Queen. O álbum é o primeiro desde 2017 e o primeiro trabalho desde “We Ride” – lançado em Agosto de 2020 e o que, até então, seria o último projeto do grupo.
É “After We Ride”, contudo, que entra em nossa lista de melhores titles femininos do ano. Com o som incandescente do city-pop e elementos dos anos 1980, a canção conta a história de um término não superado. A faixa tem um tom mais maduro do que se ouve no k-pop normalmente, mas não deixa de ser viciante. A música é ainda uma espécie de continuação de “We Ride”, trazendo um significado ainda mais forte na superação de mal-sucedidos.
STAYC – STEREOTYPE
Repetindo a fórmula contagiante de seus lançamentos anteriores, STAYC retornou com um mini-álbum no início de setembro. Com quatro faixas, “STEREOTYPE” foi a escolhida para liderar o trabalho e mostrou o girl group mais empoderado e confiante. A canção passa uma mensagem de autoaceitação através de um refrão chiclete e batidas refrescantes.
Mesclando o pop colorido de “ASAP” e a potência de “SO BAD”, “STEREOTYPE” crava o STAYC como um dos principais nomes da quarta geração do k-pop, entregando uma sonoridade despretensiosa, além de mostrar todo o talento das seis integrantes. Com um ano desde o debut do grupo, o girl group já conseguiu alcançar uma sonoridade própria que conquista todos os fãs do estilo musical.
TWICE – Alcohol-Free
Donas já do primeiro e segundo lugares na lista de músicas mais rápidas da JYP Entertainment a ultrapassar 100 milhões de streams no Spotify, as meninas do TWICE tornaram-se oficialmente as únicas ocupantes do Top 3 do ranking ao conquistarem o terceiro lugar com “Alcohol-Free”. A title pertence ao EP Taste Of Love e, lançada no auge do verão, foi uma brisa refrescante num ano de pandemia, trazendo o calor e o sol para aqueles que ainda não tinham segurança para os buscar fora de casa.
“Alcohol-Free” é um single que mostra não só a versatilidade das nove integrantes do grupo, mas também a sua capacidade de inovar e de se arriscar com um gênero musical não visto normalmente em singles no K-Pop. Repleta de todo o carisma e talento que todos sabemos que o TWICE apresenta, a canção é uma obra verdadeiramente apaixonante – a representante perfeita para um álbum intitulado Taste Of Love.
Weeekly – After School
Com os álbuns We, o Weeekly explorou o conceito teen dentro do k-pop, brincando com a relação das integrantes com a escola. Se com “Tag Me”, o girl group cantou sobre a sala de aula e em “Zig Zag” sobre as atividades extracurriculares, com “After School”, o Weeekly finalizou a trilogia com um single que representa a ansiedade por esperar a aula terminar para poder se divertir com os amigos e andar de skate. Descontraída e divertida, o ouvinte passa a ansiar junto com as sete integrantes o sinal avisando o fim do dia escolar. O pop leve de “After School” consegue agradar todos os públicos e colocou o grupo no radar de quem ainda não o conhecia.
As melhores titles de boy groups em 2021:
BTS – Butter
Depois de um remix com a rapper Megan Thee Stallion, dez semanas no topo da Billboard Hot 100, mais de 650 milhões de visualizações no Youtube e 700 milhões de streams no Spotify, a presença de “Butter” do BTS na nossa lista de melhores lançamentos do ano não deve ser uma surpresa grande para ninguém. Se existiu uma personalidade da indústria musical que teve uma presença consistentemente positiva na mídia em 2021, ela foi o BTS.
“Butter” foi a perfeita escolha para continuar a engajar o público internacional conquistado pelo grupo com o seu lançamento anterior, “Dynamite”. Engajante, animado e intensamente viciante, o single provou mais uma vez a capacidade do BTS de encantar desde os seus fãs mais fiéis e dedicados até os seus ouvintes mais casuais.
CIX – Cinema
Enquanto no capítulo anterior da série de mini-álbuns Hello foi escolhido um caminho mais sombrio para sua sonoridade, com “Cinema”, CIX apresenta um comeback leve e calmo. Com sintetizadores agradáveis e refrescante ajudando o grupo a dar vida para uma história de amor que deve ser eternizada que nem um frame de um filme, a title track mostra que o grupo é capaz de surpreender em canções simples, sem precisar optar por explosões sonoras ou linhas de raps complicadas para conquistar novos ouvintes.
De 2019 para cá, o CIX já mostrou em seus lançamentos toda sua qualidade musical, mas é com “Cinema” que vemos diferentes nuances da musicalidade deles melhor trabalhadas, se tornando o melhor single do grupo em sua carreira.
NCT DREAM – Hot Sauce
Parte do primeiro full album do grupo, “Hot Sauce”, assim como o nome implica, é uma verdadeira explosão de sabores. Um reflexo fiel da energia do NCT DREAM, a title do álbum de mesmo nome é tão inusitada e inovadora quanto se espera que um lançamento de uma unit do NCT seja – e talvez um pouco mais.
É impossível falar dos lançamentos de 2021 sem mencionar uma canção como “Hot Sauce”. A melodia do single é uma jornada repleta de surpresas da primeira à última nota, sendo completamente imprevisível da melhor forma possível. A criatividade e o carisma do grupo são os fatores chave que consolidam de uma vez por todas “Hot Sauce” como uma das melhores obras do ano.
Stray Kids – Thunderous
É verdade que durante uma tempestade a sensação mais impactante não é causada pelos relâmpagos e nem pela chuva em si, mas sim pelo tremor e pelo barulho de um trovão. E foi exatamente assim, trovejando, que o Stray Kids navegou ao longo de 2021. O NOEASY, álbum que possui “Thunderous” como sua title track e que é apenas o segundo da carreira do grupo, tornou-se o primeiro álbum da JYP Entertainment a vender mais de um milhão de cópias, sendo assim também o álbum mais vendido na história da empresa.
“Thunderous” é um single verdadeiramente estrondoso, não só em seu impacto comercial, mas também em suas notas retumbantes e na energia revigorante que transborda de cada uma delas. Marcante do início ao fim, a canção evidencia em cada um de seus elementos o motivo pelo qual muitos consideram o Stray Kids e seus oito integrantes os líderes da 4ª geração do K-Pop.
TXT – 0X1=LOVESONG (I Know I Love You)
Entregando um novo capítulo com The Chaos Chapter: Freeze, um dos mais bem sucedidos grupos da quarta geração, TXT, entregou também um dos maiores atos do ano. “0X1=LOVESONG (I Know I Love You)” realizou o desejo de muitos fãs e dos membros do grupo (alô, Beomgyu!) ao trazer elementos de emo-rock para o universo TXT. Contando com o contraste entre a voz doce da cantora solo Seori, feat na música, e a aspereza dos vocais dos membros, a faixa explora a angústia e a esperança vindos do primeiro amor.
Apesar de já terem demonstrado a habilidade no rock e em temas mais sérios anteriormente, é com “0X1=LOVESONG” que TOMORROW BY TOGETHER alça novos voos e realmente arranca, evoluindo sonora e liricamente. “LO$ER=LOVER” é uma forte concorrente para o cargo de melhores titles do ano, mas sua antecessora ganha pelo caráter inovador na carreira do grupo.
Os melhores solos em 2021:
AleXa – ReviveR
Após uma série de lançamentos ambientados em cenários sombrios e com um som um tanto quanto intenso, a solista AleXa resolveu dar continuidade a narrativa pós-apocalíptica e futurística das suas obras com uma mudança drástica de conceito no colorido e otimista ReviveR. O single álbum, cuja tracklist consiste das ambiciosas e energéticas “Xtra” – a title da obra – e “Obsession”.
A batida animada e levemente retrô que percorre toda a extensão do álbum permitiu que a solista exibisse todos os seus talentos sob uma nova perspectiva, comprovando a versatilidade de suas habilidades de canto, rap e, especialmente, de dança. O ReviveR permitiu que o carisma de AleXa brilhasse de maneira inédita, nos mostrando mais um pedacinho do imenso potencial que a artista apresenta.
BAEKHYUN – Bambi
Lançado pouco antes de Baekhyun se alistar ao exército, Bambi marca o terceiro ato solo do membro do grupo EXO. Uma verdadeira coletânea, o álbum explora o amor através dos vocais comoventes do artista, envolvidos no R&B. Se no início da narrativa contada em Bambi, Baekhyun sussurrava sobre um amor à primeira vista em “Love Scene”, na canção final, “Cry For Love”, sua voz se apresenta mais forte, em angústia pelo fim de um romance que o levava às alturas.
Bambi rapidamente envolve o ouvinte em uma elegante e meticulosa narrativa e sonoridade. Variando entre sons mais suaves e gentis a elementos mais ardentes e impetuosos, o álbum apresenta o talento vocal do artista. Como um filme de romance feito de imagens mentais, o álbum é encantador, delicado e fugaz.
CHUNG HA – Querencia
Um dos álbuns mais aguardados do k-pop, CHUNG HA lançou, enfim, no início deste ano, seu primeiro álbum de estúdio. Querencia, palavra espanhola para um lugar de autenticidade e casa, entrega os diferentes lados da artista. Apresentando alguns dos melhores aspectos do k-pop e experimentando com elementos exteriores, CHUNG HA entregou um trabalho único e extenso.
O álbum conta com alguns de seus maiores hits e faixas inéditas que exploram o caráter complexo da artista. “Bicycle”, title track de Querencia, esbanja sensualidade enquanto outras como “BYULHARANG (160504 + 170607)” e “Everybody Has” demonstra um pouco da sensibilidade de CHUNG HA, em algumas de suas performances mais sinceras.
D.O. – Empathy
Outro membro do EXO a ficar na nossa lista de favoritos do ano, D.O. nos encantou com seu primeiro álbum solo. Com oito músicas – duas delas em idiomas estrangeiros -, Empathy é uma linda mensagem de amor. O álbum conta com um confortável e delicado som acústico que destaca a bela voz do artista.
Depois de quase uma década de aguardo, Empathy compensa a espera com a bela performance do cantor e as composições cativantes. Seja com elementos baseados no violão ou entregando uma performance de R&B, o álbum agarra o ouvinte pela naturalidade em que transcreve as emoções e o amor nos detalhes do dia a dia.
IU – LILAC
“Estou fazendo este álbum porque quero me despedir de quem está zelando pelos meus vinte anos (…)”. Chegando na casa dos 30 anos, IU retornou com seu quinto álbum de estúdio, o primeiro da artista desde 2017. Como uma carta aberta sobre o fim de uma etapa de sua vida, a cantora apresenta por meio de diferentes estilos musicais o motivo de ser a cantora mais apreciada da Coreia do Sul. Da empolgante “LILAC” até a emocionante “My Sea” e passando pelo estilo funky de “Coin”, LILAC é uma aula de como a música pop está aberta a várias experimentações e da forma mais natural possível.
As melhores b-sides de 2021:
Day6 – Healer
Carregada de felicidade, nostalgia e de mais algum sentimento característico, inexplicável e extremamente específico que somente o Day6 é sempre capaz de evocar, “Healer” é apenas mais uma das diversas obras primas na discografia da banda. Entretanto, se destaca dentre os lançamentos de 2021 por ser uma combinação incrível de todos os melhores elementos da banda em uma única canção.
As letras diretas, simples e poéticas com as quais qualquer pessoa é capaz de se identificar, o instrumental dançante e que lembra aquele sentimento agridoce de final de show, os vocais dinâmicos e uma quantidade impressionante de emoção são todas peças encontradas ao longo da discografia do Day6. Em “Healer”, entretanto, elas se unem para montar um único e impecável quebra-cabeça que evidencia todos os melhores aspectos da banda.
ENHYPEN – Fever
Com dois comebacks em 2021, o ENHYPEN se consolidou em 2021. Com apenas um ano de grupo, o boy group conseguiu se colocar no centro das atenções, conquistando cada vez mais fãs e vendendo 1 milhão de cópias físicas a cada comeback. No entanto, não só “Drunk-Dazed” e “Tamed-Dashed” que marcaram o ano, mas o toque ardente de “Fever” dominou inúmeras playlists. Entre vocais ofegantes, o grupo canta sobre uma paixão que faz a temperatura aumentar. Com uma estrutura arrepiante, a batida da faixa pulsa que nem um coração, envolvendo e cativando o ouvinte.
KEY – Saturday Night
Com a melhor investida no conceito retro em 2021, KEY nos levou para os anos oitenta com seu EP Bad Love. Fugindo da batida genérica que muitos grupos apresentam quando tentam levar um estilo nostálgico para um comeback, KEY deixa isso de lado e consegue dentro de todas as faixas do mini-álbum colocar sua personalidade, conectando passado e futuro. Em “Saturday Night”, o idol nos apresenta um lado mais descontraído e delicado, com o refrão explodindo em um belo falseto do cantor. A faixa disco-pop possui um toque vintage exclusivo de KEY, mesclando gêneros de maneira única.
LOONA – WOW
A melhor música de um álbum não é necessariamente a mais famosa dele. Enquanto “PTT (Paint The Town)” foi a escolhida para ser a title track, não é o lado poderoso e empoderado do LOONA que as apresenta em sua melhor forma em [&]. Na realidade, lançado no final de junho, o mini-álbum do girl group possui um tesouro escondido. “WOW” nos mostra o quanto o LOONA é capaz de ser exemplar independente do conceito. A faixa possui uma energia explosiva com um toque de retro. Utilizando elementos do jazz, mas que ao mesmo tempo consegue soar moderno, “WOW” é a faixa do EP que melhor combina com os vocais do grupo.
SEVENTEEN – GAM3 BO1
Deixa-se claro, “GAM3 BO1” não é para o paladar de todos. Ainda assim, a faixa recheada de glitches e distorção de voz entrega a composição clássica de VERNON no seu melhor nível. A faixa tem as referências retrô perfeitas para os mais velhos enquanto traz elementos de hyperpop, favoritos da geração do TikTok. A música é uma das melhores produções do ano e definitivamente uma das mais marcantes do ano do SEVENTEEN. Parte do álbum Your Choice, a faixa foi o acompanhamento perfeito para o verão de 2021.
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